XAVIER, Sandra Karla Martins et al.. Coordenador pedagógico-articulador do saber.. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8617>. Acesso em: 22/11/2024 21:57
Este trabalho investiga e reflete sobre funções do Coordenador Pedagógico no cotidiano das Unidades Educacionais. As dificuldades encontradas trazidas pelo dia a dia e os obstáculos enfrentados para um justo desempenho deste profissional, indispensável articulador, na construção de saberes que perpassam pelos vários segmentos da escola. Como afirma Alves, (2006, p. 70) “a supervisão é uma atividade essencialmente cooperativa. Não basta que se preveja a articulação de ações”. As pessoas a quem estas ações são pertinentes, precisam se articular também. Na divisão de tarefas e soma de esforços, diminuem-se perdas de energias e multiplicam-se resultados. É na escola, onde as relações sociais são estabelecidas, que ocorre a construção e reconstrução da prática pedagógica. Dessas relações emergem desafios a serem enfrentados para que a oferta de aprendizagem ocorra de maneira igualitária para todos, começando por respeitar as diversidades. Assim sendo, o Coordenador Pedagógico se coloca como articulador de ações pertinentes a estes desafios, possibilitando recursos para uma prática docente inclusiva.Através de revisões literárias, em discussão e análise com ações cotidianas, situações, expectativas e possibilidades, constatou-se a importância da articulação de todos os envolvidos no processo educacional.