ESTE ESTUDO É DE NATUREZA TEÓRICA E TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROCESSO INCLUSIVO DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA, E BUSCA INDÍCIOS DE UM CAMINHAR DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, NO CONTEXTO EDUCACIONAL SUPERIOR. PERPASSAMOS NUANCES HISTÓRICAS DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO; DESCREVEMOS CONQUISTAS E ASPECTOS RELEVANTES DAS LEIS; AVANÇAMOS EM UM PERCURSO ATÉ A EDUCAÇÃO SUPERIOR, ASSOCIANDO A FORMAÇÃO DOCENTE; ANALISAMOS AS TICS UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR POR ESTUDANTES COM TEA E PROFESSORES, QUE VIABILIZAM AS DIVERSAS FORMAS DE ACESSIBILIDADE E SERVIDO COMO FERRAMENTAS A ESTES INDIVÍDUOS PRINCIPALMENTE NOS ASPECTOS SENSORIAIS, MOTORAS, ASSIM COMO AOS QUE NECESSITAM DE COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA. FORAM REALIZADAS BUSCA E ANÁLISE EM BASE DE PATENTES E ARTIGOS CIENTÍFICOS COM O INTUITO DE SE OBTER UM PANORAMA DAS PRINCIPAIS TICS QUE TÊM SIDO APLICADAS AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. O REFERENCIAL TEÓRICO TRAZ INFORMAÇÕES RELACIONADAS À TEMÁTICA: INCLUSÃO, ENSINO SUPERIOR, LEGISLAÇÃO, TEA, TICS E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE HÁ UMA RELAÇÃO POSITIVA ENTRE AS TICS UTILIZADAS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E CARACTERÍSTICAS DOS ESTUDANTES COM TEA.