O MOMENTO ATUAL TECNOLÓGICO O QUAL VIVEMOS EXIGE O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES HABILIDADES COMO, POR EXEMPLO, VISÃO CRÍTICA, REFLEXÃO, QUESTIONAMENTO, COMUNICAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE, RESPEITO ÀS ADVERSIDADES DENTRE VÁRIAS OUTRAS, PORTANTO DECIDIMOS CRIAR UMA PROPOSTA DE RECONSTRUÇÃO DO MODELO DE AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL APLICADA NAS ESCOLAS. PARA A EXECUÇÃO DESTA PROPOSTA, UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL DO ENSINO DE BIOLOGIA FOI SELECIONADA E UM GRUPO DE ALUNOS, MEDIADOS PELA PROFESSORA, CONSTRUIU UMA PROPOSTA DE RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO MÉTODO DO ARCO DE CHARLES MAGUEREZ NA VERSÃO DE NEUSI BERBEL. A APLICAÇÃO FOI FEITA ON-LINE DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 E POSSIBILITOU A CONSTRUÇÃO DE UM MÉTODO DE ENSINO INOVADOR EM UMA REALIDADE ATÍPICA DE ISOLAMENTO, O QUAL SE MOSTROU PROMISSOR AO CONTEMPLAR DIFERENTES ASPECTOS DO CONTEXTO DE MUNDO ATUAL INTEGRADOS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.