PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO PARÁ
0 of 0"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 85105 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 613 "titulo" => "PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO PARÁ" "resumo" => "DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELO COVID-19 E SUAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A EDUCAÇÃO VIVE MOMENTOS DE CONSTANTES REFLEXÕES. NO CONTEXTO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, OS PROFESSORES ESTÃO EXPOSTOS A INÚMEROS DESAFIOS, POIS HÁ FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE POSSIBILITAM O ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA, ENTRETANTO É PRECISO CONHECÊ-LAS E SABER USÁ-LAS. DESSA FORMA, CABEM AO PROFESSOR, NESTE MOMENTO PANDÊMICO, SE TORNAR PESQUISADOR E MEDIADOR DO CONHECIMENTO COLOCANDO OS ALUNOS COMO PROTAGONISTAS DESSE PROCESSO E OBSERVANDO QUE AS REALIDADES SOCIOECONÔMICA E FAMILIAR DIFEREM DE ALUNO PARA ALUNO. ANCORADOS NESTA JUSTIFICATIVA, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A PARTIR DAS FALAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COMO ESSE PROCESSO TEM ACONTECIDO NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESTA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, TOMANDO POR BASE AS CONCEPÇÕES DE MINAYO (2007). PARTICIPARAM DA PESQUISA CINCO PROFESSORES DE QUATRO CIDADES DO ESTADO DO PARÁ, A SABER: MARABÁ, PARAUAPEBAS, NOVA IPIXUNA E TOMÉ AÇU. DOIS, DESTES PROFESSORES, LECIONAM EM ESCOLAS DA ZONA RURAL E OS DEMAIS NA ZONA URBANA E A COLETA DE DADOS OCORREU NO MÊS DE JUNHO DE 2021. TODOS OS PARTICIPANTES ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E FORAM IDENTIFICADOS, EM RESPEITO À ÉTICA, POR NÚMEROS. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DO APLICATIVO WHATSAPP, APÓS CONTATO E AGENDAMENTO PRÉVIOS. LOGO APÓS, OCORRERAM AS TRANSCRIÇÕES E ANÁLISES DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES À LUZ DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE VÁRIOS AUTORES, TAIS COMO CAZAL (2021), CORRÊA E BRANDEMBERG (2021), DIAS (2021), VIEIRA E SILVA (2020). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES, DESTACAMOS: A) O PERFIL DOS PARTICIPANTES, NO QUAL FOI CONSTATADO QUE TODOS POSSUEM GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. QUANTO SUAS IDADES, ESTÃO NUMA FAIXA ETÁRIA DE 25 A 38 ANOS. NA OCASIÃO, TODOS OS ENTREVISTADOS DECLARARAM QUE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUANDO OFERECIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SEUS MUNICÍPIOS; B) QUANTO AO INÍCIO DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, OBSERVAMOS QUE VARIARAM ENTRE MARÇO DE 2020 A MARÇO DE 2021, REVELANDO QUE CADA MUNICÍPIO TEVE QUE SE ORGANIZAR PREVIAMENTE PARA OFERTAR AS AULAS REMOTAS, E APESAR DA FALTA DE ESTRUTURA, CONSEGUIRAM ENCONTRAR MEIOS PARA DAR CONTINUIDADE AO ENSINO; C) DOS ENTREVISTADOS, QUATRO PROFESSORES DISSERAM QUE ANTES DO INÍCIO DAS AULAS REMOTAS A ESCOLA REALIZOU REUNIÕES PARA DECIDIR SOBRE O FUNCIONAMENTO NESTE FORMATO. ISSO SE CONFIRMOU QUANDO O PROFESSOR “5” (2021) RELATOU QUE “[...] FOI FEITA UMA REUNIÃO PARA NOS ALINHARMOS, CRIARMOS OS GRUPOS DE WHATSAPP PARA CADA TURMA E FAZERMOS UM CRONOGRAMA DE HORÁRIOS PARA SE TER UM NORTE”. NO ENTANTO, A PROFESSORA “3” (2021) AFIRMOU QUE “[...] NÃO TEVE NENHUMA REUNIÃO PARA DECIDIR. SÓ FOMOS INFORMADOS QUE DEVERÍAMOS PASSAR NOSSAS AULAS DE MANEIRA VIRTUAL E CONFESSO QUE NO INÍCIO FOI BEM DIFÍCIL [...]”. ENTENDEMOS QUE REALIZAR REUNIÕES PEDAGÓGICAS PODE SER CONSIDERADO O MEIO MAIS IMPORTANTE PARA GERAR DISCUSSÕES QUE NECESSITAM REALIZAR TOMADAS DE DECISÕES, É CLARO, RESPEITANDO A REALIDADE DE CADA ESCOLA; D) QUANTO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARA AS AULAS REMOTAS, TODOS AFIRMARAM QUE UTILIZARAM O PRÓPRIO CELULAR PARA PLANEJAR AS AULAS, COMO TAMBÉM PARA TIRAR DÚVIDAS DOS ALUNOS ATRAVÉS DO WHATSAPP. A PROFESSORA “4” (2021) SALIENTOU QUE “NUNCA UTILIZAMOS TANTO O CELULAR NA VIDA, [...] USAMOS PARA FAZER TANTO OS VÍDEOS, QUANTO MINISTRAR AULAS, FAZEMOS TUDO PELO CELULAR”. ALÉM DISSO, TODOS OS PROFESSORES DESTACARAM QUE, NO CASO DOS ALUNOS QUE NÃO DISPUNHAM DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS OU ACESSO À INTERNET, ELES ELABORARAM CADERNOS DE ATIVIDADES E NA ESCOLA FORAM FORMADAS EQUIPES QUE FIZERAM “UM PLANTÃO PEDAGÓGICO NA COMUNIDADE NO PERÍODO DE 8H30MIN ÀS 11H30MIN PARA A ENTREGA DOS CADERNOS E TIRAR DÚVIDAS DOS ALUNOS [...]” (PROFESSORA 1, 2021). ALÉM DISSO, “[...] NÓS AINDA VAMOS DUAS VEZES POR SEMANA NA ESCOLA FAZER A ENTREGA DOS CADERNOS DE ATIVIDADE SOMENTE PARA OS PAIS” (PROFESSOR 2, 2021). PODEMOS INFERIR QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM O CONTEXTO SOCIAL QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO, POIS OS PROFESSORES USAM DE MEIOS, INDEPENDENTE DE ACESSO À INTERNET, PARA QUE OS ESTUDANTES CONSEGUISSEM RECEBER E DESENVOLVER AS ATIVIDADES ESCOLARES PROPOSTAS; E) QUANTO À AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA MINISTRAR AULAS REMOTAS, TRÊS PROFESSORES (1, 2 E 5) CONSIDERARAM QUE É BOA, APESAR DAS DIFICULDADES EM LIDAR COM UM CENÁRIO NOVO PROVIDO PELA PANDEMIA. A PROFESSORA “4” (2021) SALIENTOU A FALTA DE ESTRUTURA DA MAIORIA DAS ESCOLAS. E, NO MESMO SENTIDO, A PROFESSORA “3” (2021) FALOU QUE CONSIDERA “[...] REGULAR, VISTO QUE TIVE QUE ME REINVENTAR E APRENDER DO ZERO”. PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES ENCONTRARAM UM MEIO DE SEGUIR EM FRENTE, MOSTRANDO SUPERAÇÃO, POIS MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES BUSCARAM FORMAS DE SE REORGANIZAR E CONTINUAR COM AS AULAS; F) EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA OU APOIO AOS ESTUDANTES EM CASA PELA FAMÍLIA, TODOS OS PROFESSORES ENTREVISTADOS CONSIDERARAM ESTA SITUAÇÃO COMO DIFÍCIL, POIS MUITOS PAIS NÃO SÃO ATIVOS NA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS. SALIENTARAM AINDA QUE, ESSA DIFICULDADE OCORRE MESMO ANTES DO PERÍODO PANDÊMICO, PORÉM SE AGRAVOU NO FORMATO REMOTO. OUTRO AGRAVANTE, DESTACADO PELO PROFESSOR “2” (2021) É QUE “TEM MUITOS PAIS QUE AINDA SÃO ANALFABETOS E NÃO CONSEGUEM AJUDAR OS FILHOS”. NOTAMOS QUE A NECESSIDADE DO APOIO DOS PAIS, NO PERÍODO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO, AUMENTOU E REVELA PROBLEMAS JÁ EXISTENTES NO ENSINO PRESENCIAL, O QUE REQUER UM REPENSAR DA ESCOLA E FAMÍLIA. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS FOI POSSÍVEL PERCEBER, A PARTIR DAS FALAS DOS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA, QUE AS ESCOLAS NÃO ESTAVAM PREPARADAS PARA UMA MUDANÇA TÃO REPENTINA NA FORMA DE ENSINAR E MUITOS PROFESSORES TIVERAM QUE SE ADAPTAR ÀS AULAS NO FORMATO REMOTO. ALÉM DISSO, A FALTA DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E ACESSO À INTERNET DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS E, MESMO COM ESFORÇOS DOS PROFESSORES, PARA FAZEREM COM QUE AS ATIVIDADES CHEGASSEM A TODOS OS ESTUDANTES, A FALTA DE ACOMPANHAMENTO POR FAMILIARES DIFICULTOU O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS DO SEXTO ANO VIVEM A FASE DE TRANSIÇÃO, POIS NOS ANOS ANTERIORES POSSUÍAM APENAS UM PROFESSOR RESPONSÁVEL POR TODAS AS DISCIPLINAS, NO ENTANTO, A PARTIR DO REFERIDO PERÍODO ESSA REALIDADE É ALTERADA PASSANDO A SER UM PROFESSOR PARA CADA DISCIPLINA OFERTADA. ESSE FATOR IMPLICA NUM MAIOR NÚMERO DE CONTEÚDOS E, CONSEQUENTEMENTE, ATIVIDADES, O QUE PODE TORNAR O ENSINO NO FORMATO REMOTO MAIS DIFÍCIL PARA ESSES ESTUDANTES. ◀DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELO COVID-19 E SUAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A EDUCAÇÃO VIVE MOMENTOS DE CONSTANTES REFLEXÕES. NO CONTEXTO DE ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, MATEMÁTICA, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, PROFESSORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID61302032022194631.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "sousa1205santos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 85105 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 613 "titulo" => "PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO PARÁ" "resumo" => "DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELO COVID-19 E SUAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A EDUCAÇÃO VIVE MOMENTOS DE CONSTANTES REFLEXÕES. NO CONTEXTO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, OS PROFESSORES ESTÃO EXPOSTOS A INÚMEROS DESAFIOS, POIS HÁ FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE POSSIBILITAM O ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA, ENTRETANTO É PRECISO CONHECÊ-LAS E SABER USÁ-LAS. DESSA FORMA, CABEM AO PROFESSOR, NESTE MOMENTO PANDÊMICO, SE TORNAR PESQUISADOR E MEDIADOR DO CONHECIMENTO COLOCANDO OS ALUNOS COMO PROTAGONISTAS DESSE PROCESSO E OBSERVANDO QUE AS REALIDADES SOCIOECONÔMICA E FAMILIAR DIFEREM DE ALUNO PARA ALUNO. ANCORADOS NESTA JUSTIFICATIVA, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A PARTIR DAS FALAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COMO ESSE PROCESSO TEM ACONTECIDO NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESTA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, TOMANDO POR BASE AS CONCEPÇÕES DE MINAYO (2007). PARTICIPARAM DA PESQUISA CINCO PROFESSORES DE QUATRO CIDADES DO ESTADO DO PARÁ, A SABER: MARABÁ, PARAUAPEBAS, NOVA IPIXUNA E TOMÉ AÇU. DOIS, DESTES PROFESSORES, LECIONAM EM ESCOLAS DA ZONA RURAL E OS DEMAIS NA ZONA URBANA E A COLETA DE DADOS OCORREU NO MÊS DE JUNHO DE 2021. TODOS OS PARTICIPANTES ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E FORAM IDENTIFICADOS, EM RESPEITO À ÉTICA, POR NÚMEROS. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DO APLICATIVO WHATSAPP, APÓS CONTATO E AGENDAMENTO PRÉVIOS. LOGO APÓS, OCORRERAM AS TRANSCRIÇÕES E ANÁLISES DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES À LUZ DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE VÁRIOS AUTORES, TAIS COMO CAZAL (2021), CORRÊA E BRANDEMBERG (2021), DIAS (2021), VIEIRA E SILVA (2020). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES, DESTACAMOS: A) O PERFIL DOS PARTICIPANTES, NO QUAL FOI CONSTATADO QUE TODOS POSSUEM GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. QUANTO SUAS IDADES, ESTÃO NUMA FAIXA ETÁRIA DE 25 A 38 ANOS. NA OCASIÃO, TODOS OS ENTREVISTADOS DECLARARAM QUE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUANDO OFERECIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SEUS MUNICÍPIOS; B) QUANTO AO INÍCIO DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, OBSERVAMOS QUE VARIARAM ENTRE MARÇO DE 2020 A MARÇO DE 2021, REVELANDO QUE CADA MUNICÍPIO TEVE QUE SE ORGANIZAR PREVIAMENTE PARA OFERTAR AS AULAS REMOTAS, E APESAR DA FALTA DE ESTRUTURA, CONSEGUIRAM ENCONTRAR MEIOS PARA DAR CONTINUIDADE AO ENSINO; C) DOS ENTREVISTADOS, QUATRO PROFESSORES DISSERAM QUE ANTES DO INÍCIO DAS AULAS REMOTAS A ESCOLA REALIZOU REUNIÕES PARA DECIDIR SOBRE O FUNCIONAMENTO NESTE FORMATO. ISSO SE CONFIRMOU QUANDO O PROFESSOR “5” (2021) RELATOU QUE “[...] FOI FEITA UMA REUNIÃO PARA NOS ALINHARMOS, CRIARMOS OS GRUPOS DE WHATSAPP PARA CADA TURMA E FAZERMOS UM CRONOGRAMA DE HORÁRIOS PARA SE TER UM NORTE”. NO ENTANTO, A PROFESSORA “3” (2021) AFIRMOU QUE “[...] NÃO TEVE NENHUMA REUNIÃO PARA DECIDIR. SÓ FOMOS INFORMADOS QUE DEVERÍAMOS PASSAR NOSSAS AULAS DE MANEIRA VIRTUAL E CONFESSO QUE NO INÍCIO FOI BEM DIFÍCIL [...]”. ENTENDEMOS QUE REALIZAR REUNIÕES PEDAGÓGICAS PODE SER CONSIDERADO O MEIO MAIS IMPORTANTE PARA GERAR DISCUSSÕES QUE NECESSITAM REALIZAR TOMADAS DE DECISÕES, É CLARO, RESPEITANDO A REALIDADE DE CADA ESCOLA; D) QUANTO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARA AS AULAS REMOTAS, TODOS AFIRMARAM QUE UTILIZARAM O PRÓPRIO CELULAR PARA PLANEJAR AS AULAS, COMO TAMBÉM PARA TIRAR DÚVIDAS DOS ALUNOS ATRAVÉS DO WHATSAPP. A PROFESSORA “4” (2021) SALIENTOU QUE “NUNCA UTILIZAMOS TANTO O CELULAR NA VIDA, [...] USAMOS PARA FAZER TANTO OS VÍDEOS, QUANTO MINISTRAR AULAS, FAZEMOS TUDO PELO CELULAR”. ALÉM DISSO, TODOS OS PROFESSORES DESTACARAM QUE, NO CASO DOS ALUNOS QUE NÃO DISPUNHAM DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS OU ACESSO À INTERNET, ELES ELABORARAM CADERNOS DE ATIVIDADES E NA ESCOLA FORAM FORMADAS EQUIPES QUE FIZERAM “UM PLANTÃO PEDAGÓGICO NA COMUNIDADE NO PERÍODO DE 8H30MIN ÀS 11H30MIN PARA A ENTREGA DOS CADERNOS E TIRAR DÚVIDAS DOS ALUNOS [...]” (PROFESSORA 1, 2021). ALÉM DISSO, “[...] NÓS AINDA VAMOS DUAS VEZES POR SEMANA NA ESCOLA FAZER A ENTREGA DOS CADERNOS DE ATIVIDADE SOMENTE PARA OS PAIS” (PROFESSOR 2, 2021). PODEMOS INFERIR QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM O CONTEXTO SOCIAL QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO, POIS OS PROFESSORES USAM DE MEIOS, INDEPENDENTE DE ACESSO À INTERNET, PARA QUE OS ESTUDANTES CONSEGUISSEM RECEBER E DESENVOLVER AS ATIVIDADES ESCOLARES PROPOSTAS; E) QUANTO À AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA MINISTRAR AULAS REMOTAS, TRÊS PROFESSORES (1, 2 E 5) CONSIDERARAM QUE É BOA, APESAR DAS DIFICULDADES EM LIDAR COM UM CENÁRIO NOVO PROVIDO PELA PANDEMIA. A PROFESSORA “4” (2021) SALIENTOU A FALTA DE ESTRUTURA DA MAIORIA DAS ESCOLAS. E, NO MESMO SENTIDO, A PROFESSORA “3” (2021) FALOU QUE CONSIDERA “[...] REGULAR, VISTO QUE TIVE QUE ME REINVENTAR E APRENDER DO ZERO”. PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES ENCONTRARAM UM MEIO DE SEGUIR EM FRENTE, MOSTRANDO SUPERAÇÃO, POIS MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES BUSCARAM FORMAS DE SE REORGANIZAR E CONTINUAR COM AS AULAS; F) EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA OU APOIO AOS ESTUDANTES EM CASA PELA FAMÍLIA, TODOS OS PROFESSORES ENTREVISTADOS CONSIDERARAM ESTA SITUAÇÃO COMO DIFÍCIL, POIS MUITOS PAIS NÃO SÃO ATIVOS NA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS. SALIENTARAM AINDA QUE, ESSA DIFICULDADE OCORRE MESMO ANTES DO PERÍODO PANDÊMICO, PORÉM SE AGRAVOU NO FORMATO REMOTO. OUTRO AGRAVANTE, DESTACADO PELO PROFESSOR “2” (2021) É QUE “TEM MUITOS PAIS QUE AINDA SÃO ANALFABETOS E NÃO CONSEGUEM AJUDAR OS FILHOS”. NOTAMOS QUE A NECESSIDADE DO APOIO DOS PAIS, NO PERÍODO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO, AUMENTOU E REVELA PROBLEMAS JÁ EXISTENTES NO ENSINO PRESENCIAL, O QUE REQUER UM REPENSAR DA ESCOLA E FAMÍLIA. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS FOI POSSÍVEL PERCEBER, A PARTIR DAS FALAS DOS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA, QUE AS ESCOLAS NÃO ESTAVAM PREPARADAS PARA UMA MUDANÇA TÃO REPENTINA NA FORMA DE ENSINAR E MUITOS PROFESSORES TIVERAM QUE SE ADAPTAR ÀS AULAS NO FORMATO REMOTO. ALÉM DISSO, A FALTA DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E ACESSO À INTERNET DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS E, MESMO COM ESFORÇOS DOS PROFESSORES, PARA FAZEREM COM QUE AS ATIVIDADES CHEGASSEM A TODOS OS ESTUDANTES, A FALTA DE ACOMPANHAMENTO POR FAMILIARES DIFICULTOU O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS DO SEXTO ANO VIVEM A FASE DE TRANSIÇÃO, POIS NOS ANOS ANTERIORES POSSUÍAM APENAS UM PROFESSOR RESPONSÁVEL POR TODAS AS DISCIPLINAS, NO ENTANTO, A PARTIR DO REFERIDO PERÍODO ESSA REALIDADE É ALTERADA PASSANDO A SER UM PROFESSOR PARA CADA DISCIPLINA OFERTADA. ESSE FATOR IMPLICA NUM MAIOR NÚMERO DE CONTEÚDOS E, CONSEQUENTEMENTE, ATIVIDADES, O QUE PODE TORNAR O ENSINO NO FORMATO REMOTO MAIS DIFÍCIL PARA ESSES ESTUDANTES. ◀DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELO COVID-19 E SUAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A EDUCAÇÃO VIVE MOMENTOS DE CONSTANTES REFLEXÕES. NO CONTEXTO DE ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, MATEMÁTICA, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, PROFESSORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID61302032022194631.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "sousa1205santos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ▶ <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ▶ <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e p&acir ▶ Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e p&acir ▶ Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }