MATEMÁTICA FINANCEIRA: PERCENTUAL DE EVASÃO DOS
DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO
IEA/UNIFESSPA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81520 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2902 "inscrito_id" => 5594 "titulo" => """ MATEMÁTICA FINANCEIRA: PERCENTUAL DE EVASÃO DOS \r\n DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO \r\n IEA/UNIFESSPA """ "resumo" => """ NESSE TRABALHO, APRESENTAMOS DUAS ABORDAGENS: I) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O TEMA DA \r\n PESQUISA E II) ESTUDO DE ANÁLISE QUALITATIVA, DESENVOLVIDA NO INSTITUTO DE ENGENHARIA DO ARAGUAIA \r\n (IEA), ONDE FOI VERIFICADO O PERCENTUAL DE EVASÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM \r\n MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), DURANTE OS ANOS DE \r\n 2014 ATÉ 2019. VISANDO O ÍNDICE ELEVADO DE EVASÃO DURANTE O REFERIDO CURSO, HOUVE A NECESSIDADE DE \r\n DESENVOLVER UM LEVANTAMENTO PARA INVESTIGAR O PERCENTUAL DE ALUNOS QUE REALIZARAM A MATRÍCULA \r\n PARTICIPANDO DAS PRIMEIRAS AULAS E DESISTINDO NA SEQUÊNCIA COM POUCAS SEMANAS DE AULAS. O PRINCIPAL \r\n OBJETIVO DESTE ESTUDO, FOI PAUTADO NA ANÁLISE DO PERCENTUAL DE ALUNOS QUE: SE MATRICULARAM, \r\n CONTINUARAM OS ESTUDOS E/OU CONCLUÍRAM A GRADUAÇÃO NO PERÍODO ENTRE OS ANOS DE 2014 - 2019 DO CURSO \r\n DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, OFERTADO NOS TURNOS: MATUTINO E NOTURNO. POR FIM, COM BASE NA COLETA \r\n DE DADOS IN LOCO, BUSCAMOS APLICAR OS CONCEITOS PROVENIENTES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA,\r\n CALCULANDO O ÍNDICE PERCENTUAL DE EVASÃO DOS DISCENTES. PORTANTO, O ESTUDO VISA CONTRIBUIR E/OU \r\n INCENTIVAR FUTURAMENTE COM PESQUISAS SOBRE A AVERIGUAÇÃO DAS CAUSAS DE TAL EVASÃO DENTRO DO IEA, \r\n POSSIBILITANDO DESTA MANEIRA A PERMANÊNCIA DE UM ÍNDICE MAIOR DE ESTUDANTES NO CAMPUS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA, PERCENTUAL DE EVASÃO, UNIFESSPA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID5594_05112021140301.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRA SANTOS FERRUGINE" "autor_nome_curto" => "SAMIRA FERRUGINE" "autor_email" => "ferrugine.sf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81520 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2902 "inscrito_id" => 5594 "titulo" => """ MATEMÁTICA FINANCEIRA: PERCENTUAL DE EVASÃO DOS \r\n DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO \r\n IEA/UNIFESSPA """ "resumo" => """ NESSE TRABALHO, APRESENTAMOS DUAS ABORDAGENS: I) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O TEMA DA \r\n PESQUISA E II) ESTUDO DE ANÁLISE QUALITATIVA, DESENVOLVIDA NO INSTITUTO DE ENGENHARIA DO ARAGUAIA \r\n (IEA), ONDE FOI VERIFICADO O PERCENTUAL DE EVASÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM \r\n MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), DURANTE OS ANOS DE \r\n 2014 ATÉ 2019. VISANDO O ÍNDICE ELEVADO DE EVASÃO DURANTE O REFERIDO CURSO, HOUVE A NECESSIDADE DE \r\n DESENVOLVER UM LEVANTAMENTO PARA INVESTIGAR O PERCENTUAL DE ALUNOS QUE REALIZARAM A MATRÍCULA \r\n PARTICIPANDO DAS PRIMEIRAS AULAS E DESISTINDO NA SEQUÊNCIA COM POUCAS SEMANAS DE AULAS. O PRINCIPAL \r\n OBJETIVO DESTE ESTUDO, FOI PAUTADO NA ANÁLISE DO PERCENTUAL DE ALUNOS QUE: SE MATRICULARAM, \r\n CONTINUARAM OS ESTUDOS E/OU CONCLUÍRAM A GRADUAÇÃO NO PERÍODO ENTRE OS ANOS DE 2014 - 2019 DO CURSO \r\n DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, OFERTADO NOS TURNOS: MATUTINO E NOTURNO. POR FIM, COM BASE NA COLETA \r\n DE DADOS IN LOCO, BUSCAMOS APLICAR OS CONCEITOS PROVENIENTES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA,\r\n CALCULANDO O ÍNDICE PERCENTUAL DE EVASÃO DOS DISCENTES. PORTANTO, O ESTUDO VISA CONTRIBUIR E/OU \r\n INCENTIVAR FUTURAMENTE COM PESQUISAS SOBRE A AVERIGUAÇÃO DAS CAUSAS DE TAL EVASÃO DENTRO DO IEA, \r\n POSSIBILITANDO DESTA MANEIRA A PERMANÊNCIA DE UM ÍNDICE MAIOR DE ESTUDANTES NO CAMPUS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA, PERCENTUAL DE EVASÃO, UNIFESSPA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID5594_05112021140301.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRA SANTOS FERRUGINE" "autor_nome_curto" => "SAMIRA FERRUGINE" "autor_email" => "ferrugine.sf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }