O presente trabalho tem como objetivo comparar e analisar as opiniões dos alunos sobre a importância da prática da tarefa de casa na educação infantil, no ano de 2009 e 2014. Se por um lado é um dos dispositivos curriculares por meio dos quais a escola concretiza seu trabalho pedagógico, pelo outro a tarefa de casa permeia também o cotidiano das famílias, redefinindo o lar como uma extensão da sala de aula e constituindo assim o principal meio de interação entre essas instituições. As tarefas de casa criam a oportunidade para que a criança possa falar com a família sobre o que está aprendendo, além de ampliar o relacionamento dos pais com a escola, contribuindo assim para o desenvolvimento da infância. A pesquisa em questão foi realizada fazendo uso de um questionário aberto e único para ambos os estudos, aplicado junto a dois alunos em cada ano de pesquisa, totalizando quatro participantes envolvidos em todo o processo investigativo. Observamos, portanto, o quanto essa prática de ensino pode se tornar favorável ao processo de aprendizagem na educação infantil, analisando também se a tarefa de casa contribui na viabilização da aprendizagem significativa do aluno ou se está vinculada apenas a uma aprendizagem mecânica. Os resultados alcançados apontam que mesmo passados cinco anos, a tarefa de casa continua sendo aplicada praticamente da mesma forma, pois embora seja tomada como importante para o processo de aprendizagem na educação infantil não recebe o tratamento adequado para se efetivar como um recurso aliado à aprendizagem.