Artigo Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AS PEQUENAS REVOLTAS DIÁRIAS DE UMA EDUCAÇÃO MENOR

Palavra-chaves: GÊNERO;, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR;, EDUCAÇÃO MENOR;, , Comunicação Oral (CO) ET 19 - Gênero e Sexualidade na Escola: Novas Ameaças, Enfrentamentos e Possibilidades de Resistências
"2022-10-19 09:12:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87568
    "edicao_id" => 297
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 1306
    "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AS PEQUENAS REVOLTAS DIÁRIAS DE UMA EDUCAÇÃO MENOR"
    "resumo" => "O OBJETIVO DO ESTUDO FOI INVESTIGAR AS NARRATIVAS DAS CRIANÇAS SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. A PESQUISA ESTÁ SUBSIDIADA NOS ESTUDOS DE GÊNERO E UTILIZA A INVESTIGAÇÃO NARRATIVA COMO METODOLOGIA. PARA TANTO, FORAM TRAÇADAS ALGUMAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, ENTENDIDAS COMO EDUCAÇÃO MENOR, COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BUSCANDO CONHECER SE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVEM ACONTECER DE FORMA MISTA OU DEVEM SER SEPARADAS POR GÊNERO? A REALIZAÇÃO DE UM JÚRI SIMULADO FAVORECEU A REFLEXÃO DOS/AS ESTUDANTES SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E GEROU DIFERENTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZADO EM UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA ÀS IMPOSIÇÕES DA EDUCAÇÃO MAIOR QUE PROMOVE UM CERCEAMENTO DAQUILO QUE PODE E DEVE SER DITO OU TRABALHADO NA SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 19 - Gênero e Sexualidade na Escola: Novas Ameaças, Enfrentamentos e Possibilidades de Resistências"
    "palavra_chave" => "GÊNERO;, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR;, EDUCAÇÃO MENOR;, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA125_ID1306_07072022171349.pdf"
    "created_at" => "2022-10-19 14:21:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA MOITA GAUBERT"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA"
    "autor_email" => "ju.mgaubert@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87568
    "edicao_id" => 297
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 1306
    "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AS PEQUENAS REVOLTAS DIÁRIAS DE UMA EDUCAÇÃO MENOR"
    "resumo" => "O OBJETIVO DO ESTUDO FOI INVESTIGAR AS NARRATIVAS DAS CRIANÇAS SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. A PESQUISA ESTÁ SUBSIDIADA NOS ESTUDOS DE GÊNERO E UTILIZA A INVESTIGAÇÃO NARRATIVA COMO METODOLOGIA. PARA TANTO, FORAM TRAÇADAS ALGUMAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, ENTENDIDAS COMO EDUCAÇÃO MENOR, COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BUSCANDO CONHECER SE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVEM ACONTECER DE FORMA MISTA OU DEVEM SER SEPARADAS POR GÊNERO? A REALIZAÇÃO DE UM JÚRI SIMULADO FAVORECEU A REFLEXÃO DOS/AS ESTUDANTES SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E GEROU DIFERENTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZADO EM UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA ÀS IMPOSIÇÕES DA EDUCAÇÃO MAIOR QUE PROMOVE UM CERCEAMENTO DAQUILO QUE PODE E DEVE SER DITO OU TRABALHADO NA SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 19 - Gênero e Sexualidade na Escola: Novas Ameaças, Enfrentamentos e Possibilidades de Resistências"
    "palavra_chave" => "GÊNERO;, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR;, EDUCAÇÃO MENOR;, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA125_ID1306_07072022171349.pdf"
    "created_at" => "2022-10-19 14:21:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA MOITA GAUBERT"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA"
    "autor_email" => "ju.mgaubert@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de outubro de 2022

Resumo

O OBJETIVO DO ESTUDO FOI INVESTIGAR AS NARRATIVAS DAS CRIANÇAS SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. A PESQUISA ESTÁ SUBSIDIADA NOS ESTUDOS DE GÊNERO E UTILIZA A INVESTIGAÇÃO NARRATIVA COMO METODOLOGIA. PARA TANTO, FORAM TRAÇADAS ALGUMAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, ENTENDIDAS COMO EDUCAÇÃO MENOR, COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BUSCANDO CONHECER SE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVEM ACONTECER DE FORMA MISTA OU DEVEM SER SEPARADAS POR GÊNERO? A REALIZAÇÃO DE UM JÚRI SIMULADO FAVORECEU A REFLEXÃO DOS/AS ESTUDANTES SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E GEROU DIFERENTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZADO EM UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA ÀS IMPOSIÇÕES DA EDUCAÇÃO MAIOR QUE PROMOVE UM CERCEAMENTO DAQUILO QUE PODE E DEVE SER DITO OU TRABALHADO NA SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.