ESTE ARTIGO PRETENDE DISCUTIR A EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO UM DIREITO SOCIAL BASEADO NOS DIREITOS HUMANOS, ANALISAR AS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS E ASPECTOS SOBRE AS DESIGUALDADES SÓCIORACIAIS DOS NEGROS NA REALIDADE BRASILEIRA, BEM COMO DEBATER SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS DESTINADAS A ENFRENTAR AS DESIGUALDADES SÓCIORACIAIS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO, NOTADAMENTE AS COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR, NO TOCANTE ÀS SUAS ORIGENS E DILEMAS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO. ESTE ARTIGO PAUTA-SE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E POSSUI O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO COMO MÉTODO DE ABORDAGEM. NESTE ESTUDO, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE ESSA TEMÁTICA SEJA MELHOR DISCUTIDA NA AGENDA PÚBLICA, BEM COMO O ESTADO E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROMOVAM AÇÕES PARA DO RESGATE DA IDENTIDADE, IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E PROMOÇÃO DA CIDADANIA DOS GRUPOS SOCIALMENTE DISCRIMINADOS.