A ESCOLHA DESSE ESTUDO FOI DE OUVIR RELATOS E MAIS RELATOS DE PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS SEUS ALUNOS, COMO TAMBÉM DAS DIFICULDADES QUE ELAS ENFRENTAM DEVIDO ESSE PROBLEMA, UMA DELAS DISSE QUE MUITOS ALUNOS E ALUNAS DO 5°ANO NÃO CONSEGUEM LER E ESCREVER. DADOS DE ÓRGÃOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DEMONSTRAM QUE NO BRASIL A APRENDIZAGEM NÃO OCORRE DE MANEIRA SATISFATÓRIA, MUITOS ESTUDANTES CHEGAM AO QUINTO ANO COM DIFICULDADE EM LEITURA E ESCRITA, MUITOS DELES EM NÍVEIS MUITO ABAIXO DO CONSIDERADO IDEAL. PROCURAMOS COMPREENDER OS FATORES QUE CORROBORAM PARA QUE UM NÚMERO ELEVADO DE ALUNOS CHEGUE AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I SEM TEREM SE APROPRIADO DOS REQUISITOS MÍNIMOS QUE EXIGEM A LEITURA E A ESCRITA. NA SALA DE AULA, O PROFESSOR DEVE ESTAR ATENTO E DISPOSTO A DESCOBRIR JUNTO A SEUS ALUNOS DIVERSAS MANEIRAS DE TORNAR O MOMENTO DA APRENDIZAGEM DIVERTIDO, DE MODO A COMBATER ÀS DIFICULDADES INDIVIDUAIS, EVITANDO O RISCO DE NEGLIGENCIÁ-LAS PELA AUSÊNCIA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. PARA O EMBASAMENTO DESSE ESTUDO UTILIZAMOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE NOS DEU SUPORTE PARA TAL INVESTIGAÇÃO, COMO TAMBÉM UTILIZAMOS DE OUTROS MEIOS, COMO INTERNET, LIVROS, REVISTAS, ENTRE OUTROS. DESTA FORMA, É NECESSÁRIO ESTABELECER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONCRETA, AVALIAR AS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO PARA ATIVIDADES E REVER ANTIGAS PRÁTICAS, QUE POR MUITAS VEZES SE APRESENTAM INEFICAZES E NÃO POSSIBILITA A TODOS OS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM EFETIVA.