HISTÓRIA, CULTURA E IDENTIDADE NEGRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
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Em princípio, o trabalho da pesquisa tinha como base analisar como a docente trabalhava a questão negra em sala de aula. Mas, ao entrar em contato com a docente, a mesma convidou-me para lecionar durante a semana da consciência negra, em novembro de 2013 e o mesmo ocorreu no dia 13 de maio de 2014, datas fundamentais para a conscientização negra. A partir deste convite de intervenção surgiram às indagações, estudos, planejamentos e elaboração de planos de aulas com conteúdos referentes a história, a cultura e a identidade negra. Ressaltando que as reflexões e debates realizados em sala de aula tinha como objetivos: levar os alunos a valorizar e respeitar a cultura, a história, as lutas e as vitorias que o povo negro viveu e deixou como herança para o povo brasileiro; situar a África no mundo e desmistifica-lá como país e continente amplamente pobre; por fim, se auto-identificarem em relação ao grupo étnico-racial. 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