PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO A - BNCC NO CONTEXTO REMOTO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81234 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2329 "inscrito_id" => 8714 "titulo" => "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO A - BNCC NO CONTEXTO REMOTO" "resumo" => "O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM SE TORNADO BASTANTE COMPLEXO, VISTO QUE É UMA TAREFA QUE FAZ PARTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NO MOMENTO ATUAL ESSE PROCESSO TEVE QUE SER RESSIGNIFICADO, OU SEJA, COM A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 O PROFESSOR TEVE QUE PLANEJAR DE ACORDO COM A REALIDADE DO ALUNO VISANDO AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO PONTE PARA REALIZAÇÃO DO PROCESSO. NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL O PLANEJAMENTO TORNOU-SE AINDA MAIS PREOCUPANTE, VISTO QUE OS PROFESSORES TIVERAM QUE FAZER ADAPTAÇÕES A ESSE PROCESSO DE FORMA DIGITAL. FIZEMOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS QUE DIRECIONARAM ESSA PESQUISA: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PLANEJANDO SUAS AULAS? QUAIS AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESTÃO CONTRIBUINDO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM? QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA BNCC (2017) NA CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ALUNOS NESSE FORMATO REMOTO? ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR OS CONCEITOS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO ENSINO REMOTO PARA UMA MELHOR QUALIDADE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS BEM COMO NA PRÁTICA DOCENTE, COMO ESPECÍFICOS QUEREMOS APRESENTAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO PLANEJAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE DE FORMA REMOTA. COMO PROCEDIMENTO OPTAMOS PELO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E EXPERIENCIA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESSA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO PAUTADO EM AUTORES COMO: BRASIL (2017), CAGLIARI (2009) FREIRE (2008), GIL (2002), LUCKESI (1998), SCHMITT (2006), OSTETTO (1992, 2002), LIBÂNEO (1994), VASCONCELLOS (2000), LOPES (2002), REDIN (2013), LDB (1996), DENTRE OUTROS. ANALISAMOS QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL MESMO DIANTE DO CONTEXTO ATUAL NÃO PODE SER DEIXADO DE LADO É UMA PONTE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS REMOTAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, REMOTO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, BNCC, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID8714_30092021224132.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARICE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARICE DA SILVA" "autor_email" => "maclarice.silva@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81234 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2329 "inscrito_id" => 8714 "titulo" => "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO A - BNCC NO CONTEXTO REMOTO" "resumo" => "O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM SE TORNADO BASTANTE COMPLEXO, VISTO QUE É UMA TAREFA QUE FAZ PARTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NO MOMENTO ATUAL ESSE PROCESSO TEVE QUE SER RESSIGNIFICADO, OU SEJA, COM A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 O PROFESSOR TEVE QUE PLANEJAR DE ACORDO COM A REALIDADE DO ALUNO VISANDO AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO PONTE PARA REALIZAÇÃO DO PROCESSO. NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL O PLANEJAMENTO TORNOU-SE AINDA MAIS PREOCUPANTE, VISTO QUE OS PROFESSORES TIVERAM QUE FAZER ADAPTAÇÕES A ESSE PROCESSO DE FORMA DIGITAL. FIZEMOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS QUE DIRECIONARAM ESSA PESQUISA: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PLANEJANDO SUAS AULAS? QUAIS AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESTÃO CONTRIBUINDO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM? QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA BNCC (2017) NA CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ALUNOS NESSE FORMATO REMOTO? ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR OS CONCEITOS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO ENSINO REMOTO PARA UMA MELHOR QUALIDADE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS BEM COMO NA PRÁTICA DOCENTE, COMO ESPECÍFICOS QUEREMOS APRESENTAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO PLANEJAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE DE FORMA REMOTA. COMO PROCEDIMENTO OPTAMOS PELO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E EXPERIENCIA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESSA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO PAUTADO EM AUTORES COMO: BRASIL (2017), CAGLIARI (2009) FREIRE (2008), GIL (2002), LUCKESI (1998), SCHMITT (2006), OSTETTO (1992, 2002), LIBÂNEO (1994), VASCONCELLOS (2000), LOPES (2002), REDIN (2013), LDB (1996), DENTRE OUTROS. ANALISAMOS QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL MESMO DIANTE DO CONTEXTO ATUAL NÃO PODE SER DEIXADO DE LADO É UMA PONTE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS REMOTAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, REMOTO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, BNCC, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID8714_30092021224132.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARICE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARICE DA SILVA" "autor_email" => "maclarice.silva@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }