Artigo Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

AUTONOMIA DOCENTE EM SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO: ANÁLISE À LUZ DE JOSÉ CONTRERAS

Palavra-chaves: SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO, SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO, AUTONOMIA DOCENTE, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO CRÍTICA Trabalho Completo LT 11: Políticas Educacionais e Currículo
"2021-11-23 08:02:32" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83375
    "edicao_id" => 180
    "trabalho_id" => 1243
    "inscrito_id" => 2079
    "titulo" => "AUTONOMIA DOCENTE EM SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO: ANÁLISE À LUZ DE JOSÉ CONTRERAS"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa que buscou compreender as interferências dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAEs) na autonomia de professores de ciências da natureza ou matemática em colégios da rede privada do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores e o corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva ancorada nos pressupostos teóricos sobre autonomia docente de José Contreras. Ao fim do processo emergiram três categorias: Persuasão: resultados e comunicação; Materiais e Recursos Didáticos; Planejamento e Direcionamento. Os dados indicam elementos que afetam diretamente a prática pedagógica do corpo docente ou camuflam o controle exercido pelas empresas por meio de um discurso de flexibilização. Assim, defende-se que a racionalidade instrumental dos SAEs vem intensificando o processo de proletarização ideológica dos professores ao mesmo tempo em que dissimula seu controle com mecanismos mais sutis que levam a uma autonomia ilusória e enfraquecem movimentos de resistência."
    "modalidade" => "Trabalho Completo"
    "area_tematica" => "LT 11: Políticas Educacionais e Currículo"
    "palavra_chave" => "SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO , SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO , AUTONOMIA DOCENTE , EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS , EDUCAÇÃO CRÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6215290214869_22022022151842.pdf"
    "created_at" => "2022-02-22 15:18:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "Gabriel Santos Ortiz"
    "autor_nome_curto" => "Gabriel Ortiz"
    "autor_email" => "gabriel.ortiz.001@acad.pu"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-xiii-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619f78c9acf97_25112021085137.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-23 08:02:32"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83375
    "edicao_id" => 180
    "trabalho_id" => 1243
    "inscrito_id" => 2079
    "titulo" => "AUTONOMIA DOCENTE EM SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO: ANÁLISE À LUZ DE JOSÉ CONTRERAS"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa que buscou compreender as interferências dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAEs) na autonomia de professores de ciências da natureza ou matemática em colégios da rede privada do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores e o corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva ancorada nos pressupostos teóricos sobre autonomia docente de José Contreras. Ao fim do processo emergiram três categorias: Persuasão: resultados e comunicação; Materiais e Recursos Didáticos; Planejamento e Direcionamento. Os dados indicam elementos que afetam diretamente a prática pedagógica do corpo docente ou camuflam o controle exercido pelas empresas por meio de um discurso de flexibilização. Assim, defende-se que a racionalidade instrumental dos SAEs vem intensificando o processo de proletarização ideológica dos professores ao mesmo tempo em que dissimula seu controle com mecanismos mais sutis que levam a uma autonomia ilusória e enfraquecem movimentos de resistência."
    "modalidade" => "Trabalho Completo"
    "area_tematica" => "LT 11: Políticas Educacionais e Currículo"
    "palavra_chave" => "SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO , SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO , AUTONOMIA DOCENTE , EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS , EDUCAÇÃO CRÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6215290214869_22022022151842.pdf"
    "created_at" => "2022-02-22 15:18:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "Gabriel Santos Ortiz"
    "autor_nome_curto" => "Gabriel Ortiz"
    "autor_email" => "gabriel.ortiz.001@acad.pu"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-xiii-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619f78c9acf97_25112021085137.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-23 08:02:32"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2021

Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa que buscou compreender as interferências dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAEs) na autonomia de professores de ciências da natureza ou matemática em colégios da rede privada do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores e o corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva ancorada nos pressupostos teóricos sobre autonomia docente de José Contreras. Ao fim do processo emergiram três categorias: Persuasão: resultados e comunicação; Materiais e Recursos Didáticos; Planejamento e Direcionamento. Os dados indicam elementos que afetam diretamente a prática pedagógica do corpo docente ou camuflam o controle exercido pelas empresas por meio de um discurso de flexibilização. Assim, defende-se que a racionalidade instrumental dos SAEs vem intensificando o processo de proletarização ideológica dos professores ao mesmo tempo em que dissimula seu controle com mecanismos mais sutis que levam a uma autonomia ilusória e enfraquecem movimentos de resistência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.