O presente trabalho sobre a importância dos órgãos colegiados para o processo de gestão democrática e participativa procura compreender através do Projeto Político Pedagógico de uma escola estadual o processo de democratização na gestão escolar, sendo ela participativa como opção, mas para ultrapassar o modelo estático de gestão e descentralizar os atos dos gestores a participação da comunidade na gestão escolar é muito importante, pois ajuda a melhorar a qualidade do ensino da instituição e nas tomadas de decisões importantes para a escola. O objetivo maior de nossa pesquisa de campo foi a existência e participação dos órgãos colegiados na escola, dos quais representações diversas e as decisões são tomadas em grupo, com o aproveitamento de experiências diferenciadas. O trabalho consiste na observação dos órgãos colegiados, na gestão democrática e participativa e no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Amor Divino, na qual procuramos saber por meio de entrevista sobre a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida instituição de ensino. Paulo Freire salienta sobre a importância da participação de toda sociedade civil na educação “Mudar a cara da escola pública implica também ouvir meninos e meninas, sociedades de bairro, pais, mães, diretoras, delegados de ensino, professoras, supervisoras, comunidade científica, zeladores, merendeiras (...)” (1991). Salientamos que cada ator tem um papel a cumprir nas relações sociais da própria escola, cabendo ao Conselho Escolar não só a responsabilidade de fiscalizar, conduzir a aplicabilidade dos recursos que chegam à escola, como também o desenvolvimento do planejamento no cotidiano da escola, ao Conselho de Classe cabe perceber problemas nas salas de aulas e apontar para os mesmo uma solução, porém é mais usual na decisão se um aluno será retido ou não, para a exposição das importâncias dos alunos temos na responsabilidade o Grêmio Estudantil o qual dá vez e voz aos alunos para discutir, criar e fortalecer inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.