CURRÍCULO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO SOCIOPOLÍTICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80848 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1875 "inscrito_id" => 3224 "titulo" => "CURRÍCULO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO SOCIOPOLÍTICA" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COMO UM ATO POLÍTICO CONSTRUÍDO POR MARCOS LEGAIS DESDE O PRIMEIRO CURRÍCULO PRESCRITO PARA O COLÉGIO PEDRO II. ALÉM DISSO, PRETENDE-SE OBSERVAR COMO AS PRÁTICAS SOCIAIS DOMINANTES QUE ESTÃO VIGENTES EM DETERMINADO ESPAÇO-TEMPO SÃO OS PRINCIPAIS AGENTES NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO, ISSO PORQUE O QUE DETERMINA O “IMPORTANTE” SÃO ESCOLHAS POLÍTICAS MUTÁVEIS, QUE CORROBORAM, INCLUSIVE, COM MECANISMOS DE EXCLUSÃO SOCIAL. APÓS ESTABELECER QUE CURRÍCULO É, PRINCIPALMENTE, UM ATO POLÍTICO, PASSAMOS PARA O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA QUE É ANALISAR COMO HISTORICAMENTE SE FORMOU O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. PARA FINS DE COMPARAÇÃO, OPTOU-SE POR CONSIDERAR OS DOCUMENTOS CURRICULARES DE TRÊS DISTINTOS MOMENTOS NA POLÍTICA BRASILEIRA: O BRASIL IMPÉRIO, QUANDO É INSTITUCIONALIZADO O PRIMEIRO CURRÍCULO DOCUMENTAL PADRÃO A SER UTILIZADO NO COLÉGIO PEDRO II; O BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO PÓS DITADURA MILITAR, COM O “RE-FORTALECIMENTO” DA DISCIPLINA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS); E, POR FIM, O BRASIL COM A DEMOCRACIA CONSOLIDADA E A INSTAURAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). PARA CONCLUIR NOSSAS DISCUSSÕES OPTAMOS POR, ALÉM DE CONSULTAR OS DOCUMENTOS-BASE, CONVERSAR COM AUTORES QUE TRABALHARAM OS MARCOS LEGAIS DE DIFERENTES ÉPOCAS COMEÇANDO NA ÉPOCA DO IMPÉRIO(ROCHA, 2014; MARTINS DE ALBUQUERQUE, 2011), ATÉ CHEGAR NAS ÚLTIMAS GRANDES MUDANÇAS COM OS PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES - PCN (CAVALCANTI, 2010) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC (GUIMARÃES, 2018; LAPERUTA-MARTINS, ZWIRTES, 2020)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO, GEOGRAFIA ESCOLAR, DOCUMENTOS CURRICULARES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID3224_27092021170328.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DIAS ASSIS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BRUNA DOS SANTOS" "autor_email" => "bruna_das@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80848 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1875 "inscrito_id" => 3224 "titulo" => "CURRÍCULO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO SOCIOPOLÍTICA" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COMO UM ATO POLÍTICO CONSTRUÍDO POR MARCOS LEGAIS DESDE O PRIMEIRO CURRÍCULO PRESCRITO PARA O COLÉGIO PEDRO II. ALÉM DISSO, PRETENDE-SE OBSERVAR COMO AS PRÁTICAS SOCIAIS DOMINANTES QUE ESTÃO VIGENTES EM DETERMINADO ESPAÇO-TEMPO SÃO OS PRINCIPAIS AGENTES NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO, ISSO PORQUE O QUE DETERMINA O “IMPORTANTE” SÃO ESCOLHAS POLÍTICAS MUTÁVEIS, QUE CORROBORAM, INCLUSIVE, COM MECANISMOS DE EXCLUSÃO SOCIAL. APÓS ESTABELECER QUE CURRÍCULO É, PRINCIPALMENTE, UM ATO POLÍTICO, PASSAMOS PARA O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA QUE É ANALISAR COMO HISTORICAMENTE SE FORMOU O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. PARA FINS DE COMPARAÇÃO, OPTOU-SE POR CONSIDERAR OS DOCUMENTOS CURRICULARES DE TRÊS DISTINTOS MOMENTOS NA POLÍTICA BRASILEIRA: O BRASIL IMPÉRIO, QUANDO É INSTITUCIONALIZADO O PRIMEIRO CURRÍCULO DOCUMENTAL PADRÃO A SER UTILIZADO NO COLÉGIO PEDRO II; O BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO PÓS DITADURA MILITAR, COM O “RE-FORTALECIMENTO” DA DISCIPLINA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS); E, POR FIM, O BRASIL COM A DEMOCRACIA CONSOLIDADA E A INSTAURAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). PARA CONCLUIR NOSSAS DISCUSSÕES OPTAMOS POR, ALÉM DE CONSULTAR OS DOCUMENTOS-BASE, CONVERSAR COM AUTORES QUE TRABALHARAM OS MARCOS LEGAIS DE DIFERENTES ÉPOCAS COMEÇANDO NA ÉPOCA DO IMPÉRIO(ROCHA, 2014; MARTINS DE ALBUQUERQUE, 2011), ATÉ CHEGAR NAS ÚLTIMAS GRANDES MUDANÇAS COM OS PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES - PCN (CAVALCANTI, 2010) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC (GUIMARÃES, 2018; LAPERUTA-MARTINS, ZWIRTES, 2020)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO, GEOGRAFIA ESCOLAR, DOCUMENTOS CURRICULARES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID3224_27092021170328.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DIAS ASSIS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BRUNA DOS SANTOS" "autor_email" => "bruna_das@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }