INTRODUÇÃO: O ENVELHECIMENTO HUMANO É UM PROCESSO NO QUAL OCORREM MUDANÇAS BIOLÓGICAS, FÍSICAS E PSICOLÓGICAS NO INDIVÍDUO. A CONCEPÇÃO DE QUE A VELHICE É UM PERÍODO DE DECLÍNIO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE, JUNTAMENTE COM A PRESSÃO SOCIAL QUE OS IDOSOS SOFREM, TORNA A SEXUALIDADE REPRIMIDA, ESCASSA DE ATENÇÃO SOCIAL E DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, FORTALECENDO ASSIM OS MITOS, TABUS E PRECONCEITOS. OBJETIVO: IDENTIFICAR, NA LITERATURA EXISTENTE, A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA SEXUAL ATIVA,SEGURA E EMPODERADA NA TERCEIRA IDADE. MÉTODO: TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA CUJAS AS BUSCAS OCORRERAM NA BASE DE DADOS BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS), NOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2021, REALIZADA SIMULTANEAMENTE EM PARES, EM COMPUTADORES DISTINTOS, COM PUBLICAÇÕES NO PERÍODO DE 2016 A 2021. A ANÁLISE SE DEU QUALITATIVAMENTE, A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS. RESULTADOS E DISCUSSÃO: FORAM CONTEMPLADOS CINCO ARTIGOS E CONSTRUÍDAS TRÊS CATEGORIAS. A MAIORIA DOS ESTUDOS EVIDENCIA QUE O CONHECIMENTO E A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE A SEXUALIDADE OCORRE DE FORMA ULTRAPASSADA E LIMITADA, À PRÁTICA E AO PRAZER SEXUAL. AS ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS, CORPORAIS E PSICOLÓGICAS PODEM INFLUENCIAR NEGATIVAMENTE NA SEXUALIDADE DOS IDOSOS. DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA O ENTENDIMENTO E QUEBRA DE ESTEREÓTIPOS ACERCA DA SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: PARA SE ALCANÇAR O EQUILÍBRIO ENTRE AS CONDIÇÕES FÍSICAS, MENTAIS E SEXUAIS DO IDOSO, REQUER-SE UMA EQUIPE DE SAÚDE CAPACITADA E HABILITADA PARA PERCEBER SUAS NECESSIDADES E OFERECER ORIENTAÇÕES QUE PROMOVAM UM ATENDIMENTO HOLÍSTICO E HUMANIZADO.