COORDENADOR PEDAGÓGICO-ARTICULADOR DO SABER.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8617 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1801 "inscrito_id" => 4404 "titulo" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO-ARTICULADOR DO SABER." "resumo" => "Este trabalho investiga e reflete sobre funções do Coordenador Pedagógico no cotidiano das Unidades Educacionais. As dificuldades encontradas trazidas pelo dia a dia e os obstáculos enfrentados para um justo desempenho deste profissional, indispensável articulador, na construção de saberes que perpassam pelos vários segmentos da escola. Como afirma Alves, (2006, p. 70) “a supervisão é uma atividade essencialmente cooperativa. Não basta que se preveja a articulação de ações”. As pessoas a quem estas ações são pertinentes, precisam se articular também. Na divisão de tarefas e soma de esforços, diminuem-se perdas de energias e multiplicam-se resultados. É na escola, onde as relações sociais são estabelecidas, que ocorre a construção e reconstrução da prática pedagógica. Dessas relações emergem desafios a serem enfrentados para que a oferta de aprendizagem ocorra de maneira igualitária para todos, começando por respeitar as diversidades. Assim sendo, o Coordenador Pedagógico se coloca como articulador de ações pertinentes a estes desafios, possibilitando recursos para uma prática docente inclusiva.Através de revisões literárias, em discussão e análise com ações cotidianas, situações, expectativas e possibilidades, constatou-se a importância da articulação de todos os envolvidos no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, ARTICULAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_21_26_06_idinscrito_4404_12c85283bc3ac402fa77b1cb10b26b9f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA KARLA MARTINS XAVIER" "autor_nome_curto" => "SANDRA MARTINS" "autor_email" => "sk.martins@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRPE-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8617 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1801 "inscrito_id" => 4404 "titulo" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO-ARTICULADOR DO SABER." "resumo" => "Este trabalho investiga e reflete sobre funções do Coordenador Pedagógico no cotidiano das Unidades Educacionais. As dificuldades encontradas trazidas pelo dia a dia e os obstáculos enfrentados para um justo desempenho deste profissional, indispensável articulador, na construção de saberes que perpassam pelos vários segmentos da escola. Como afirma Alves, (2006, p. 70) “a supervisão é uma atividade essencialmente cooperativa. Não basta que se preveja a articulação de ações”. As pessoas a quem estas ações são pertinentes, precisam se articular também. Na divisão de tarefas e soma de esforços, diminuem-se perdas de energias e multiplicam-se resultados. É na escola, onde as relações sociais são estabelecidas, que ocorre a construção e reconstrução da prática pedagógica. Dessas relações emergem desafios a serem enfrentados para que a oferta de aprendizagem ocorra de maneira igualitária para todos, começando por respeitar as diversidades. Assim sendo, o Coordenador Pedagógico se coloca como articulador de ações pertinentes a estes desafios, possibilitando recursos para uma prática docente inclusiva.Através de revisões literárias, em discussão e análise com ações cotidianas, situações, expectativas e possibilidades, constatou-se a importância da articulação de todos os envolvidos no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, ARTICULAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_21_26_06_idinscrito_4404_12c85283bc3ac402fa77b1cb10b26b9f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA KARLA MARTINS XAVIER" "autor_nome_curto" => "SANDRA MARTINS" "autor_email" => "sk.martins@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRPE-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }