AVALIAÇÃO DA VISÃO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PERÍODOS PRÉ E PÓS-PANDÊMICOS
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79054 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 203 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA VISÃO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PERÍODOS PRÉ E PÓS-PANDÊMICOS" "resumo" => "RESUMO: INSTITUÍDO POR MEIO DO DECRETO PRESIDENCIAL Nº 6.286, DE 5/12/2007, O PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA (PSE) TEM COMO META A PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE DOS EDUCANDOS, VISANDO ASSISTIR O VULNERABILIZADO E ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. ENTRE OS TRABALHADOS DESENVOLVIDOS NAS EQUIPES INTERSETORIAIS (SAÚDE X ESCOLA) DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE VISUAL. A PERDA DA ACUIDADE VISUAL PODE SER CAUSADA POR FATORES BIOLÓGICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS, SENDO EVIDENTE A LEVIANDADE FRENTE AO PROBLEMA. A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL TEVE INÍCIO EM 26 DE FEVEREIRO DE 2020 CONFORME DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, SABE-SE QUE APESAR DE TODO O ESFORÇO DA EQUIPE INTERSETORIAL, O EXAME CLÍNICO DOS ALUNOS SE TORNOU DIFICULTOSO PELA AUSÊNCIA DO ENSINO PRESENCIAL E A INSTITUIÇÃO DA VIA REMOTA. A PROPOSTA TEM COMO MÉTODO RELATAR E REALIZAR UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS ENCONTRADOS DE AVALIAÇÃO VISUAL DOS EDUCANDOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DOURADOS, MS ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2021. PARA O EXAME VISUAL UTILIZOU-SE A ESCALA DE SNELLEN, A QUAL APRESENTA LINHAS DE OPTÓTIPOS CORRESPONDENTES AOS VALORES DE 0,1 A 1,0, PERMITINDO POR MEIO DESTA UMA AVALIAÇÃO INICIAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS DE REFRAÇÃO (<0,7), SENDO NECESSÁRIO QUE ESTES SEJAM INVESTIGADOS PELA ESPECIALIDADE DA OFTALMOLOGIA. QUANTO AOS ACHADOS, VERIFICOU-SE QUE EM 2019, DO TOTAL DE 533 EDUCANDOS, TODOS FORAM EXAMINADOS (100%), SENDO ENCAMINHADOS PARA OFTALMOLOGIA CERCA DE 38%. JÁ EM 2021, DO TOTAL DE 527 ESTUDANTES MATRICULADOS, A AVALIAÇÃO FOI POSSÍVEL SER REALIZADA EM APENAS 331 EDUCANDOS, SENDO ENCAMINHADOS PARA A ESPECIALIDADE 36%. CONSIDERANDO PERÍODO PRÉ PANDÊMICO (2019), FORAM REALIZADOS 201 ENCAMINHAMENTOS PARA OFTALMOLOGIA, DESTES, 4% ENXERGARAM ENTRE 0,1 À 0,3, 20% OBTIVERAM VALORES ENTRE 0,4 À 0,6 E 76% ACIMA DE 0,7 NA ESCALA, O QUE CONTRASTA COM OS DADOS ENCONTRADOS NO PERÍODO PÓS PANDEMIA, ONDE 120 EDUCANDOS FORAM ENCAMINHADOS, SENDO QUE 11% ENXERGARAM ENTRE 0,1 A 0,3 NO TESTE, 43% ENTRE 0,4 A 0,6, E SOMENTE 46% DO TOTAL ACIMA DE 0,7. ACRESCENTA-SE QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NÃO SENDO POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DO TESTE, SÃO AUTOMATICAMENTE ENCAMINHADOS PARA AVALIAÇÃO COM OFTALMOLOGISTA. VALE RESSALTAR QUE EM 2019 A EQUIPE NÃO AVALIOU PERCEPÇÃO DE CORES, JÁ EM 2021 FOI REALIZADA, TENDO A DETECÇÃO DE UM CASO DE DALTONISMO. PERCEBE-SE QUE OS EXAMES VISUAIS FORAM DRASTICAMENTE REDUZIDOS NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO DEVIDO SISTEMA HÍBRIDO E REMOTO DE ENSINO, CITA-SE NESTE O FATO DE QUE VÁRIOS EDUCANDOS JÁ NÃO SE ENCONTRAVAM RESIDINDO NO MUNICÍPIO, AO MESMO TEMPO QUE, FICA EVIDENTE O AUMENTO SIGNIFICATIVO DOS CASOS DE ALTERAÇÕES VISUAIS NOS DISCENTES APÓS PERÍODO PANDÊMICO E RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL. É FATO QUE JUNTO AO ENSINO REMOTO, RESTRIÇÃO DE ÁREAS DE LAZER E SOCIALIZAÇÃO, HOUVE AUMENTO EXPRESSIVO DO USO DE TELAS (TELEVISÃO, COMPUTADORES, CELULARES E OUTROS DISPOSITIVOS MÓVEIS), NO ENTANTO FAZ-SE NECESSÁRIO MAIS PESQUISAS RELACIONADAS AO TEMA PARA INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS ETIOLÓGICAS. ASSIM, É PRIMORDIAL QUE HAJA MAIOR OFERTA DE ESPECIALISTAS E ÓRTESES PARA A VISÃO, BEM COMO SUA ACESSIBILIDADE AOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 02 - Eixo Atenção" "palavra_chave" => "SERVIÇOS DE SAÚDE ESCOLAR, ACUIDADE VISUAL, COVID-19, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA102_ID203_04112021174312.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA JANAYNA CAROLLO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA" "autor_email" => "claucarollov@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79054 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 203 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA VISÃO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PERÍODOS PRÉ E PÓS-PANDÊMICOS" "resumo" => "RESUMO: INSTITUÍDO POR MEIO DO DECRETO PRESIDENCIAL Nº 6.286, DE 5/12/2007, O PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA (PSE) TEM COMO META A PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE DOS EDUCANDOS, VISANDO ASSISTIR O VULNERABILIZADO E ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. ENTRE OS TRABALHADOS DESENVOLVIDOS NAS EQUIPES INTERSETORIAIS (SAÚDE X ESCOLA) DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE VISUAL. A PERDA DA ACUIDADE VISUAL PODE SER CAUSADA POR FATORES BIOLÓGICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS, SENDO EVIDENTE A LEVIANDADE FRENTE AO PROBLEMA. A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL TEVE INÍCIO EM 26 DE FEVEREIRO DE 2020 CONFORME DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, SABE-SE QUE APESAR DE TODO O ESFORÇO DA EQUIPE INTERSETORIAL, O EXAME CLÍNICO DOS ALUNOS SE TORNOU DIFICULTOSO PELA AUSÊNCIA DO ENSINO PRESENCIAL E A INSTITUIÇÃO DA VIA REMOTA. A PROPOSTA TEM COMO MÉTODO RELATAR E REALIZAR UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS ENCONTRADOS DE AVALIAÇÃO VISUAL DOS EDUCANDOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DOURADOS, MS ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2021. PARA O EXAME VISUAL UTILIZOU-SE A ESCALA DE SNELLEN, A QUAL APRESENTA LINHAS DE OPTÓTIPOS CORRESPONDENTES AOS VALORES DE 0,1 A 1,0, PERMITINDO POR MEIO DESTA UMA AVALIAÇÃO INICIAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS DE REFRAÇÃO (<0,7), SENDO NECESSÁRIO QUE ESTES SEJAM INVESTIGADOS PELA ESPECIALIDADE DA OFTALMOLOGIA. QUANTO AOS ACHADOS, VERIFICOU-SE QUE EM 2019, DO TOTAL DE 533 EDUCANDOS, TODOS FORAM EXAMINADOS (100%), SENDO ENCAMINHADOS PARA OFTALMOLOGIA CERCA DE 38%. JÁ EM 2021, DO TOTAL DE 527 ESTUDANTES MATRICULADOS, A AVALIAÇÃO FOI POSSÍVEL SER REALIZADA EM APENAS 331 EDUCANDOS, SENDO ENCAMINHADOS PARA A ESPECIALIDADE 36%. CONSIDERANDO PERÍODO PRÉ PANDÊMICO (2019), FORAM REALIZADOS 201 ENCAMINHAMENTOS PARA OFTALMOLOGIA, DESTES, 4% ENXERGARAM ENTRE 0,1 À 0,3, 20% OBTIVERAM VALORES ENTRE 0,4 À 0,6 E 76% ACIMA DE 0,7 NA ESCALA, O QUE CONTRASTA COM OS DADOS ENCONTRADOS NO PERÍODO PÓS PANDEMIA, ONDE 120 EDUCANDOS FORAM ENCAMINHADOS, SENDO QUE 11% ENXERGARAM ENTRE 0,1 A 0,3 NO TESTE, 43% ENTRE 0,4 A 0,6, E SOMENTE 46% DO TOTAL ACIMA DE 0,7. ACRESCENTA-SE QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NÃO SENDO POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DO TESTE, SÃO AUTOMATICAMENTE ENCAMINHADOS PARA AVALIAÇÃO COM OFTALMOLOGISTA. VALE RESSALTAR QUE EM 2019 A EQUIPE NÃO AVALIOU PERCEPÇÃO DE CORES, JÁ EM 2021 FOI REALIZADA, TENDO A DETECÇÃO DE UM CASO DE DALTONISMO. PERCEBE-SE QUE OS EXAMES VISUAIS FORAM DRASTICAMENTE REDUZIDOS NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO DEVIDO SISTEMA HÍBRIDO E REMOTO DE ENSINO, CITA-SE NESTE O FATO DE QUE VÁRIOS EDUCANDOS JÁ NÃO SE ENCONTRAVAM RESIDINDO NO MUNICÍPIO, AO MESMO TEMPO QUE, FICA EVIDENTE O AUMENTO SIGNIFICATIVO DOS CASOS DE ALTERAÇÕES VISUAIS NOS DISCENTES APÓS PERÍODO PANDÊMICO E RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL. É FATO QUE JUNTO AO ENSINO REMOTO, RESTRIÇÃO DE ÁREAS DE LAZER E SOCIALIZAÇÃO, HOUVE AUMENTO EXPRESSIVO DO USO DE TELAS (TELEVISÃO, COMPUTADORES, CELULARES E OUTROS DISPOSITIVOS MÓVEIS), NO ENTANTO FAZ-SE NECESSÁRIO MAIS PESQUISAS RELACIONADAS AO TEMA PARA INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS ETIOLÓGICAS. ASSIM, É PRIMORDIAL QUE HAJA MAIOR OFERTA DE ESPECIALISTAS E ÓRTESES PARA A VISÃO, BEM COMO SUA ACESSIBILIDADE AOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 02 - Eixo Atenção" "palavra_chave" => "SERVIÇOS DE SAÚDE ESCOLAR, ACUIDADE VISUAL, COVID-19, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA102_ID203_04112021174312.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA JANAYNA CAROLLO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA" "autor_email" => "claucarollov@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }