ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DA QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81292 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2403 "inscrito_id" => 1508 "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DA QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA É APONTADO EM VÁRIOS ESTUDOS DA ÁREA COMO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADÃ DEVIDO OS CONCEITOS CIENTÍFICOS SUSTENTAR A COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS E APLICABILIDADE DOS MESMOS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO DISSERTA A RESPEITO DE EVIDÊNCIAS DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS NAS AULAS DE QUÍMICA A PARTIR DA ADAPTAÇÃO DO ENSINO FRENTE AO CONTEXTO DA PANDEMIA. A METODOLOGIA APLICADA A ESSA INVESTIGAÇÃO É O ESTUDO DE CASO DE NATUREZA QUALITATIVA, POIS DESCREVEREMOS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ARGUMENTAÇÃO OBSERVADA EM AULA E SUA OCORRÊNCIA. TIVEMOS COMO OBJETIVO VERIFICAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO DISCURSO ARGUMENTATIVO QUE PROMOVEM A TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS AULAS DE QUÍMICA EM PERÍODO DE PANDEMIA. AS AULAS ACOMPANHADAS CORRESPONDEM A UMA TURMA DO 1º ANO DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PASSIRA PERNAMBUCO. FORAM OBSERVADAS QUATRO AULAS NA MODALIDADE SÍNCRONA POR MEIO DO GOOGLE MEET E NO DECORRER CONSTATAMOS QUE O PROFESSOR SE PROPÔS A UTILIZAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLARAM A ARGUMENTATIVIDADE E ESSE RECURSO CHAMOU A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES AO PONTO DE INTERAGIR NA MEDIDA EM QUE ERAM DESAFIADOS A APRESENTAR RESPOSTAS PARA AS DETERMINADAS PERGUNTAS SOBRE O CONTEÚDO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. ASSIM, TESTIFICAMOS QUE NESSE PROCESSO DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO IDENTIFICAMOS ALGUMAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS QUE APOIARAM A INTERPRETAÇÃO DO SABER, TAIS COMO A RECAPITULAÇÃO DO CONTEÚDO, FORMULAÇÃO DE PERGUNTAS COM O INCENTIVO A RESPONDER E OUTROS, SOBRE A TEMÁTICA EM PAUTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ARGUMENTAÇÃO, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1508_30092021235437.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIANE JOSILEIDE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAIANE SILVA" "autor_email" => "jaiane.silva098@gmail.com" "autor_ies" => "IFPE- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81292 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2403 "inscrito_id" => 1508 "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DA QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA É APONTADO EM VÁRIOS ESTUDOS DA ÁREA COMO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADÃ DEVIDO OS CONCEITOS CIENTÍFICOS SUSTENTAR A COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS E APLICABILIDADE DOS MESMOS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO DISSERTA A RESPEITO DE EVIDÊNCIAS DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS NAS AULAS DE QUÍMICA A PARTIR DA ADAPTAÇÃO DO ENSINO FRENTE AO CONTEXTO DA PANDEMIA. A METODOLOGIA APLICADA A ESSA INVESTIGAÇÃO É O ESTUDO DE CASO DE NATUREZA QUALITATIVA, POIS DESCREVEREMOS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ARGUMENTAÇÃO OBSERVADA EM AULA E SUA OCORRÊNCIA. TIVEMOS COMO OBJETIVO VERIFICAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO DISCURSO ARGUMENTATIVO QUE PROMOVEM A TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS AULAS DE QUÍMICA EM PERÍODO DE PANDEMIA. AS AULAS ACOMPANHADAS CORRESPONDEM A UMA TURMA DO 1º ANO DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PASSIRA PERNAMBUCO. FORAM OBSERVADAS QUATRO AULAS NA MODALIDADE SÍNCRONA POR MEIO DO GOOGLE MEET E NO DECORRER CONSTATAMOS QUE O PROFESSOR SE PROPÔS A UTILIZAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLARAM A ARGUMENTATIVIDADE E ESSE RECURSO CHAMOU A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES AO PONTO DE INTERAGIR NA MEDIDA EM QUE ERAM DESAFIADOS A APRESENTAR RESPOSTAS PARA AS DETERMINADAS PERGUNTAS SOBRE O CONTEÚDO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. ASSIM, TESTIFICAMOS QUE NESSE PROCESSO DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO IDENTIFICAMOS ALGUMAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS QUE APOIARAM A INTERPRETAÇÃO DO SABER, TAIS COMO A RECAPITULAÇÃO DO CONTEÚDO, FORMULAÇÃO DE PERGUNTAS COM O INCENTIVO A RESPONDER E OUTROS, SOBRE A TEMÁTICA EM PAUTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ARGUMENTAÇÃO, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1508_30092021235437.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIANE JOSILEIDE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAIANE SILVA" "autor_email" => "jaiane.silva098@gmail.com" "autor_ies" => "IFPE- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }