Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÃO NA DIDÁTICA: UMA FORMA DE INCLUSÃO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, FATORES, RELATOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, Comunicação Oral (CO) AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional
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DESTA FORMA, É NECESSÁRIO ESTABELECER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONCRETA, AVALIAR AS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO PARA ATIVIDADES E REVER ANTIGAS PRÁTICAS, QUE POR MUITAS VEZES SE APRESENTAM INEFICAZES E NÃO POSSIBILITA A TODOS OS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM EFETIVA.A ESCOLHA DESSE ESTUDO FOI DE OUVIR RELATOS E MAIS RELATOS DE PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS SEUS ALUNOS, COMO TAMBÉM DAS DIFICULDADES QUE ELAS ENFRENTAM " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, FATORES, RELATOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID203_24092021084949.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "JOELMA REJANE" "autor_email" => "joelmarejane.cg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81863 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 203 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÃO NA DIDÁTICA: UMA FORMA DE INCLUSÃO" "resumo" => "A ESCOLHA DESSE ESTUDO FOI DE OUVIR RELATOS E MAIS RELATOS DE PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS SEUS ALUNOS, COMO TAMBÉM DAS DIFICULDADES QUE ELAS ENFRENTAM DEVIDO ESSE PROBLEMA, UMA DELAS DISSE QUE MUITOS ALUNOS E ALUNAS DO 5°ANO NÃO CONSEGUEM LER E ESCREVER. 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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

A ESCOLHA DESSE ESTUDO FOI DE OUVIR RELATOS E MAIS RELATOS DE PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS SEUS ALUNOS, COMO TAMBÉM DAS DIFICULDADES QUE ELAS ENFRENTAM DEVIDO ESSE PROBLEMA, UMA DELAS DISSE QUE MUITOS ALUNOS E ALUNAS DO 5°ANO NÃO CONSEGUEM LER E ESCREVER. DADOS DE ÓRGÃOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DEMONSTRAM QUE NO BRASIL A APRENDIZAGEM NÃO OCORRE DE MANEIRA SATISFATÓRIA, MUITOS ESTUDANTES CHEGAM AO QUINTO ANO COM DIFICULDADE EM LEITURA E ESCRITA, MUITOS DELES EM NÍVEIS MUITO ABAIXO DO CONSIDERADO IDEAL. PROCURAMOS COMPREENDER OS FATORES QUE CORROBORAM PARA QUE UM NÚMERO ELEVADO DE ALUNOS CHEGUE AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I SEM TEREM SE APROPRIADO DOS REQUISITOS MÍNIMOS QUE EXIGEM A LEITURA E A ESCRITA. NA SALA DE AULA, O PROFESSOR DEVE ESTAR ATENTO E DISPOSTO A DESCOBRIR JUNTO A SEUS ALUNOS DIVERSAS MANEIRAS DE TORNAR O MOMENTO DA APRENDIZAGEM DIVERTIDO, DE MODO A COMBATER ÀS DIFICULDADES INDIVIDUAIS, EVITANDO O RISCO DE NEGLIGENCIÁ-LAS PELA AUSÊNCIA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. PARA O EMBASAMENTO DESSE ESTUDO UTILIZAMOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE NOS DEU SUPORTE PARA TAL INVESTIGAÇÃO, COMO TAMBÉM UTILIZAMOS DE OUTROS MEIOS, COMO INTERNET, LIVROS, REVISTAS, ENTRE OUTROS. DESTA FORMA, É NECESSÁRIO ESTABELECER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONCRETA, AVALIAR AS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO PARA ATIVIDADES E REVER ANTIGAS PRÁTICAS, QUE POR MUITAS VEZES SE APRESENTAM INEFICAZES E NÃO POSSIBILITA A TODOS OS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM EFETIVA.

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