Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

PERCEPÇÕES ACERCA DAS COMPETÊNCIAS PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO SEGMENTO FITNESS

Palavra-chaves: PROFISSIONAIS, FITNESS, CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES Pôster (PO) AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75537
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 399
    "titulo" => "PERCEPÇÕES ACERCA DAS COMPETÊNCIAS PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO SEGMENTO FITNESS"
    "resumo" => "O SEGMENTO FITNESS É DESCRITO COMO DINÂMICO, COMPLEXO, ENVOLTO EM DEMANDAS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM AS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS QUANTO SUA PRÓPRIA ATUAÇÃO. NO BRASIL, 60 A 70% DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INSEREM-SE NESTE SEGMENTO MESMO ANTES DO TÉRMINO DA GRADUAÇÃO. ESSA FORMAÇÃO ESTÁ PAUTADA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS) QUE ASSINALAM PARA AS COMPETÊNCIAS DESTE PROFISSIONAL. ENTRETANTO, OS PROFISSIONAIS RELATAM NÃO SABEREM SOBRE OS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES ESPECÍFICOS DESTE CONTEXTO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR E DESCREVER AS PERCEPÇÕES ACERCA DOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES NA ATUAÇÃO COM GINÁSTICA COLETIVA. FOI UMA PESQUISA DESCRITIVA COM CARÁTER QUALITATIVO DE ANÁLISE, EM QUE PARTICIPARAM DEZ PROFISSIONAIS DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS: PROFISSIONAIS FORMADORES EXPERTS (PFES) E PROFISSIONAIS PRÁTICOS (PPS). A COLETA DE DADOS SE DEU A PARTIR DE UM ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADO QUE ALÉM DE ACESSAR INFORMAÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS, OBTEVE RESPOSTAS QUANTO AS PERCEPÇÕES ACERCA DOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES NA ATUAÇÃO DO SEGMENTO FITNESS. UTILIZAMOS O SOFTWARE NVIVO (VERSÃO 11) PARA A ORGANIZAÇÃO E CODIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, E, EMPREGAMOS PRINCÍPIOS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. A PESQUISA FOI APROVADA PELO CEP 1.012.716/2015. PFES E PPS APONTARAM PARA AS MESMAS PERCEPÇÕES DE COMPETÊNCIA DESTACANDO O CONHECIMENTO CONCEITUAL COMO O MAIS IMPORTANTE, SEGUIDO DO CONHECIMENTO PROCEDIMENTAL E CONTEXTUAL: “CONHECIMENTO DE FISIOLOGIA. CONHECIMENTO DE BIOMECÂNICA” (PP5); “VOCÊ PRECISA TER UM SÓLIDO CONHECIMENTO DE APRENDIZAGEM MOTORA. SABER O QUE É FEEDBACK CORRETIVO, VALORATIVO, NEUTRO. TEM QUE CONHECER DE TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO. VOCÊ TEM QUE CONHECER MUITO DE DIDÁTICA” (PFE3); “ANTES DE MAIS NADA, VOCÊ TEM QUE CONHECER EXATAMENTE CADA UMA DAS PESSOAS QUE ESTÃO ALI COM VOCÊ” (PFE5). EMBORA O CONHECIMENTO CONCEITUAL SEJA O MAIS CITADO, ESTE PARECE NÃO RESPONDER ISOLADAMENTE ÀS DEMANDAS DESTA ATUAÇÃO. QUANTO ÀS HABILIDADES DESTACARAM PLANEJAMENTO, COMUNICAÇÃO, INCENTIVAÇÃO E GESTÃO: “AS HABILIDADES MOTORAS DA EXECUÇÃO, DA BOA EXECUÇÃO DAS COISAS. A BASE DO ENSINO É A EXECUÇÃO” (PFE1); “LIDERAR A TURMA, DE ANIMAR UMA TURMA. PORQUE O PROFESSOR DE GINÁSTICA DE ACADEMIA ELE TEM QUE SER LÍDER” (PP1); “TEM QUE SER UMA PESSOA COMUNICATIVA. TEM QUE SE EXPRESSAR BEM” (PP4). QUANTO ÀS ATITUDES INDICARAM PAIXÃO PELA PROFISSÃO, ENGAJAMENTO, DISPOSIÇÃO E VONTADE, O CUMPRIMENTO DE HORÁRIOS, A ATUALIZAÇÃO, O COMPROMETIMENTO COM A EMPRESA, A INTERAÇÃO COM OS ALUNOS, COM OS PARES E SUPERIORES. ESTES DADOS ASSINALAM ATITUDES PESSOAIS, ÉTICO-PROFISSIONAIS E RELACIONAIS. PFES E PPS ATRIBUÍRAM A AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MAIS AS EXPERIÊNCIAS NO SEGMENTO FITNESS A FORMAÇÃO INICIAL. COMO EXISTEM POUCAS PESQUISAS SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DO FITNESS, DIRECIONAMOS ESTES RESULTADOS AOS PROGRAMAS DE GRADUAÇÃO E DE FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "PROFISSIONAIS, FITNESS, CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA106_ID399_08052021223100.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILA MICHELLY CANHINA SACHIMBOMBO"
    "autor_nome_curto" => "KEILA M. C. SACHIMBOMBO"
    "autor_email" => "keilasachi84@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO - IFMT CAMPUS ALTA FLORESTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75537
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 399
    "titulo" => "PERCEPÇÕES ACERCA DAS COMPETÊNCIAS PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO SEGMENTO FITNESS"
    "resumo" => "O SEGMENTO FITNESS É DESCRITO COMO DINÂMICO, COMPLEXO, ENVOLTO EM DEMANDAS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM AS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS QUANTO SUA PRÓPRIA ATUAÇÃO. NO BRASIL, 60 A 70% DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INSEREM-SE NESTE SEGMENTO MESMO ANTES DO TÉRMINO DA GRADUAÇÃO. ESSA FORMAÇÃO ESTÁ PAUTADA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS) QUE ASSINALAM PARA AS COMPETÊNCIAS DESTE PROFISSIONAL. ENTRETANTO, OS PROFISSIONAIS RELATAM NÃO SABEREM SOBRE OS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES ESPECÍFICOS DESTE CONTEXTO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR E DESCREVER AS PERCEPÇÕES ACERCA DOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES NA ATUAÇÃO COM GINÁSTICA COLETIVA. FOI UMA PESQUISA DESCRITIVA COM CARÁTER QUALITATIVO DE ANÁLISE, EM QUE PARTICIPARAM DEZ PROFISSIONAIS DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS: PROFISSIONAIS FORMADORES EXPERTS (PFES) E PROFISSIONAIS PRÁTICOS (PPS). A COLETA DE DADOS SE DEU A PARTIR DE UM ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADO QUE ALÉM DE ACESSAR INFORMAÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS, OBTEVE RESPOSTAS QUANTO AS PERCEPÇÕES ACERCA DOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES NA ATUAÇÃO DO SEGMENTO FITNESS. UTILIZAMOS O SOFTWARE NVIVO (VERSÃO 11) PARA A ORGANIZAÇÃO E CODIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, E, EMPREGAMOS PRINCÍPIOS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. A PESQUISA FOI APROVADA PELO CEP 1.012.716/2015. PFES E PPS APONTARAM PARA AS MESMAS PERCEPÇÕES DE COMPETÊNCIA DESTACANDO O CONHECIMENTO CONCEITUAL COMO O MAIS IMPORTANTE, SEGUIDO DO CONHECIMENTO PROCEDIMENTAL E CONTEXTUAL: “CONHECIMENTO DE FISIOLOGIA. CONHECIMENTO DE BIOMECÂNICA” (PP5); “VOCÊ PRECISA TER UM SÓLIDO CONHECIMENTO DE APRENDIZAGEM MOTORA. SABER O QUE É FEEDBACK CORRETIVO, VALORATIVO, NEUTRO. TEM QUE CONHECER DE TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO. VOCÊ TEM QUE CONHECER MUITO DE DIDÁTICA” (PFE3); “ANTES DE MAIS NADA, VOCÊ TEM QUE CONHECER EXATAMENTE CADA UMA DAS PESSOAS QUE ESTÃO ALI COM VOCÊ” (PFE5). EMBORA O CONHECIMENTO CONCEITUAL SEJA O MAIS CITADO, ESTE PARECE NÃO RESPONDER ISOLADAMENTE ÀS DEMANDAS DESTA ATUAÇÃO. QUANTO ÀS HABILIDADES DESTACARAM PLANEJAMENTO, COMUNICAÇÃO, INCENTIVAÇÃO E GESTÃO: “AS HABILIDADES MOTORAS DA EXECUÇÃO, DA BOA EXECUÇÃO DAS COISAS. A BASE DO ENSINO É A EXECUÇÃO” (PFE1); “LIDERAR A TURMA, DE ANIMAR UMA TURMA. PORQUE O PROFESSOR DE GINÁSTICA DE ACADEMIA ELE TEM QUE SER LÍDER” (PP1); “TEM QUE SER UMA PESSOA COMUNICATIVA. TEM QUE SE EXPRESSAR BEM” (PP4). QUANTO ÀS ATITUDES INDICARAM PAIXÃO PELA PROFISSÃO, ENGAJAMENTO, DISPOSIÇÃO E VONTADE, O CUMPRIMENTO DE HORÁRIOS, A ATUALIZAÇÃO, O COMPROMETIMENTO COM A EMPRESA, A INTERAÇÃO COM OS ALUNOS, COM OS PARES E SUPERIORES. ESTES DADOS ASSINALAM ATITUDES PESSOAIS, ÉTICO-PROFISSIONAIS E RELACIONAIS. PFES E PPS ATRIBUÍRAM A AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MAIS AS EXPERIÊNCIAS NO SEGMENTO FITNESS A FORMAÇÃO INICIAL. COMO EXISTEM POUCAS PESQUISAS SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DO FITNESS, DIRECIONAMOS ESTES RESULTADOS AOS PROGRAMAS DE GRADUAÇÃO E DE FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "PROFISSIONAIS, FITNESS, CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA106_ID399_08052021223100.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILA MICHELLY CANHINA SACHIMBOMBO"
    "autor_nome_curto" => "KEILA M. C. SACHIMBOMBO"
    "autor_email" => "keilasachi84@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO - IFMT CAMPUS ALTA FLORESTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

O SEGMENTO FITNESS É DESCRITO COMO DINÂMICO, COMPLEXO, ENVOLTO EM DEMANDAS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM AS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS QUANTO SUA PRÓPRIA ATUAÇÃO. NO BRASIL, 60 A 70% DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INSEREM-SE NESTE SEGMENTO MESMO ANTES DO TÉRMINO DA GRADUAÇÃO. ESSA FORMAÇÃO ESTÁ PAUTADA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS) QUE ASSINALAM PARA AS COMPETÊNCIAS DESTE PROFISSIONAL. ENTRETANTO, OS PROFISSIONAIS RELATAM NÃO SABEREM SOBRE OS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES ESPECÍFICOS DESTE CONTEXTO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR E DESCREVER AS PERCEPÇÕES ACERCA DOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES NA ATUAÇÃO COM GINÁSTICA COLETIVA. FOI UMA PESQUISA DESCRITIVA COM CARÁTER QUALITATIVO DE ANÁLISE, EM QUE PARTICIPARAM DEZ PROFISSIONAIS DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS: PROFISSIONAIS FORMADORES EXPERTS (PFES) E PROFISSIONAIS PRÁTICOS (PPS). A COLETA DE DADOS SE DEU A PARTIR DE UM ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADO QUE ALÉM DE ACESSAR INFORMAÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS, OBTEVE RESPOSTAS QUANTO AS PERCEPÇÕES ACERCA DOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES NA ATUAÇÃO DO SEGMENTO FITNESS. UTILIZAMOS O SOFTWARE NVIVO (VERSÃO 11) PARA A ORGANIZAÇÃO E CODIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, E, EMPREGAMOS PRINCÍPIOS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. A PESQUISA FOI APROVADA PELO CEP 1.012.716/2015. PFES E PPS APONTARAM PARA AS MESMAS PERCEPÇÕES DE COMPETÊNCIA DESTACANDO O CONHECIMENTO CONCEITUAL COMO O MAIS IMPORTANTE, SEGUIDO DO CONHECIMENTO PROCEDIMENTAL E CONTEXTUAL: “CONHECIMENTO DE FISIOLOGIA. CONHECIMENTO DE BIOMECÂNICA” (PP5); “VOCÊ PRECISA TER UM SÓLIDO CONHECIMENTO DE APRENDIZAGEM MOTORA. SABER O QUE É FEEDBACK CORRETIVO, VALORATIVO, NEUTRO. TEM QUE CONHECER DE TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO. VOCÊ TEM QUE CONHECER MUITO DE DIDÁTICA” (PFE3); “ANTES DE MAIS NADA, VOCÊ TEM QUE CONHECER EXATAMENTE CADA UMA DAS PESSOAS QUE ESTÃO ALI COM VOCÊ” (PFE5). EMBORA O CONHECIMENTO CONCEITUAL SEJA O MAIS CITADO, ESTE PARECE NÃO RESPONDER ISOLADAMENTE ÀS DEMANDAS DESTA ATUAÇÃO. QUANTO ÀS HABILIDADES DESTACARAM PLANEJAMENTO, COMUNICAÇÃO, INCENTIVAÇÃO E GESTÃO: “AS HABILIDADES MOTORAS DA EXECUÇÃO, DA BOA EXECUÇÃO DAS COISAS. A BASE DO ENSINO É A EXECUÇÃO” (PFE1); “LIDERAR A TURMA, DE ANIMAR UMA TURMA. PORQUE O PROFESSOR DE GINÁSTICA DE ACADEMIA ELE TEM QUE SER LÍDER” (PP1); “TEM QUE SER UMA PESSOA COMUNICATIVA. TEM QUE SE EXPRESSAR BEM” (PP4). QUANTO ÀS ATITUDES INDICARAM PAIXÃO PELA PROFISSÃO, ENGAJAMENTO, DISPOSIÇÃO E VONTADE, O CUMPRIMENTO DE HORÁRIOS, A ATUALIZAÇÃO, O COMPROMETIMENTO COM A EMPRESA, A INTERAÇÃO COM OS ALUNOS, COM OS PARES E SUPERIORES. ESTES DADOS ASSINALAM ATITUDES PESSOAIS, ÉTICO-PROFISSIONAIS E RELACIONAIS. PFES E PPS ATRIBUÍRAM A AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MAIS AS EXPERIÊNCIAS NO SEGMENTO FITNESS A FORMAÇÃO INICIAL. COMO EXISTEM POUCAS PESQUISAS SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DO FITNESS, DIRECIONAMOS ESTES RESULTADOS AOS PROGRAMAS DE GRADUAÇÃO E DE FORMAÇÃO CONTINUADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.