JOÃO DO RIO NA SALA DE AULA
0 of 0"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 85127 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 367 "inscrito_id" => 858 "titulo" => "JOÃO DO RIO NA SALA DE AULA" "resumo" => """ RESUMO\r\n NESTE PROJETO, BUSCAREMOS TRABALHAR O AUTOR JO?O DO RIO EM ESPECIAL SUA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO EM SALA DE AULA, COM O INTUITO DE APRESENTAR UM POUCO SOBRE AS RELIGI?ES COMO POR EXEMPLO, A EXECU??O DOS CULTOS E SEUS FREQUENTADORES, NO ENSINO DE HIST?RIA. A OBRA AS RELIGI?ES NO RIO ? UMA COMPILA??O DE REPORTAGENS PUBLICADO INICIALMENTE COMO UMA S?RIE DE REPORTAGENS NO GAZETA DE NOT?CIAS DO RIO DE JANEIRO, DE JANEIRO A MAR?O DE 1904, GANHOU VOLUME ?NICO NO MESMO ANO, PUBLICADO PELA EDITORA DA GAZETA DE NOT?CIAS. NOS ANOS QUE SE SEGUIRAM, RECEBEU A V?RIAS EDI??ES PELA LIVRARIA GARNIER, E LOGO FOI CONSIDERADO UM BEST-SELLER. ? DIVIDIDA EM CAP?TULOS: ? NO MUNDO DOS FEITI?OS?, ? A IGREJA POSITIVISTA? , ?OS MARONITAS?, ?OS FIS?LATRAS?, ?O MOVIMENTO EVANG?LICO?, ?A ACM?, ?O SATANISMO?, ?OS EXORCISMOS?, ?AS SACERDOTISAS DO FUTURO?, ?A NOVA JERUSAL?M?, ?O CULTO DO MAR?, ?O ESPIRITISMO? E ?AS SINAGOGAS?. AS RELIGI?ES NO RIO ? A FONTE DE UMA INICIA??O CIENTIFICA E O FRUTO DESSA PESQUISA INCENTIVOU ESSA APRESENTA??O SOBRE O JO?O DO RIO COM OBJETIVO DE INCENTIVAR A DISCUSS?O EM SALA DE AULA DAS RELIGI?ES, VISTO QUE ATRAV?S DAS DIVERSIDADES RELIGIOSAS PODEMOS ALCAN?AR A INCLUS?O. EM CADA CAP?TULO O AUTOR DISCUTE UM POUCO SOBRE A RELIGI?O DENOMINADA NO CAPITULO. ? DE MUITA RELEV?NCIA UTILIZAR ESSA OBRA EM SALA DE AULA POIS, ELA TRAZ MUITAS RELIGI?ES AS VEZES DESCONHECIDAS OU MESMO SATIRIZADAS PELOS ALUNOS, COMO POR EXEMPLO AS RELIGI?ES AFRO-BRASILEIRAS. TRATANDO-SE O DOCUMENTO HIST?RICO DE UM DISCURSO JORNAL?STICO, PARTIU-SE DOS SEGUINTES APORTES METODOL?GICOS PARA CONSEGUIR ESTUDAR A OBRA AS RELIGI?ES DO RIO: JACKSON RONIE S?-SILVA, CRIST?V?O DOMINGOS DE ALMEIDA E JOEL FELIPE GUINDANI (2009) NO ARTIGO ?PESQUISA DOCUMENTAL: PISTAS TE?RICAS E METODOL?GICAS?, JACQUES LE GOFF (2003) EM SUA OBRA HIST?RIA E MEM?RIA E O ARTIGO ?PARA QUEM E O QUE TESTEMUNHAM AS FONTES DA HIST?RIA DA EDUCA??O?? DO DARIO RAGAZZINI (2001). POR TRATAR-SE DE UMA PESQUISA NO CAMPO DA HIST?RIA, CULTURA E NARRATIVAS, PRIVILEGIA-SE AS DISCUSS?ES PRESENTES EM CULTURA E REPRESENTA??ES, UMA TRAJET?RIA, DA HISTORIADORA SANDRA J. PESAVENTO (2006) E O CAP?TULO DE JACQUELINE HERMANN (1997) INTITULADO HIST?RIA DAS RELIGI?ES E RELIGIOSIDADES. O M?TODO DESSA APRESENTA??O ? UM ESTUDO APROFUNDADO DA OBRA EM QUEST?O E ESTE ESTUDO FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIA??O CIENTIFICA QUE PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO DA OBRA E TAMB?M PARA PODER SER REALIZADA A PESQUISA, FOI NECESS?RIO FAZER UM FICHAMENTO DA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO. TENTANDO FRISAR O PROBLEMA, A TESE E O RACIOC?NIO DO AUTOR EM CADA CAP?TULO. TENHO INTUITO DE CONTA A EXPERIENCIA DA PESQUISA E INCENTIVAR OS PROFESSORES A LEVAR ESSE CONTE?DO PARA A SALA DE AULA, MAS PARA LEVAR PARA A SALA DE AULA ? NECESS?RIO FAZER UMA ABORDAGEM DID?TICO-PEDAG?GICA APROPRIADA PARA A FASE/IDADE/S?RIE OU ANO A QUE SE DESTINA. O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE, PRINCIPALMENTE PARA GERAR INCLUS?O E DIMINUIR O PRECONCEITO RELIGIOSO, POIS, POR MAIS QUE VIVEMOS EM UM PA?S LAICO PERCEBEMOS UM COSTUME CAT?LICO OU PROTESTANTE T?O VIGENTE QUE MUITAS VEZES PODEM ANULAR OU DIMINUIR AS OUTRAS RELIGI?ES EXISTENTES NO BRASIL. EM SALA DE AULA PERCEBEMOS QUE NEM TODOS OS ALUNOS SE ENQUADRA NO CATOLICISMO OU NO PROTESTANTISMO E QUE MESMO NA AULA DE ENSINO RELIGIOSO SUA RELIGI?O N?O ? NEM CITADA, POR ISSO A IMPORT?NCIA DE TRAZER UM AUTOR COMO O JO?O DO RIO QUE TRATA DE PELO MENOS 14 RELIGI?ES. ? NO ESPA?O ESCOLAR QUE EST?O AS MAIORES POSSIBILIDADES DE DISCUSS?O E CONSTATA??O DA DIVERSIDADE CULTURAL/RELIGIOSA. AO OMITIR OS CONTE?DOS DAS RELIGI?ES, COMO POR EXEMPLO, DE MATRIZES AFRICANAS NAS ESCOLAS, ESTAMOS DE CERTA FORMA REFOR?ANDO PRECONCEITOS E, MUITAS VEZES, ALIMENTANDO A INTOLER?NCIA RELIGIOSA. NA SALA DE AULA, O ENSINO RELIGIOSO SE CONCRETIZA A PARTIR DE SEU OBJETO DE CONHECIMENTO: O CONHECIMENTO RELIGIOSO, DEFINIDO PELA BNCC (BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM). AO SE TRABALHAR A DIVERSIDADE, ESTAMOS INSERINDO NO CONTEXTO DO DI?LOGO, A INCLUS?O. O ENSINO RELIGIOSO VIVE UM PER?ODO LONGO DE TRANSI??O E DEVER? TORNAR-SE A PONTA DE LAN?A DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NA FORMA??O DO CIDAD?O NO BRASIL. H? MUITO DEIXOU DE SER, PELA LEI, O ENSINO DA PREGA??O RELIGIOSA. ◀NESTE PROJETO, BUSCAREMOS TRABALHAR O AUTOR JO?O DO RIO EM ESPECIAL SUA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO EM SALA DE AULA, COM O INTUITO DE APRESENTAR UM POUCO SOBRE AS ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "JOÃO DO RIO, RELIGIÕES, INCLUSÃO, ENSINO DE HISTÓRIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA104_ID85818012022124704.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABEL SALVADOR ESTEVES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "ra115323@uem.br" "autor_ies" => "UEM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 85127 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 367 "inscrito_id" => 858 "titulo" => "JOÃO DO RIO NA SALA DE AULA" "resumo" => """ RESUMO\r\n NESTE PROJETO, BUSCAREMOS TRABALHAR O AUTOR JO?O DO RIO EM ESPECIAL SUA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO EM SALA DE AULA, COM O INTUITO DE APRESENTAR UM POUCO SOBRE AS RELIGI?ES COMO POR EXEMPLO, A EXECU??O DOS CULTOS E SEUS FREQUENTADORES, NO ENSINO DE HIST?RIA. A OBRA AS RELIGI?ES NO RIO ? UMA COMPILA??O DE REPORTAGENS PUBLICADO INICIALMENTE COMO UMA S?RIE DE REPORTAGENS NO GAZETA DE NOT?CIAS DO RIO DE JANEIRO, DE JANEIRO A MAR?O DE 1904, GANHOU VOLUME ?NICO NO MESMO ANO, PUBLICADO PELA EDITORA DA GAZETA DE NOT?CIAS. NOS ANOS QUE SE SEGUIRAM, RECEBEU A V?RIAS EDI??ES PELA LIVRARIA GARNIER, E LOGO FOI CONSIDERADO UM BEST-SELLER. ? DIVIDIDA EM CAP?TULOS: ? NO MUNDO DOS FEITI?OS?, ? A IGREJA POSITIVISTA? , ?OS MARONITAS?, ?OS FIS?LATRAS?, ?O MOVIMENTO EVANG?LICO?, ?A ACM?, ?O SATANISMO?, ?OS EXORCISMOS?, ?AS SACERDOTISAS DO FUTURO?, ?A NOVA JERUSAL?M?, ?O CULTO DO MAR?, ?O ESPIRITISMO? E ?AS SINAGOGAS?. AS RELIGI?ES NO RIO ? A FONTE DE UMA INICIA??O CIENTIFICA E O FRUTO DESSA PESQUISA INCENTIVOU ESSA APRESENTA??O SOBRE O JO?O DO RIO COM OBJETIVO DE INCENTIVAR A DISCUSS?O EM SALA DE AULA DAS RELIGI?ES, VISTO QUE ATRAV?S DAS DIVERSIDADES RELIGIOSAS PODEMOS ALCAN?AR A INCLUS?O. EM CADA CAP?TULO O AUTOR DISCUTE UM POUCO SOBRE A RELIGI?O DENOMINADA NO CAPITULO. ? DE MUITA RELEV?NCIA UTILIZAR ESSA OBRA EM SALA DE AULA POIS, ELA TRAZ MUITAS RELIGI?ES AS VEZES DESCONHECIDAS OU MESMO SATIRIZADAS PELOS ALUNOS, COMO POR EXEMPLO AS RELIGI?ES AFRO-BRASILEIRAS. TRATANDO-SE O DOCUMENTO HIST?RICO DE UM DISCURSO JORNAL?STICO, PARTIU-SE DOS SEGUINTES APORTES METODOL?GICOS PARA CONSEGUIR ESTUDAR A OBRA AS RELIGI?ES DO RIO: JACKSON RONIE S?-SILVA, CRIST?V?O DOMINGOS DE ALMEIDA E JOEL FELIPE GUINDANI (2009) NO ARTIGO ?PESQUISA DOCUMENTAL: PISTAS TE?RICAS E METODOL?GICAS?, JACQUES LE GOFF (2003) EM SUA OBRA HIST?RIA E MEM?RIA E O ARTIGO ?PARA QUEM E O QUE TESTEMUNHAM AS FONTES DA HIST?RIA DA EDUCA??O?? DO DARIO RAGAZZINI (2001). POR TRATAR-SE DE UMA PESQUISA NO CAMPO DA HIST?RIA, CULTURA E NARRATIVAS, PRIVILEGIA-SE AS DISCUSS?ES PRESENTES EM CULTURA E REPRESENTA??ES, UMA TRAJET?RIA, DA HISTORIADORA SANDRA J. PESAVENTO (2006) E O CAP?TULO DE JACQUELINE HERMANN (1997) INTITULADO HIST?RIA DAS RELIGI?ES E RELIGIOSIDADES. O M?TODO DESSA APRESENTA??O ? UM ESTUDO APROFUNDADO DA OBRA EM QUEST?O E ESTE ESTUDO FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIA??O CIENTIFICA QUE PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO DA OBRA E TAMB?M PARA PODER SER REALIZADA A PESQUISA, FOI NECESS?RIO FAZER UM FICHAMENTO DA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO. TENTANDO FRISAR O PROBLEMA, A TESE E O RACIOC?NIO DO AUTOR EM CADA CAP?TULO. TENHO INTUITO DE CONTA A EXPERIENCIA DA PESQUISA E INCENTIVAR OS PROFESSORES A LEVAR ESSE CONTE?DO PARA A SALA DE AULA, MAS PARA LEVAR PARA A SALA DE AULA ? NECESS?RIO FAZER UMA ABORDAGEM DID?TICO-PEDAG?GICA APROPRIADA PARA A FASE/IDADE/S?RIE OU ANO A QUE SE DESTINA. O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE, PRINCIPALMENTE PARA GERAR INCLUS?O E DIMINUIR O PRECONCEITO RELIGIOSO, POIS, POR MAIS QUE VIVEMOS EM UM PA?S LAICO PERCEBEMOS UM COSTUME CAT?LICO OU PROTESTANTE T?O VIGENTE QUE MUITAS VEZES PODEM ANULAR OU DIMINUIR AS OUTRAS RELIGI?ES EXISTENTES NO BRASIL. EM SALA DE AULA PERCEBEMOS QUE NEM TODOS OS ALUNOS SE ENQUADRA NO CATOLICISMO OU NO PROTESTANTISMO E QUE MESMO NA AULA DE ENSINO RELIGIOSO SUA RELIGI?O N?O ? NEM CITADA, POR ISSO A IMPORT?NCIA DE TRAZER UM AUTOR COMO O JO?O DO RIO QUE TRATA DE PELO MENOS 14 RELIGI?ES. ? NO ESPA?O ESCOLAR QUE EST?O AS MAIORES POSSIBILIDADES DE DISCUSS?O E CONSTATA??O DA DIVERSIDADE CULTURAL/RELIGIOSA. AO OMITIR OS CONTE?DOS DAS RELIGI?ES, COMO POR EXEMPLO, DE MATRIZES AFRICANAS NAS ESCOLAS, ESTAMOS DE CERTA FORMA REFOR?ANDO PRECONCEITOS E, MUITAS VEZES, ALIMENTANDO A INTOLER?NCIA RELIGIOSA. NA SALA DE AULA, O ENSINO RELIGIOSO SE CONCRETIZA A PARTIR DE SEU OBJETO DE CONHECIMENTO: O CONHECIMENTO RELIGIOSO, DEFINIDO PELA BNCC (BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM). AO SE TRABALHAR A DIVERSIDADE, ESTAMOS INSERINDO NO CONTEXTO DO DI?LOGO, A INCLUS?O. O ENSINO RELIGIOSO VIVE UM PER?ODO LONGO DE TRANSI??O E DEVER? TORNAR-SE A PONTA DE LAN?A DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NA FORMA??O DO CIDAD?O NO BRASIL. H? MUITO DEIXOU DE SER, PELA LEI, O ENSINO DA PREGA??O RELIGIOSA. ◀NESTE PROJETO, BUSCAREMOS TRABALHAR O AUTOR JO?O DO RIO EM ESPECIAL SUA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO EM SALA DE AULA, COM O INTUITO DE APRESENTAR UM POUCO SOBRE AS ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "JOÃO DO RIO, RELIGIÕES, INCLUSÃO, ENSINO DE HISTÓRIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA104_ID85818012022124704.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABEL SALVADOR ESTEVES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "ra115323@uem.br" "autor_ies" => "UEM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ▶ <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ▶ <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e p&acir ▶ Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e p&acir ▶ Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }