DIALETO LGBT, AS LINGUAGENS, COMO CHAMA, COMO FUNCIONA COMO UM INSTRUMENTO LINGUÍSTO-CULTURAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80644 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1588 "inscrito_id" => 4768 "titulo" => "DIALETO LGBT, AS LINGUAGENS, COMO CHAMA, COMO FUNCIONA COMO UM INSTRUMENTO LINGUÍSTO-CULTURAL" "resumo" => "ESTE TRABALHO ABORDA O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DESAFIADORA PROPOSTA NA DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADORES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) V, DO CURSO EM LETRAS/PORTUGUÊS DO IFAL/UAB. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É: INTENCIONARMOS O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ELEVAREM DIDÁTICA PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS, INTERDISCIPLINARES E MULTICULTURAIS NO PROCESSO DE ENSINO HÍBRIDO; POR MEIO DE UMA DISCUSSÃO QUE SE DESLOCA DA ESFERA DA SOCIEDADE LGBT NACIONAL E ASSUME UM CONSIDERÁVEL POTENCIAL PARA A EDUCAÇÃO HIBRIDA. LEGISLATIVAMENTE NÃO SÃO ERRADAS AS TEMÁTICAS DE UNIÃO/CASAMENTO DE PESSOAS DO MESMO SEXO, ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS, PROCESSO DE FERTILIZAÇÃO, NOVAS CONFIGURAÇÕES DE FAMÍLIA, O DIREITO PREVIDENCIÁRIO E SUCESSÓRIO E AS RETIFICAÇÕES DE REGISTRO PELO RECONHECIMENTO DE TRANSEXUALIDADE. ESTAS DISCUSSÕES ATUAIS SÃO SUBMETIDAS A PRESTAÇÃO JURISDICIONAL E A DOUTRINA, E GERAM JURISPRUDÊNCIA. A PESQUISA TRAZ, COMO INSTRUMENTO-CHAVE UTILIZADA NA METODOLOGIA, UMA RODA DE CONVERSA ONLINE PELO WHATSAPP, ALÉM DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO. AO REALIZARMOS A RODA DE CONVERSA, CONSEGUIMOS RESPOSTAS INTERESSANTES. FOI CONSTATADO UM FOSSO ENTRE OUTRAS NORMATIVAS, QUE PERMITEM A INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO CURRÍCULO, E SUAS EFETIVAS PRÁTICAS. COMPARTILHAREMOS OS RESULTADOS ABORDANDO-OS EM GRÁFICOS, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DESSES. CONCLUI-SE, ENTÃO, QUE É IDENTIFICÁVEL CADA VEZ MAIS AGUÇADA DENTRO DE ESCOLAS A PREDOMINÂNCIA DO CENÁRIO HETEROCISNORMATIVO, E DE SUMA IMPORTÂNCIA AS MUNDAÇAS NECESSÁRIAS NESSE AMBIENTE, PARA A DIVERSIFICAÇÃO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LINGUAGEM LGBT, DIVERSIDADE E GÊNERO, ENSINO, ORIENTAÇÃO E FORMAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA107_ID2486_29072021212623.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REMILDA PORFÍRIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "REMILDA P. SANTOS" "autor_email" => "remildaalegresempre@hotma" "autor_ies" => "INTERAMERICANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80644 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1588 "inscrito_id" => 4768 "titulo" => "DIALETO LGBT, AS LINGUAGENS, COMO CHAMA, COMO FUNCIONA COMO UM INSTRUMENTO LINGUÍSTO-CULTURAL" "resumo" => "ESTE TRABALHO ABORDA O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DESAFIADORA PROPOSTA NA DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADORES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) V, DO CURSO EM LETRAS/PORTUGUÊS DO IFAL/UAB. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É: INTENCIONARMOS O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ELEVAREM DIDÁTICA PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS, INTERDISCIPLINARES E MULTICULTURAIS NO PROCESSO DE ENSINO HÍBRIDO; POR MEIO DE UMA DISCUSSÃO QUE SE DESLOCA DA ESFERA DA SOCIEDADE LGBT NACIONAL E ASSUME UM CONSIDERÁVEL POTENCIAL PARA A EDUCAÇÃO HIBRIDA. LEGISLATIVAMENTE NÃO SÃO ERRADAS AS TEMÁTICAS DE UNIÃO/CASAMENTO DE PESSOAS DO MESMO SEXO, ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS, PROCESSO DE FERTILIZAÇÃO, NOVAS CONFIGURAÇÕES DE FAMÍLIA, O DIREITO PREVIDENCIÁRIO E SUCESSÓRIO E AS RETIFICAÇÕES DE REGISTRO PELO RECONHECIMENTO DE TRANSEXUALIDADE. ESTAS DISCUSSÕES ATUAIS SÃO SUBMETIDAS A PRESTAÇÃO JURISDICIONAL E A DOUTRINA, E GERAM JURISPRUDÊNCIA. A PESQUISA TRAZ, COMO INSTRUMENTO-CHAVE UTILIZADA NA METODOLOGIA, UMA RODA DE CONVERSA ONLINE PELO WHATSAPP, ALÉM DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO. AO REALIZARMOS A RODA DE CONVERSA, CONSEGUIMOS RESPOSTAS INTERESSANTES. FOI CONSTATADO UM FOSSO ENTRE OUTRAS NORMATIVAS, QUE PERMITEM A INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO CURRÍCULO, E SUAS EFETIVAS PRÁTICAS. COMPARTILHAREMOS OS RESULTADOS ABORDANDO-OS EM GRÁFICOS, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DESSES. CONCLUI-SE, ENTÃO, QUE É IDENTIFICÁVEL CADA VEZ MAIS AGUÇADA DENTRO DE ESCOLAS A PREDOMINÂNCIA DO CENÁRIO HETEROCISNORMATIVO, E DE SUMA IMPORTÂNCIA AS MUNDAÇAS NECESSÁRIAS NESSE AMBIENTE, PARA A DIVERSIFICAÇÃO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LINGUAGEM LGBT, DIVERSIDADE E GÊNERO, ENSINO, ORIENTAÇÃO E FORMAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA107_ID2486_29072021212623.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REMILDA PORFÍRIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "REMILDA P. SANTOS" "autor_email" => "remildaalegresempre@hotma" "autor_ies" => "INTERAMERICANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }