INSTRUMENTOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79081 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "INSTRUMENTOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS) É ENTENDIDA COMO UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM COLETIVA E COMPARTILHADA NO TRABALHO, REALIZADA A PARTIR DA REALIDADE DAS PESSOAS E DAS INSTITUIÇÕES, OU SEJA, AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS, OS SEUS CONHECIMENTOS E OS PROBLEMAS LOCAIS SÃO FOCO DE ATENÇÃO. NESTE SENTIDO, É IMPORTANTE A GARANTIA DO PLANEJAMENTO E A GESTÃO ADEQUADA DAS AÇÕES DE EPS PARA AUMENTAR A RESOLUBILIDADE DE MEDIDAS PACTUADAS E IMPLEMENTADAS NO SUS. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA QUE OBJETIVOU IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EPS, TENDO COMO REFERÊNCIA OS ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS DA ÁREA DA SAÚDE, NO CONTEXTO BRASILEIRO. ASSIM, FORAM REALIZADAS PESQUISAS NAS BASES DE DADOS LILACS E SCIELO, EM FEVEREIRO DE 2020, UTILIZANDO AS PALAVRAS-CHAVE “EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE”, “MONITORAMENTO” E “AVALIAÇÃO”, E FOI EMPREGADO OS FILTROS: ARTIGOS, TEXTOS COMPLETOS, LÍNGUA PORTUGUESA, PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. AS BUSCAS RESULTARAM EM 20 ARTIGOS NA BASE DE DADOS LILACS E 21 TEXTOS NA SCIELO, PORÉM, APÓS A LEITURA DAS PUBLICAÇÕES, APENAS 5 ARTIGOS FORAM CONSIDERADOS, POIS OS DEMAIS ERAM ITENS REPETIDOS OU NÃO SE RELACIONAVAM AO OBJETIVO DA PESQUISA. OS RESULTADOS DO ESTUDO INDICAM UM DESCONHECIMENTO SOBRE O QUE SIGNIFICA REALMENTE EPS. ELA É VISTA COMO SINÔNIMO DE TREINAMENTO, CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA, E AINDA DESENVOLVIDA PELA LÓGICA DE HIERARQUIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO DA TOMADA DE DECISÃO. OS TIPOS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO EMPREGADOS AINDA ESTÃO LIGADOS AO CARÁTER TÉCNICO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS (TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, CARGA HORÁRIA, PÚBLICO-ALVO, ETC). NÃO HÁ TENTATIVAS DE SE AVALIAR A EFETIVIDADE DAS AÇÕES, NEM OS RESULTADOS ALCANÇADOS OU MUDANÇAS PROMOVIDAS EM MÉDIO OU LONGO PRAZO. EVIDENCIA-SE TAMBÉM, UMA CARÊNCIA DE LITERATURA SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EPS E POUCOS INSTRUMENTOS ESPECÍFICOS PARA TAL. QUANDO EXISTE A TENTATIVA DE REALIZAR O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EPS, PERCEBE-SE A PREDOMINÂNCIA DA EXECUÇÃO DESSES PROCESSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA, SENDO QUE O INSTRUMENTO UTILIZADO É A AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (AMAQ). PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE TRABALHO QUE RESGATEM E FORTALEÇAM OS ASPECTOS DO PLANEJAMENTO COLETIVO E GESTÃO PARTICIPATIVA DAS AÇÕES DE EPS, DESDE O NÍVEL FEDERAL ATÉ O MUNICIPAL, GARANTINDO NÃO SÓ A IMPLEMENTAÇÃO DESTA LÓGICA DE TRABALHO, MAS TAMBÉM INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS DIVERSOS NÍVEIS GOVERNAMENTAIS DE ESTRATÉGIAS PARA MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE EPS." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID207_28102021175226.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA APARECIDA PIMENTA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nataliapimentapsi@yahoo.c" "autor_ies" => "UFU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79081 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "INSTRUMENTOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS) É ENTENDIDA COMO UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM COLETIVA E COMPARTILHADA NO TRABALHO, REALIZADA A PARTIR DA REALIDADE DAS PESSOAS E DAS INSTITUIÇÕES, OU SEJA, AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS, OS SEUS CONHECIMENTOS E OS PROBLEMAS LOCAIS SÃO FOCO DE ATENÇÃO. NESTE SENTIDO, É IMPORTANTE A GARANTIA DO PLANEJAMENTO E A GESTÃO ADEQUADA DAS AÇÕES DE EPS PARA AUMENTAR A RESOLUBILIDADE DE MEDIDAS PACTUADAS E IMPLEMENTADAS NO SUS. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA QUE OBJETIVOU IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EPS, TENDO COMO REFERÊNCIA OS ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS DA ÁREA DA SAÚDE, NO CONTEXTO BRASILEIRO. ASSIM, FORAM REALIZADAS PESQUISAS NAS BASES DE DADOS LILACS E SCIELO, EM FEVEREIRO DE 2020, UTILIZANDO AS PALAVRAS-CHAVE “EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE”, “MONITORAMENTO” E “AVALIAÇÃO”, E FOI EMPREGADO OS FILTROS: ARTIGOS, TEXTOS COMPLETOS, LÍNGUA PORTUGUESA, PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. AS BUSCAS RESULTARAM EM 20 ARTIGOS NA BASE DE DADOS LILACS E 21 TEXTOS NA SCIELO, PORÉM, APÓS A LEITURA DAS PUBLICAÇÕES, APENAS 5 ARTIGOS FORAM CONSIDERADOS, POIS OS DEMAIS ERAM ITENS REPETIDOS OU NÃO SE RELACIONAVAM AO OBJETIVO DA PESQUISA. OS RESULTADOS DO ESTUDO INDICAM UM DESCONHECIMENTO SOBRE O QUE SIGNIFICA REALMENTE EPS. ELA É VISTA COMO SINÔNIMO DE TREINAMENTO, CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA, E AINDA DESENVOLVIDA PELA LÓGICA DE HIERARQUIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO DA TOMADA DE DECISÃO. OS TIPOS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO EMPREGADOS AINDA ESTÃO LIGADOS AO CARÁTER TÉCNICO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS (TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, CARGA HORÁRIA, PÚBLICO-ALVO, ETC). NÃO HÁ TENTATIVAS DE SE AVALIAR A EFETIVIDADE DAS AÇÕES, NEM OS RESULTADOS ALCANÇADOS OU MUDANÇAS PROMOVIDAS EM MÉDIO OU LONGO PRAZO. EVIDENCIA-SE TAMBÉM, UMA CARÊNCIA DE LITERATURA SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EPS E POUCOS INSTRUMENTOS ESPECÍFICOS PARA TAL. QUANDO EXISTE A TENTATIVA DE REALIZAR O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EPS, PERCEBE-SE A PREDOMINÂNCIA DA EXECUÇÃO DESSES PROCESSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA, SENDO QUE O INSTRUMENTO UTILIZADO É A AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (AMAQ). PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE TRABALHO QUE RESGATEM E FORTALEÇAM OS ASPECTOS DO PLANEJAMENTO COLETIVO E GESTÃO PARTICIPATIVA DAS AÇÕES DE EPS, DESDE O NÍVEL FEDERAL ATÉ O MUNICIPAL, GARANTINDO NÃO SÓ A IMPLEMENTAÇÃO DESTA LÓGICA DE TRABALHO, MAS TAMBÉM INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS DIVERSOS NÍVEIS GOVERNAMENTAIS DE ESTRATÉGIAS PARA MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE EPS." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID207_28102021175226.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA APARECIDA PIMENTA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nataliapimentapsi@yahoo.c" "autor_ies" => "UFU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }