DINÂMICA DO FITOPLÂNCTON EM RESERVATÓRIOS DO SEMIÁRIDO E AS IMPLICAÇÕES PARA A QUALIDADE DA ÁGUA
0 of 0"2022-02-09" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 83284 "edicao_id" => 175 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 2311 "titulo" => "DINÂMICA DO FITOPLÂNCTON EM RESERVATÓRIOS DO SEMIÁRIDO E AS IMPLICAÇÕES PARA A QUALIDADE DA ÁGUA" "resumo" => "A ESTRUTURA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, DE MODO QUE MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DA COMUNIDADE LEVAM A ENTENDER QUE ESSES ORGANISMOS ESTÃO RESPONDENDO AOS ESTÍMULOS ADVINDOS DO AMBIENTE. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI VERIFICAR A DINÂMICA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA INFLUENCIADAS PELAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A QUALIDADE DA ÁGUA DE RESERVATÓRIOS LOCALIZADOS NO SEMIÁRIDO. FORAM REALIZADAS DUAS AMOSTRAGENS EM 2017 E DUAS EM 2018, PARA COLETA DE DADOS FÍSICOS, QUÍMICOS E DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA NOS RESERVATÓRIOS ACAUÃ, BOQUEIRÃO, CAMALAÚ E POÇÕES, LOCALIZADOS NO SEMIÁRIDO, NO ESTADO DA PARAÍBA, NORDESTE DO BRASIL. NO PERÍODO DE ESTUDOS OS RESERVATÓRIOS APRESENTARAM VOLUME HÍDRICO ABAIXO DE 20%, DEVIDO A UM PERÍODO DE SECA PROLONGADO, ALÉM DISSO, FORAM VERIFICADAS TEMPERATURA ACIMA DE 24°C, PH ALCALINO E CONSIDERANDO AS CONCENTRAÇÕES DE NUTRIENTES DETECTADAS, TODOS PODEM SER CONSIDERADOS COMO EUTRÓFICOS. FORAM REGISTRADOS SETE CLASSES DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA: CYANOPHYCEAE, CHLOROPHYCEAE, BACILLARIOPHYCEAE, CRYPTOPHECEAE, DINOPHYCEAE, EUGLENOPHYCEAE, XANTOPHYCEAE E ZYGNEMAPHYCEAE. A CLASSE CYANOPHYCEAE APARECEU COMO DOMINANTE NO RESERVATÓRIO ACAUÃ, QUE TAMBÉM APRESENTOU ELEVADO BIOVOLUME EM COMPARAÇÃO AOS DEMAIS. NO RESERVATÓRIO BOQUEIRÃO, EM 2018, CYANOPHYCEAE TAMBÉM FOI A CLASSE DOMINANTE, NO ENTANTO, EM CAMALAÚ E POÇÕES FORAM REGISTRADAS MAIORES CONTRIBUIÇÕES DAS CLASSES DINOPHYCEAE E EUGLENOPHYCEAE, RESPECTIVAMENTE. A PRECIPITAÇÃO E O VOLUME HÍDRICO FORAM AS VARIÁVEIS QUE DIFERENCIARAM A DINÂMICA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA ENTRE OS ANOS DE ESTUDO, BEM COMO A INTENSIDADE DA INTERAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS FÍSICAS E QUÍMICAS E A COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA. ◀A ESTRUTURA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, DE MODO QUE MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DA COMUNIDADE LEVAM A ENT ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "ÁGUA, VARIÁVEIS AMBIENTAIS, SECA, EUTROFIZAÇÃO, CIANOBACTÉRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD7_SA100_ID2311_12102021205528.pdf" "created_at" => "2022-02-14 13:48:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilafmendes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conapesc" "edicao_nome" => "E-book VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "data_publicacao" => "2022-02-09" "edicao_publicada_em" => "2021-07-16 15:51:48" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 83284 "edicao_id" => 175 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 2311 "titulo" => "DINÂMICA DO FITOPLÂNCTON EM RESERVATÓRIOS DO SEMIÁRIDO E AS IMPLICAÇÕES PARA A QUALIDADE DA ÁGUA" "resumo" => "A ESTRUTURA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, DE MODO QUE MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DA COMUNIDADE LEVAM A ENTENDER QUE ESSES ORGANISMOS ESTÃO RESPONDENDO AOS ESTÍMULOS ADVINDOS DO AMBIENTE. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI VERIFICAR A DINÂMICA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA INFLUENCIADAS PELAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A QUALIDADE DA ÁGUA DE RESERVATÓRIOS LOCALIZADOS NO SEMIÁRIDO. FORAM REALIZADAS DUAS AMOSTRAGENS EM 2017 E DUAS EM 2018, PARA COLETA DE DADOS FÍSICOS, QUÍMICOS E DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA NOS RESERVATÓRIOS ACAUÃ, BOQUEIRÃO, CAMALAÚ E POÇÕES, LOCALIZADOS NO SEMIÁRIDO, NO ESTADO DA PARAÍBA, NORDESTE DO BRASIL. NO PERÍODO DE ESTUDOS OS RESERVATÓRIOS APRESENTARAM VOLUME HÍDRICO ABAIXO DE 20%, DEVIDO A UM PERÍODO DE SECA PROLONGADO, ALÉM DISSO, FORAM VERIFICADAS TEMPERATURA ACIMA DE 24°C, PH ALCALINO E CONSIDERANDO AS CONCENTRAÇÕES DE NUTRIENTES DETECTADAS, TODOS PODEM SER CONSIDERADOS COMO EUTRÓFICOS. FORAM REGISTRADOS SETE CLASSES DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA: CYANOPHYCEAE, CHLOROPHYCEAE, BACILLARIOPHYCEAE, CRYPTOPHECEAE, DINOPHYCEAE, EUGLENOPHYCEAE, XANTOPHYCEAE E ZYGNEMAPHYCEAE. A CLASSE CYANOPHYCEAE APARECEU COMO DOMINANTE NO RESERVATÓRIO ACAUÃ, QUE TAMBÉM APRESENTOU ELEVADO BIOVOLUME EM COMPARAÇÃO AOS DEMAIS. NO RESERVATÓRIO BOQUEIRÃO, EM 2018, CYANOPHYCEAE TAMBÉM FOI A CLASSE DOMINANTE, NO ENTANTO, EM CAMALAÚ E POÇÕES FORAM REGISTRADAS MAIORES CONTRIBUIÇÕES DAS CLASSES DINOPHYCEAE E EUGLENOPHYCEAE, RESPECTIVAMENTE. A PRECIPITAÇÃO E O VOLUME HÍDRICO FORAM AS VARIÁVEIS QUE DIFERENCIARAM A DINÂMICA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA ENTRE OS ANOS DE ESTUDO, BEM COMO A INTENSIDADE DA INTERAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS FÍSICAS E QUÍMICAS E A COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA. ◀A ESTRUTURA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, DE MODO QUE MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DA COMUNIDADE LEVAM A ENT ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "ÁGUA, VARIÁVEIS AMBIENTAIS, SECA, EUTROFIZAÇÃO, CIANOBACTÉRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD7_SA100_ID2311_12102021205528.pdf" "created_at" => "2022-02-14 13:48:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilafmendes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conapesc" "edicao_nome" => "E-book VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "data_publicacao" => "2022-02-09" "edicao_publicada_em" => "2021-07-16 15:51:48" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 175 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conapesc" "nome" => "E-book VI CONAPESC" "nome_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "descricao" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n ◀Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das ▶ Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n ◀Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do event ▶ A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n ◀A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual ▶ No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n ◀No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciênc ▶ O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n ◀O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo ▶ Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n ◀Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com ▶ <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "logo" => null "capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "timbrado" => "60f1d5442f902_16072021155148.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-05" "final_evento" => "2021-12-07" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => "2022-02-09" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-14 14:36:25" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 175 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conapesc" "nome" => "E-book VI CONAPESC" "nome_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "descricao" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n ◀Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das ▶ Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n ◀Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do event ▶ A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n ◀A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual ▶ No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n ◀No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciênc ▶ O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n ◀O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo ▶ Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n ◀Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com ▶ <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "logo" => null "capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "timbrado" => "60f1d5442f902_16072021155148.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-05" "final_evento" => "2021-12-07" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => "2022-02-09" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-14 14:36:25" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 84 "edicao_id" => 175 "codigo" => "978-65-86901-44-3" "capa" => "6203fccea4ce0_09022022144134.jpg" "titulo" => "E-book VI CONAPESC" "prefacio" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n ◀Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das ▶ Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n ◀Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do event ▶ A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n ◀A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual ▶ No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n ◀No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciênc ▶ O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n ◀O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo ▶ Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n ◀Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com ▶ <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ CLAUDIO LUIS DE ARAUJO (UNINASSAU)<br />\r\n JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO (UNIPAMPA)<br />\r\n WERUSKA BRASILEIRO FERREIRA (UEPB) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n Allan Nilson De Sousa Dantas - IFRN<br />\r\n Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Amanda Paiva Farias - UFCG<br />\r\n Andressa Barbosa de Farias Leandro - UFPB<br />\r\n Anna Gabriella De Souza Cordeiro - SMEC - JOÃO CÂMARA / SEDIS-UFRN<br />\r\n Artur Torres De Araújo - UFRPE<br />\r\n Bergson Melo - UECE<br />\r\n Claudio Luis De Araujo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n Danielle Freire De Araújo - UNINASSAU - CG<br />\r\n Danielly Barbosa de Sousa - UEPB<br />\r\n Débora Da Silva Sousa - UFPB<br />\r\n Diogo Cabral de Sousa - AEDAI-FASP<br />\r\n Edimar Fonseca da Fonseca - UFRGS<br />\r\n Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Eliade Ferreira Lima - UNIPAMPA <br />\r\n Elisangela Maria Da Silva - UFCG<br />\r\n Emilio de Lucena Silva - IFPB<br />\r\n Erick Macedo Carvalho - UPE<br />\r\n Eulina Souto Dias - UFCG<br />\r\n Fabiane Ferreira Da Silva - UNIPAMPA<br />\r\n Fabio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Fabíola Da Cruz Martins - UEPB<br />\r\n Francisco Genivan Silva - IFRN<br />\r\n Francisco Guimarães De Assis - ULBRA<br />\r\n Geovanna do Socorro Vasconcelos Martins - UFRN<br />\r\n Gildo William Barbosa Da Silva - POS ESTÁCIO<br />\r\n Giovanna Barroca De Moura - UC<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Guilherme Tavares de Assis - UFOP<br />\r\n Janiele França Nery - INSA<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima - UECE<br />\r\n Joan Carlos Alves Pereira - UFCG<br />\r\n Jocielys Rodrigues - UFCG<br />\r\n Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n José Jailson Lima Bezerra - UFPE<br />\r\n José Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n José Mawison Cândido De Lima - UFPE<br />\r\n Josevandro Barros Nascimento - UFPB<br />\r\n Josicleide De Amorim Pereira Moreira - UFAL<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Julio Pereira da Silva - UFPE<br />\r\n Leonardo Lira De Brito - UFCG<br />\r\n Leonardo Querino Barboza Freire Dos Santos - IFPB<br />\r\n Libânia Da Silva Ribeiro - UFCG <br />\r\n Livia Poliana Santana Cavalcante - UNIESP<br />\r\n Luciana Maria De Souza Macêdo - URCA<br />\r\n Maria Gracielly Lacerda de Abrantes - IFPB<br />\r\n Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n Martha Priscila Bezerra Pereira - UFCG<br />\r\n Misleide Silva Santiago - UEPB<br />\r\n Morgana Ligia e Farias Freire - UEPB<br />\r\n Nilson De Souza Cardoso - UECE<br />\r\n Nívia Maria Rodrigues dos Santos - UEPB<br />\r\n Otávio Paulino Lavor - UFRSA<br />\r\n Patrícia Fernandes Tomaz - UEPB<br />\r\n Patrícia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n Rafael José da Silva - IFPE<br />\r\n Rafaella De Sousa Teles - USP<br />\r\n Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira - CEFET-RJ<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Tamires Dos Santos Pereira - UFCG<br />\r\n Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n Thiago Santos De Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Vânia Cristina Da Silva - UFG<br />\r\n Whelton Brito Dos Santos - UFCG<br />\r\n Wladymyr Jefferson Bacalhau De Sousa - UFCG """ "ficha_catalografica" => "6204156685b99_09022022162630.pdf" "arquivo" => "21022022101442-E-BOOK-VI-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-21 10:14:42" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 84 "edicao_id" => 175 "codigo" => "978-65-86901-44-3" "capa" => "6203fccea4ce0_09022022144134.jpg" "titulo" => "E-book VI CONAPESC" "prefacio" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n ◀Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das ▶ Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n ◀Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do event ▶ A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n ◀A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual ▶ No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n ◀No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciênc ▶ O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n ◀O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo ▶ Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n ◀Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com ▶ <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ CLAUDIO LUIS DE ARAUJO (UNINASSAU)<br />\r\n JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO (UNIPAMPA)<br />\r\n WERUSKA BRASILEIRO FERREIRA (UEPB) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n Allan Nilson De Sousa Dantas - IFRN<br />\r\n Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Amanda Paiva Farias - UFCG<br />\r\n Andressa Barbosa de Farias Leandro - UFPB<br />\r\n Anna Gabriella De Souza Cordeiro - SMEC - JOÃO CÂMARA / SEDIS-UFRN<br />\r\n Artur Torres De Araújo - UFRPE<br />\r\n Bergson Melo - UECE<br />\r\n Claudio Luis De Araujo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n Danielle Freire De Araújo - UNINASSAU - CG<br />\r\n Danielly Barbosa de Sousa - UEPB<br />\r\n Débora Da Silva Sousa - UFPB<br />\r\n Diogo Cabral de Sousa - AEDAI-FASP<br />\r\n Edimar Fonseca da Fonseca - UFRGS<br />\r\n Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Eliade Ferreira Lima - UNIPAMPA <br />\r\n Elisangela Maria Da Silva - UFCG<br />\r\n Emilio de Lucena Silva - IFPB<br />\r\n Erick Macedo Carvalho - UPE<br />\r\n Eulina Souto Dias - UFCG<br />\r\n Fabiane Ferreira Da Silva - UNIPAMPA<br />\r\n Fabio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Fabíola Da Cruz Martins - UEPB<br />\r\n Francisco Genivan Silva - IFRN<br />\r\n Francisco Guimarães De Assis - ULBRA<br />\r\n Geovanna do Socorro Vasconcelos Martins - UFRN<br />\r\n Gildo William Barbosa Da Silva - POS ESTÁCIO<br />\r\n Giovanna Barroca De Moura - UC<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Guilherme Tavares de Assis - UFOP<br />\r\n Janiele França Nery - INSA<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima - UECE<br />\r\n Joan Carlos Alves Pereira - UFCG<br />\r\n Jocielys Rodrigues - UFCG<br />\r\n Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n José Jailson Lima Bezerra - UFPE<br />\r\n José Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n José Mawison Cândido De Lima - UFPE<br />\r\n Josevandro Barros Nascimento - UFPB<br />\r\n Josicleide De Amorim Pereira Moreira - UFAL<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Julio Pereira da Silva - UFPE<br />\r\n Leonardo Lira De Brito - UFCG<br />\r\n Leonardo Querino Barboza Freire Dos Santos - IFPB<br />\r\n Libânia Da Silva Ribeiro - UFCG <br />\r\n Livia Poliana Santana Cavalcante - UNIESP<br />\r\n Luciana Maria De Souza Macêdo - URCA<br />\r\n Maria Gracielly Lacerda de Abrantes - IFPB<br />\r\n Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n Martha Priscila Bezerra Pereira - UFCG<br />\r\n Misleide Silva Santiago - UEPB<br />\r\n Morgana Ligia e Farias Freire - UEPB<br />\r\n Nilson De Souza Cardoso - UECE<br />\r\n Nívia Maria Rodrigues dos Santos - UEPB<br />\r\n Otávio Paulino Lavor - UFRSA<br />\r\n Patrícia Fernandes Tomaz - UEPB<br />\r\n Patrícia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n Rafael José da Silva - IFPE<br />\r\n Rafaella De Sousa Teles - USP<br />\r\n Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira - CEFET-RJ<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Tamires Dos Santos Pereira - UFCG<br />\r\n Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n Thiago Santos De Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Vânia Cristina Da Silva - UFG<br />\r\n Whelton Brito Dos Santos - UFCG<br />\r\n Wladymyr Jefferson Bacalhau De Sousa - UFCG """ "ficha_catalografica" => "6204156685b99_09022022162630.pdf" "arquivo" => "21022022101442-E-BOOK-VI-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-21 10:14:42" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }