A Geografia é uma disciplina muito importante dentro da sala de aula, tendo em vista que ela desenvolve inúmeras potencialidades como uma leitura crítica e reflexiva do espaço
que está a nossa volta, através de seus recursos visuais como mapas, maquetes, imagens, que auxiliam na construção da percepção dos alunos.
No entanto, quando direcionamos nossos olhares para o ensino aprendizagem das pessoas com deficiência visual, percebemos que a realidade escolar é complexa, considerando
que muitos professores sentem dificuldades de incluírem tais alunos, por não terem acesso a recursos didáticos específicos que atendam às necessidades do grupo, recorrendo as explicações
orais, que se caracterizam sendo pouco efetivas para aprendizagem significativa dos discentes. Por isso, o objetivo central foi discutir e trabalhar a Cartografia Tátil com os
professorandos do curso de Formação de Docentes para Séries Iniciais do município de São Sebastião da Amoreira/PR, abordando metodologias diferenciadas de construção de materiais
didáticos táteis, por meio da realização de uma oficina remota, tendo em vista o cenário de pandemia mundial.
Referente ao período de aplicação da pesquisa ela teve início no primeiro semestre de 2019 e foi concluída no segundo semestre de 2020. Assim, acreditamos que essa temática não
pode esperar mais, devendo ser abordada constantemente e disseminada por todo território, para que os discentes com deficiência visual tenham suas potencialidades exploradas por completo,
tendo em vista que, seu potencial de aprendizagem é o mesmo que de qualquer outra criança.