SILVA, Andrea Maria Da et al.. Como é bom ser teu amigo. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8586>. Acesso em: 23/12/2024 15:11
PROJETO: “COMO É BOM SER TEU AMIGO’’ COMBATE AO BULLYNG NA ESCOLA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS Andréa Maria da Silva UNAVIDA/UVA Aldivânia Vicente da Silva UNAVIDA/UVA Aldvaniajp@gmail.com Elissandra Elias dos Santos UNAVIDA/UVA Ana Carolina Marques Smith UNAVIDA/UVA Orientadora: Ma. Fernanda Mendes Coelho A. Coelho. UNAVIDA/UVA fmcabralcoelho@gmail.com A escola representa uma das maiores fontes de formação ideológica, política e de cidadania, assim, surge a necessidade de construirmos uma cultura de paz, tolerância e respeito de forma participativa e democrática. O tema desta pesquisa surgiu de experiências vivenciadas na escola onde foram constatados muitos casos de violência e discriminação, reforçando o que a sociedade contemporânea denomina de bullyng. Neste contexto, torna-se prioritário questionar: Como estimular a valorização da amizade para que a violência e o preconceito sejam minimizados? Como o educador poderá intervir no combate ao bullyng e no enfrentamento deste problema na escola? Partimos do pressuposto que o Plano Nacional de Direitos Humanos (BRASIL, 2007), representa uma das forças mais significativas decombate à violência e discriminação. A presente pesquisa objetivou discutir a importância dos vínculos afetivos no contexto escolar através das mensagens apresentadas no filme: A Era do Gelo 1, refletindo sobre os fundamentos da Educação em Direitos Humanos como elementos potencializadores para o combate aos atos de violência e discriminação presente no bullyng. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa que utilizou como procedimentos a apresentação do filme: A erado Gelo 1 e para captar algumas subjetividades e experiências acerca do bullyng foi utilizada a roda de conversa que permite recolher opiniões e reflexões acerca do fenômeno. Para auxiliar as análises dos dados foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e documentos relacionados à psicologia do desenvolvimento (PIAGET, 1978; VYGOTSKY, 1987; WALLON, 1968); bullyng (FANTE, 2005) e Direitos Humanos (BRASIL, 2007; BENEVIDE, 2007; DIAS, 2008). Finalmente, foi produzido um mural como tema “Amizade”, onde as crianças tiveram a oportunidade de expor suas opiniões através de cartas destinadas aos colegas de sala. O filme retrata a amizade e a afetividade entre os personagens, as crianças ficaram muito emocionadas com as cenas e após a exibição do filme fizeram comparações com situações reais das suas vidas. Foram feitas reflexões sobre os direitos de cidadania e de respeito ao próximo. Os discursos infantis revelaram que a amizade representa um conjunto de valores: companheirismo, respeito, carinho, proteção e amor. As crianças perceberam através dos personagens do filme o quanto é importante aceitar as diferenças e tratar melhor os colegas. Algumas crianças afirmaram ter passado por situações de bullyng e relataram que se sentiram muito tristes sem vontade de ir para escola. Este tipo situação impede a aprendizagem e prejudica diretamente o desenvolvimento e formação da personalidade infantil. Pensar na construção de uma comunidade escolar mais justa e solidária é refletir sobre os valores e afetos que fazem a diferença na dinâmica da escola. A afetividade é parte da função psíquica do indivíduo e para entender e educar o ser humano temos que considerar a importância das relações estabelecidas no contexto em que vivemos. Educação em Direitos Humanos viabiliza o desenvolvimento crítico do sujeito, não aceitando padrões comportamentais sociais discriminatórios impostos pela sociedade. Portanto, o papel do/a educador/a é valorizar a diversidade priorizando o multiculturalismo buscando desenvolver na sala de aula práticas e posturas condizentes com os Direitos Humanos vigentes. Palavras-chaves: Bullyng. Direitos Humanos. Educação Infantil.