O tema a Educação a Distância (EAD) tem produzido uma vasta literatura acadêmica. Diversos autores têm contribuído para ampliar a discussão dessa temática, com trabalhos voltados desde conceitos a modelos pedagógicos. No entanto, têm ocorrido divergências sobre a conceituação da EAD, assim como críticas a essa modalidade de educação. O presente artigo procurou verificar algumas dessas conceituações e se ateve a duas dessas divergências: a de modalidade/formal e educação/instrução. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica como forma de embasar o trabalho e conhecer a temática em estudo. Em seguida foi realizada uma sintetização das definições agrupando as conceituações em modalidade/formal e logo em seguida em educação/instrução. Constatamos que é necessário refletir sobre as conceituações da EAD como modalidade, já que tem características próprias a EAD não pode ser associada como uma alternativa educativa, mas uma forma de levar o processo educacional além dos muros da escola tradicional. Além disso, mesmo sendo um processo educacional a distância é possível ocorrer uma relação social entre professores e alunos, contudo é necessário discutir a questão da realização de atividades e aulas práticas para o desenvolvimento de determinadas habilidades.