ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR E DISCUTIR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSTRUÍDA A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE A ARTE (PINTURA PRIMITIVA) E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS (RECURSOS MINERAIS - METAIS) E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. A PRÁTICA FOI DESENVOLVIDA DURANTE A DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE ECOLOGIA, OFERTADA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, MG. AO FINAL DA ATIVIDADE FOI PEDIDO QUE OS ESTUDANTES AVALIASSEM, POR ESCRITO, A PRÁTICA DESENVOLVIDA SENDO ESSAS AVALIAÇÕES ANALISADAS POR MEIO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA. A PARTIR DA ANÁLISE, FORAM CONSTITUÍDAS 4 CATEGORIAS: AULA PROBLEMATIZADORA E INTERATIVA; ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS; ARTE COMO RECURSO PEDAGÓGICO; CONSIDERAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS FALAS DOS LICENCIANDOS APROXIMAM-SE DE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ABRE POSSIBILIDADES PARA QUE A FORMAÇÃO CIDADÃ OCORRA DE FATO, TANTO NA UNIVERSIDADE QUANTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.