A PRÁXIS EDUCATIVA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80104 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 831 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "A PRÁXIS EDUCATIVA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "A COMPLEXIDADE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DIFICULTAM O RECONHECIMENTO DOS FATORES QUE OS DEFINEM. PARTIMOS DA COMPRESSÃO DE QUE PRÁXIS POSSUEM SENTIDOS DIFERENTES. ENQUANTO A PRÁTICA ESTA VOLTADA PARA AS ATIVIDADES HUMANAS, DOTADAS DE UM SENTIDO UTILITÁRIO; A PRÁXIS SURGE COMO UMA ATITUDE FILOSÓFICA QUE ULTRAPASSA ESSA CONCEPÇÃO DE ATIVIDADE MERAMENTE UTILITÁRIA, INDIVIDUAL E AUTOSSUFICIENTE. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A PRÁXIS EDUCATIVA, COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL. A PESQUISA É DO TIPO BIBLIOGRÁFICA, PAUTADA NAS CONCEPÇÕES DE GIL (2008). FOI REALIZADA COM BASE NOS ESTUDOS, FICHAMENTOS DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS QUE DISCORREM SOBRE A TEMÁTICA. A IDEIA FOI PENSAR O QUE OCORRE NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA DINÂMICA DAS AÇÕES DAS PESSOAS E DA AÇÃO SOCIAL, CENTRALIZANDO-NOS NO QUE NOS MOVE COMO PONTO DE REFERÊNCIA PARA COMPREENDER A DINÂMICA DOS SUJEITOS E DAS INSTITUIÇÕES, QUE SE DESENVOLVEM NAS CHAMADAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. CONCEBEMOS A PRÁXIS EDUCATIVA COMO UMA ATIVIDADE PRÁTICA ADEQUADA A FINS, GUIADAS POR OBJETIVOS. UMA ATIVIDADE DE CRIAÇÃO, QUE TRANSFORMA O MUNDO E A SI MESMO, COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, A PRÁXIS EDUCATIVA, VISA À TRANSFORMAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS E SE EFETIVAM NOS CONTEXTOS DAS RELAÇÕES SOCIAIS ESTABELECIDAS ENTRE OS INDIVÍDUOS. A COMPREENSÃO DA PRÁXIS EDUCATIVA NOS POSSIBILITA REFLETIR SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL QUE ESTAMOS VIVENDO E AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO QUE PERMEIAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁXIS EDUCATIVA, EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID370_29072021172519.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "ÁGATA LAISA" "autor_email" => "agatalaysa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80104 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 831 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "A PRÁXIS EDUCATIVA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "A COMPLEXIDADE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DIFICULTAM O RECONHECIMENTO DOS FATORES QUE OS DEFINEM. PARTIMOS DA COMPRESSÃO DE QUE PRÁXIS POSSUEM SENTIDOS DIFERENTES. ENQUANTO A PRÁTICA ESTA VOLTADA PARA AS ATIVIDADES HUMANAS, DOTADAS DE UM SENTIDO UTILITÁRIO; A PRÁXIS SURGE COMO UMA ATITUDE FILOSÓFICA QUE ULTRAPASSA ESSA CONCEPÇÃO DE ATIVIDADE MERAMENTE UTILITÁRIA, INDIVIDUAL E AUTOSSUFICIENTE. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A PRÁXIS EDUCATIVA, COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL. A PESQUISA É DO TIPO BIBLIOGRÁFICA, PAUTADA NAS CONCEPÇÕES DE GIL (2008). FOI REALIZADA COM BASE NOS ESTUDOS, FICHAMENTOS DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS QUE DISCORREM SOBRE A TEMÁTICA. A IDEIA FOI PENSAR O QUE OCORRE NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA DINÂMICA DAS AÇÕES DAS PESSOAS E DA AÇÃO SOCIAL, CENTRALIZANDO-NOS NO QUE NOS MOVE COMO PONTO DE REFERÊNCIA PARA COMPREENDER A DINÂMICA DOS SUJEITOS E DAS INSTITUIÇÕES, QUE SE DESENVOLVEM NAS CHAMADAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. CONCEBEMOS A PRÁXIS EDUCATIVA COMO UMA ATIVIDADE PRÁTICA ADEQUADA A FINS, GUIADAS POR OBJETIVOS. UMA ATIVIDADE DE CRIAÇÃO, QUE TRANSFORMA O MUNDO E A SI MESMO, COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, A PRÁXIS EDUCATIVA, VISA À TRANSFORMAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS E SE EFETIVAM NOS CONTEXTOS DAS RELAÇÕES SOCIAIS ESTABELECIDAS ENTRE OS INDIVÍDUOS. A COMPREENSÃO DA PRÁXIS EDUCATIVA NOS POSSIBILITA REFLETIR SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL QUE ESTAMOS VIVENDO E AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO QUE PERMEIAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁXIS EDUCATIVA, EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID370_29072021172519.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "ÁGATA LAISA" "autor_email" => "agatalaysa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }