O USO DA LITERATURA DE CORDEL COMO ALTERNATIVA DE RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA BOTANICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80561 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1476 "inscrito_id" => 7459 "titulo" => "O USO DA LITERATURA DE CORDEL COMO ALTERNATIVA DE RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA BOTANICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A BOTÂNICA NO ENSINO ATUAL AINDA É BASEADA EM ESTRATÉGIAS TRADICIONAIS, OU SEJA, DE FORMA CANSATIVA E DESCRITIVA. A URBANIZAÇÃO ESTIMULA O AFASTAMENTO DA NATUREZA GERANDO DIVERSOS PROBLEMAS, A CEGUEIRA BOTÂNICA SE REFERE A ESSAS PROBLEMÁTICAS QUE ESTÃO RELACIONADOS A FALTA DE COMPREENSÃO DAS PLANTAS COMO SERES RESPONSÁVEIS EM MANTER O EQUILÍBRIO E POSSIBILITAR A ALIMENTAÇÃO, MEDICAMENTOS E OUTROS SUPORTES. PARA SUPRIR ESSES PROBLEMAS É NECESSÁRIO QUE SEJA DESENVOLVIDO NO ENSINO METODOLOGIAS E RECURSOS QUE SANEM ESSAS DIFICULDADES E QUE CULMINE NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS ATUAIS E FUTUROS, AO MESMO TEMPO QUE SEJA CAPAZ DE SER DINÂMICO E ESTIMULE A CRIATIVIDADE. A LITERATURA DE CORDEL VEM ENTÃO COMO FERRAMENTA CAPAZ DE ENSINAR A BOTÂNICA E LITERATURA, REFORÇANDO MAIS AINDA A IDENTIDADE CULTURAL AGORA VINCULADA AOS CONTEÚDOS RELACIONADOS ÀS CIÊNCIAS. O OBJETIVO DESTE PRESENTE TRABALHO É RELATAR A LITERATURA DE CORDEL COMO POSSIBILIDADE DE RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BOTÂNICA, DESPERTANDO O INTERESSE DOS DISCENTES, UMA MAIOR INTERAÇÃO RELACIONADA A ATIVIDADES EM GRUPOS E COM O PROFESSOR, DIMINUINDO ENTÃO AS SUAS DIFICULDADES REFERENTES A CONCEITOS BOTÂNICOS ESPECÍFICOS. O CORDEL CRIADO COM O TÍTULO “RITUAL DAS PTERIDÓFITAS" APRESENTOU UM RESULTADO POSITIVO, CONSIDERANDO QUE PARA A CONSTRUÇÃO DO MESMO DETERMINADOS CRITÉRIOS FORAM SEGUIDOS COMO IMAGENS ASSOCIADAS ÀS INFORMAÇÕES, REGRAS GRAMATICAIS E A SONORIDADE. ALUNOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA QUE TENHAM EXPERIÊNCIAS COM ESSES RECURSOS DIDÁTICOS TERÃO PROFISSIONALMENTE A CAPACIDADE DE DESENVOLVER METODOLOGIAS QUE QUEBREM OS PARADIGMAS, SOLUCIONEM GRADATIVAMENTE AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS ATUAIS E FUTURAS ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO DE BOTÂNICA, ENSINO SUPERIOR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA101_ID8991_29072021145649.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA SANTOS" "autor_email" => "natalia.santossilva@ufpe." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAV" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80561 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1476 "inscrito_id" => 7459 "titulo" => "O USO DA LITERATURA DE CORDEL COMO ALTERNATIVA DE RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA BOTANICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A BOTÂNICA NO ENSINO ATUAL AINDA É BASEADA EM ESTRATÉGIAS TRADICIONAIS, OU SEJA, DE FORMA CANSATIVA E DESCRITIVA. A URBANIZAÇÃO ESTIMULA O AFASTAMENTO DA NATUREZA GERANDO DIVERSOS PROBLEMAS, A CEGUEIRA BOTÂNICA SE REFERE A ESSAS PROBLEMÁTICAS QUE ESTÃO RELACIONADOS A FALTA DE COMPREENSÃO DAS PLANTAS COMO SERES RESPONSÁVEIS EM MANTER O EQUILÍBRIO E POSSIBILITAR A ALIMENTAÇÃO, MEDICAMENTOS E OUTROS SUPORTES. PARA SUPRIR ESSES PROBLEMAS É NECESSÁRIO QUE SEJA DESENVOLVIDO NO ENSINO METODOLOGIAS E RECURSOS QUE SANEM ESSAS DIFICULDADES E QUE CULMINE NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS ATUAIS E FUTUROS, AO MESMO TEMPO QUE SEJA CAPAZ DE SER DINÂMICO E ESTIMULE A CRIATIVIDADE. A LITERATURA DE CORDEL VEM ENTÃO COMO FERRAMENTA CAPAZ DE ENSINAR A BOTÂNICA E LITERATURA, REFORÇANDO MAIS AINDA A IDENTIDADE CULTURAL AGORA VINCULADA AOS CONTEÚDOS RELACIONADOS ÀS CIÊNCIAS. O OBJETIVO DESTE PRESENTE TRABALHO É RELATAR A LITERATURA DE CORDEL COMO POSSIBILIDADE DE RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BOTÂNICA, DESPERTANDO O INTERESSE DOS DISCENTES, UMA MAIOR INTERAÇÃO RELACIONADA A ATIVIDADES EM GRUPOS E COM O PROFESSOR, DIMINUINDO ENTÃO AS SUAS DIFICULDADES REFERENTES A CONCEITOS BOTÂNICOS ESPECÍFICOS. O CORDEL CRIADO COM O TÍTULO “RITUAL DAS PTERIDÓFITAS" APRESENTOU UM RESULTADO POSITIVO, CONSIDERANDO QUE PARA A CONSTRUÇÃO DO MESMO DETERMINADOS CRITÉRIOS FORAM SEGUIDOS COMO IMAGENS ASSOCIADAS ÀS INFORMAÇÕES, REGRAS GRAMATICAIS E A SONORIDADE. ALUNOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA QUE TENHAM EXPERIÊNCIAS COM ESSES RECURSOS DIDÁTICOS TERÃO PROFISSIONALMENTE A CAPACIDADE DE DESENVOLVER METODOLOGIAS QUE QUEBREM OS PARADIGMAS, SOLUCIONEM GRADATIVAMENTE AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS ATUAIS E FUTURAS ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO DE BOTÂNICA, ENSINO SUPERIOR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA101_ID8991_29072021145649.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA SANTOS" "autor_email" => "natalia.santossilva@ufpe." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAV" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }