EXPECTATIVAS E OPINIÕES DE PAIS, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79734 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 2935 "titulo" => "EXPECTATIVAS E OPINIÕES DE PAIS, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO" "resumo" => "O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI O DE ANALISAR EXPECTATIVAS DE PROFESSORES, PAIS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. A RELEVÂNCIA CONSISTE EM PODER RECONHECER, COM BASE NA OBRA DE ERVING GOFFMAN QUE AS EXPECTATIVAS SE TORNAM CONFIGURADORAS DOS SUJEITOS E ISSO É FUNDAMENTAL PARA O RELACIONAMENTO DA ESCOLA COM A CRIANÇA QUE CARREGA EM SI O ESTIGMA DO DIAGNÓSTICO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UM MUNICÍPIO DA GRANDE SÃO PAULO A PARTIR DE IDENTIFICAÇÃO PRÉVIA DE ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL COM UM MAIOR NÚMERO DE DIAGNÓSTICOS QUE MENCIONAVAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, TEA. APÓS A IDENTIFICAÇÃO DE CINCO CRIANÇAS E SEUS FAMILIARES, FORAM MOBILIZADOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE TRABALHARAM COM AS CRIANÇAS SELECIONADAS. DENTRE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE FORAM ABORDADAS UMA NEUROLOGISTA, UMA FISIOTERAPEUTA, UMA FONOAUDIÓLOGA E UMA PSICÓLOGA. A METODOLOGIA CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM OS PAIS DE FORMA SEMIESTRUTURADA, EM TRÊS MOMENTOS ACRESCENTANDO UM QUARTO ENCONTRO PARA UMA RODA DE CONVERSA. COM OS PROFESSORES, DO INFANTIL E DO FUNDAMENTAL E TAMBÉM COM OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS EM DOIS MOMENTOS. OS RESULTADOS APONTARAM EXPECTATIVAS PARA A ESCOLARIZAÇÃO, MAS NÃO APENAS PARA ELA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EXPECTATIVAS, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ESCOLARIZAÇÃO, INCLUSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID2935_26072021094209.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAELEN BRANDINO GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "RAELEN" "autor_email" => "raelenbrandinog@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79734 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 2935 "titulo" => "EXPECTATIVAS E OPINIÕES DE PAIS, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO" "resumo" => "O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI O DE ANALISAR EXPECTATIVAS DE PROFESSORES, PAIS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. A RELEVÂNCIA CONSISTE EM PODER RECONHECER, COM BASE NA OBRA DE ERVING GOFFMAN QUE AS EXPECTATIVAS SE TORNAM CONFIGURADORAS DOS SUJEITOS E ISSO É FUNDAMENTAL PARA O RELACIONAMENTO DA ESCOLA COM A CRIANÇA QUE CARREGA EM SI O ESTIGMA DO DIAGNÓSTICO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UM MUNICÍPIO DA GRANDE SÃO PAULO A PARTIR DE IDENTIFICAÇÃO PRÉVIA DE ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL COM UM MAIOR NÚMERO DE DIAGNÓSTICOS QUE MENCIONAVAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, TEA. APÓS A IDENTIFICAÇÃO DE CINCO CRIANÇAS E SEUS FAMILIARES, FORAM MOBILIZADOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE TRABALHARAM COM AS CRIANÇAS SELECIONADAS. DENTRE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE FORAM ABORDADAS UMA NEUROLOGISTA, UMA FISIOTERAPEUTA, UMA FONOAUDIÓLOGA E UMA PSICÓLOGA. A METODOLOGIA CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM OS PAIS DE FORMA SEMIESTRUTURADA, EM TRÊS MOMENTOS ACRESCENTANDO UM QUARTO ENCONTRO PARA UMA RODA DE CONVERSA. COM OS PROFESSORES, DO INFANTIL E DO FUNDAMENTAL E TAMBÉM COM OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS EM DOIS MOMENTOS. OS RESULTADOS APONTARAM EXPECTATIVAS PARA A ESCOLARIZAÇÃO, MAS NÃO APENAS PARA ELA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EXPECTATIVAS, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ESCOLARIZAÇÃO, INCLUSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID2935_26072021094209.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAELEN BRANDINO GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "RAELEN" "autor_email" => "raelenbrandinog@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }