O presente trabalho trata da articulação entre as concepções da psicanálise preconizada por Freud e as práticas em torno das ações psicopedagógicas. Por meio da pesquisa bibliográfica que possibilitou um amplo alcance de informações, auxiliando na construção de um processo reflexivo, o estudo evidencia a constituição do ser humano a partir da teoria freudiana, e realiza uma discussão em torno das bases que norteiam as estruturas na formação do sujeito ajustado ou neurótico. De acordo com Bock (2002), Kupfer (2007), Cohen (2006), Francisco Filho (2002), Beauclair (2007), Bossa (2007), pretendeu-se construir um entendimento das possíveis possibilidades que a psicanálise pode oferecer para uma mediação psicopedagógica libertadora. Evidenciou-se que as dinâmicas estabelecidas pelo id, ego e superego na formação da personalidade do sujeito passam por fases de um desenvolvimento que Freud chama de psicossexual. Por isso, o trabalho argumenta que os conhecimentos advindos da psicanálise são primordiais para as atividades psicopedagógicas.