O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELO ACADÊMICO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE REGÊNCIA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA) NO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICA (CCAB) DA REFERIDA UNIVERSIDADE. EM CONTEXTO QUANDO PARAMOS PARA ANALISAR AS METODOLOGIAS QUE SÃO UTILIZADAS PARA FACILITAR A COMPREENSÃO REFERENTE À FISIOLOGIA VEGETAL, NATURALMENTE, MESMO NO PERÍODO PRÉ PANDEMIA, A TECNOLOGIA JÁ ERA UTILIZADA PARA FACILITAR ESTE PROCESSO. DESTA FORMA, O ENSINO REMOTO NÃO IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DESSAS AÇÕES UMA VEZ QUE AS PLANTAS ESTÃO INSERIDAS EM TODOS OS AMBIENTES OS QUAIS CONVIVEMOS. DURANTE TODO O RELATO FICA CLARO A COMPLEXIDADE E O QUANTO O NÍVEL DE PLANEJAMENTO É ESSENCIAL PARA DESPERTAR O INTERESSE E A COMPREENSÃO DA FISIOLOGIA VEGETAL NOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. POSSIBILITANDO A COMPREENSÃO DESSE TEMA NÃO COMO CONTEÚDO OBRIGATÓRIO, MAS COMO UMA VIVÊNCIA COTIDIANA DE TAMANHA IMPORTÂNCIA PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA DE QUASE TODOS OS SERES VIVOS DO PLANETA. COM ESSAS AÇÕES FORAM GARANTIDAS UMA BOA FORMAÇÃO INICIAL FUNDAMENTADA NA TEORIA E VIVENCIADA NA PRÁTICA DE MODO A GARANTIR ESPAÇO DE REFLEXÃO, PESQUISA E DE CONSTRUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL.