A ELABORAÇÃO DO PLANO INDIVIDUAL DE PARTO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE MATERIAL EDUCATIVO
0 of 0"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 76789 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 641 "titulo" => "A ELABORAÇÃO DO PLANO INDIVIDUAL DE PARTO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE MATERIAL EDUCATIVO" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O PLANO INDIVIDUAL DE PARTO (PIP) É UM DOCUMENTO LEGAL, EM QUE A GESTANTE, APÓS RECEBER INFORMAÇÕES BASEADAS NAS BOAS PRÁTICAS OBSTÉTRICAS, EXPRESSA SUAS PREFERÊNCIAS PARA O PARTO E NASCIMENTO. APESAR DE SUA RECONHECIDA IMPORTÂNCIA EM OPORTUNIZAR A AUTONOMIA E O PROTAGONISMO DA MULHER, BEM COMO DE PREVENIR A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA, NÃO EXISTEM, ATÉ O MOMENTO, ESTRATÉGIAS EFETIVAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIP NO CONTEXTO DO PRÉ-NATAL. OBJETIVO: DESENVOLVER OFICINAS TEMÁTICAS DE PLANEJAMENTO DO PARTO PARA GESTANTES E, A PARTIR DELAS, ELABORAR MATERIAL EDUCATIVO PARA SUBSIDIAR O PROCESSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA CONSTRUÇÃO DO PIP NO CONTEXTO DO PRÉ-NATAL. MÉTODO: PESQUISA-AÇÃO, ALICERÇADA PELO REFERENCIAL PEDAGÓGICO DE FREIRE E DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O LOCAL DO ESTUDO FOI UMA UESF DA ZONA LESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. FORAM REALIZADAS QUATRO OFICINAS TEMÁTICAS COM 10 GESTANTES; ELAS FORAM GRAVADAS, TRANSCRITAS E O CONJUNTO DE DADOS OBTIDOS FOI SUBMETIDO À ANÁLISE TEMÁTICA. OS RESULTADOS SUBSIDIARAM A ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO EM FORMATO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVO MÓVEL, CUJO CONTEÚDO FOI AVALIADO PELAS PARTICIPANTES. A PESQUISA TEVE APROVAÇÃO NOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA PERTINENTES. RESULTADOS: AS OFICINAS TIVERAM OS SEGUINTES TEMAS GERADORES: RELAÇÕES DE PODER ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PACIENTE; CENÁRIOS DE PARTO; ESCOLHA DO ACOMPANHANTE; MITOS E VERDADES SOBRE INTERVENÇÕES NO TRABALHO DE PARTO E PARTO; DOR E SOFRIMENTO; MÉTODOS NATURAIS PARA ALÍVIO DA DOR; REAIS INDICAÇÕES DE CESÁREA; PROCEDIMENTOS E INTERVENÇÕES COM O BEBÊ; E, VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O PROCESSO EDUCATIVO NAS OFICINAS TEMÁTICAS ACERCA DA ELABORAÇÃO DO PIP PROMOVEU PROCESSO DE APROPRIAÇÃO POR PARTE DAS MULHERES, NÃO SOMENTE DE CONHECIMENTOS RELATIVOS À FISIOLOGIA DO PARTO E NASCIMENTO, COMO TAMBÉM DE SEUS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E DE COMO PREVENIR, IDENTIFICAR E DENUNCIAR SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. ◀INTRODUÇÃO: O PLANO INDIVIDUAL DE PARTO (PIP) É UM DOCUMENTO LEGAL, EM QUE A GESTANTE, APÓS RECEBER INFORMAÇÕES BASEADAS NAS BOAS PRÁTICAS OBSTÉTRICAS, EXPRESSA ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05 - Políticas Sociais e Saúde" "palavra_chave" => "PLANO DE PARTO, PRÉ-NATAL, VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA, EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA105_ID641_19092021131326.pdf" "created_at" => "2021-11-26 11:12:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTINA MÁXIMA PEREIRA VENÂNCIO" "autor_nome_curto" => "KELLY MÁXIMA" "autor_email" => "kelly.pereira@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 76789 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 641 "titulo" => "A ELABORAÇÃO DO PLANO INDIVIDUAL DE PARTO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE MATERIAL EDUCATIVO" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O PLANO INDIVIDUAL DE PARTO (PIP) É UM DOCUMENTO LEGAL, EM QUE A GESTANTE, APÓS RECEBER INFORMAÇÕES BASEADAS NAS BOAS PRÁTICAS OBSTÉTRICAS, EXPRESSA SUAS PREFERÊNCIAS PARA O PARTO E NASCIMENTO. APESAR DE SUA RECONHECIDA IMPORTÂNCIA EM OPORTUNIZAR A AUTONOMIA E O PROTAGONISMO DA MULHER, BEM COMO DE PREVENIR A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA, NÃO EXISTEM, ATÉ O MOMENTO, ESTRATÉGIAS EFETIVAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIP NO CONTEXTO DO PRÉ-NATAL. OBJETIVO: DESENVOLVER OFICINAS TEMÁTICAS DE PLANEJAMENTO DO PARTO PARA GESTANTES E, A PARTIR DELAS, ELABORAR MATERIAL EDUCATIVO PARA SUBSIDIAR O PROCESSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA CONSTRUÇÃO DO PIP NO CONTEXTO DO PRÉ-NATAL. MÉTODO: PESQUISA-AÇÃO, ALICERÇADA PELO REFERENCIAL PEDAGÓGICO DE FREIRE E DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O LOCAL DO ESTUDO FOI UMA UESF DA ZONA LESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. FORAM REALIZADAS QUATRO OFICINAS TEMÁTICAS COM 10 GESTANTES; ELAS FORAM GRAVADAS, TRANSCRITAS E O CONJUNTO DE DADOS OBTIDOS FOI SUBMETIDO À ANÁLISE TEMÁTICA. OS RESULTADOS SUBSIDIARAM A ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO EM FORMATO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVO MÓVEL, CUJO CONTEÚDO FOI AVALIADO PELAS PARTICIPANTES. A PESQUISA TEVE APROVAÇÃO NOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA PERTINENTES. RESULTADOS: AS OFICINAS TIVERAM OS SEGUINTES TEMAS GERADORES: RELAÇÕES DE PODER ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PACIENTE; CENÁRIOS DE PARTO; ESCOLHA DO ACOMPANHANTE; MITOS E VERDADES SOBRE INTERVENÇÕES NO TRABALHO DE PARTO E PARTO; DOR E SOFRIMENTO; MÉTODOS NATURAIS PARA ALÍVIO DA DOR; REAIS INDICAÇÕES DE CESÁREA; PROCEDIMENTOS E INTERVENÇÕES COM O BEBÊ; E, VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O PROCESSO EDUCATIVO NAS OFICINAS TEMÁTICAS ACERCA DA ELABORAÇÃO DO PIP PROMOVEU PROCESSO DE APROPRIAÇÃO POR PARTE DAS MULHERES, NÃO SOMENTE DE CONHECIMENTOS RELATIVOS À FISIOLOGIA DO PARTO E NASCIMENTO, COMO TAMBÉM DE SEUS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E DE COMO PREVENIR, IDENTIFICAR E DENUNCIAR SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. ◀INTRODUÇÃO: O PLANO INDIVIDUAL DE PARTO (PIP) É UM DOCUMENTO LEGAL, EM QUE A GESTANTE, APÓS RECEBER INFORMAÇÕES BASEADAS NAS BOAS PRÁTICAS OBSTÉTRICAS, EXPRESSA ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05 - Políticas Sociais e Saúde" "palavra_chave" => "PLANO DE PARTO, PRÉ-NATAL, VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA, EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA105_ID641_19092021131326.pdf" "created_at" => "2021-11-26 11:12:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTINA MÁXIMA PEREIRA VENÂNCIO" "autor_nome_curto" => "KELLY MÁXIMA" "autor_email" => "kelly.pereira@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }