O DIÁLOGO HISTÓRICO E CULTURAL NO PROCESSO DE
ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80541 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1447 "inscrito_id" => 7518 "titulo" => """ O DIÁLOGO HISTÓRICO E CULTURAL NO PROCESSO DE \r\n ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR O RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TRATA DO PROCESSO \r\n HISTÓRICO E CULTURAL DE ALFABETIZAÇÃO. APRESENTANDO, DIALOGANDO COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO \r\n COM OS ASPECTOS CULTURAIS E DE CONSTRUÇÃO EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA \r\n ESTRUTURA ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO QUE COMTEMPLE AS \r\n CULTURAS E TERRITORIALIDADES PRESENTES NO MEIO SOCIAL. DESTACA AINDA, A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO \r\n ENVOLVIMENTO COM A ESCOLA PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O TRABALHO TEM COMO \r\n OBJETIVO MOSTRAR COMO O PROCESSO HISTÓRICO E CULTURAL DA ALFABETIZAÇÃO É FUNDAMENTAL E SIGNIFICATIVO NAS \r\n SERIES INICIAS, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EMOCIONAL E SOCIAL, DESENVOLVIDO DE FORMA \r\n RELEVANTE NAS SOCIALIZAÇÕES PRIMARIA E SECUNDARIA, PERCORRENDO A VIDA E FORMAÇÃO DA CRIANÇA. FOI \r\n REALIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA BASEADA NOS APORTES TEÓRICOS SILVA E\r\n KAULFUSS, (2017), GRAMSCI (2010), TENENTE (2020), AUTORES QUE ABORDAM CONCEPÇÕES SOBRE A TEMÁTICA \r\n PESQUISADA, ENALTECENDO UMA CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS. COMO\r\n RESULTADO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NO PROCESSO DE \r\n ALFABETIZAÇÃO, SE APRESENTA COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O ENSINO APRENDIZAGEM E \r\n DESENVOLVIMENTO NAS SEREIS INICIAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇAO, HISTORIA, CULTURA, FAMILIA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA103_ID9071_29072021113415.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERONICA DA SILVA DA CONCEIÇAO" "autor_nome_curto" => "MARIA VERONICA" "autor_email" => "vmveronicamaria2015@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80541 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1447 "inscrito_id" => 7518 "titulo" => """ O DIÁLOGO HISTÓRICO E CULTURAL NO PROCESSO DE \r\n ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR O RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TRATA DO PROCESSO \r\n HISTÓRICO E CULTURAL DE ALFABETIZAÇÃO. APRESENTANDO, DIALOGANDO COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO \r\n COM OS ASPECTOS CULTURAIS E DE CONSTRUÇÃO EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA \r\n ESTRUTURA ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO QUE COMTEMPLE AS \r\n CULTURAS E TERRITORIALIDADES PRESENTES NO MEIO SOCIAL. DESTACA AINDA, A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO \r\n ENVOLVIMENTO COM A ESCOLA PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O TRABALHO TEM COMO \r\n OBJETIVO MOSTRAR COMO O PROCESSO HISTÓRICO E CULTURAL DA ALFABETIZAÇÃO É FUNDAMENTAL E SIGNIFICATIVO NAS \r\n SERIES INICIAS, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EMOCIONAL E SOCIAL, DESENVOLVIDO DE FORMA \r\n RELEVANTE NAS SOCIALIZAÇÕES PRIMARIA E SECUNDARIA, PERCORRENDO A VIDA E FORMAÇÃO DA CRIANÇA. FOI \r\n REALIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA BASEADA NOS APORTES TEÓRICOS SILVA E\r\n KAULFUSS, (2017), GRAMSCI (2010), TENENTE (2020), AUTORES QUE ABORDAM CONCEPÇÕES SOBRE A TEMÁTICA \r\n PESQUISADA, ENALTECENDO UMA CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS. COMO\r\n RESULTADO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NO PROCESSO DE \r\n ALFABETIZAÇÃO, SE APRESENTA COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O ENSINO APRENDIZAGEM E \r\n DESENVOLVIMENTO NAS SEREIS INICIAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇAO, HISTORIA, CULTURA, FAMILIA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA103_ID9071_29072021113415.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERONICA DA SILVA DA CONCEIÇAO" "autor_nome_curto" => "MARIA VERONICA" "autor_email" => "vmveronicamaria2015@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }