Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ATITUDE DE DOCENTES DA REDE BÁSICA DIANTE DA EDUCAÇÃO DE SURDOS E DA LIBRAS: QUESTÕES PARA REFLEXÃO

Palavra-chaves: ATITUDE, LIBRAS, ATUAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE SURDOS
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A maioria dos docentes (73,7%) referiu não ter tido experiência no ensino de alunos surdos, porém 13 (68,4%) consideram o conhecimento de Libras como “muito importante” para atuação do professor, embora 100% dos respondentes indicaram não se sentir motivados para esta atuação. Conclui-se que embora a maioria nunca tenha vivenciado a experiência de ensinar alunos surdos e considere muito importante o conhecimento sobre este ensino através do uso de Libras, esta atitude de desmotivação remete ao aspecto cognitivo, justificado na ausência de conhecimento por parte do professor.Na última década, o Brasil tem realizado esforço relevante no sentido de implementar políticas de inclusão dos portadores de necessidades especiais nas diversas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "ATITUDE, LIBRAS, ATUAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_10_32_40_idinscrito_902_82134f756cd96eaeb2a319777f931ec7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERMANA COSTA PAIXÃO" "autor_nome_curto" => "GERMANA PAIXÃO" "autor_email" => "germana.paixao@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8548 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1187 "inscrito_id" => 902 "titulo" => "ATITUDE DE DOCENTES DA REDE BÁSICA DIANTE DA EDUCAÇÃO DE SURDOS E DA LIBRAS: QUESTÕES PARA REFLEXÃO" "resumo" => "Na última década, o Brasil tem realizado esforço relevante no sentido de implementar políticas de inclusão dos portadores de necessidades especiais nas diversas etapas da educação básica. 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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Na última década, o Brasil tem realizado esforço relevante no sentido de implementar políticas de inclusão dos portadores de necessidades especiais nas diversas etapas da educação básica. Assim, a atuação docente junto a alunos surdos vem emergindo como uma questão complexa, acima de tudo por estes não se sentirem preparados para atuar junto a essa clientela, por falta de capacitação em lidar com um público com demandas especiais durante o processo educativo. Este estudo objetiva identificar as atitudes de docentes do ensino fundamental diante de alunos que necessitam da Libras para mediar o processo ensino aprendizagem. Trata-se de estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa, no qual se utilizou para coleta de dados um questionário com questões referentes ao perfil de formação dos docentes e o atendimento ao perfil de alunos surdos em sua prática docente, enfocando-se as atitudes adotadas diante deste contexto. Os sujeitos da pesquisa foram 19 professores da rede básica do município de Cascavel/Ceará. A maioria dos docentes (73,7%) referiu não ter tido experiência no ensino de alunos surdos, porém 13 (68,4%) consideram o conhecimento de Libras como “muito importante” para atuação do professor, embora 100% dos respondentes indicaram não se sentir motivados para esta atuação. Conclui-se que embora a maioria nunca tenha vivenciado a experiência de ensinar alunos surdos e considere muito importante o conhecimento sobre este ensino através do uso de Libras, esta atitude de desmotivação remete ao aspecto cognitivo, justificado na ausência de conhecimento por parte do professor.

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