O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS SOBRE BOTÂNICA TRAZIDOS NA
DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CURRÍCULO EM
MOVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL – DF (SEDF, 2018). COMO OBJETIVO ESPECÍFICO, PROCUROU-SE
APONTAR COMO OS CONHECIMENTOS SOBRE ETNOBOTÂNICA SÃO CONTEMPLADOS NOS ANOS FINAIS DO EF.
PARA TANTO, UTILIZOU-SE O MÉTODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL A FIM DE ALCANÇAR OS OBJETIVOS
PROPOSTOS, TENDO COMO OBJETO DE PESQUISA O CURRÍCULO EM MOVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
II, PARA A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. COMO PROCEDIMENTO DE ANÁLISE DOS DADOS, FORAM
UTILIZADAS AS CATEGORIAS A PRIORI: DIVERSIDADE VEGETAL E PLANTAS E SEUS USOS. OS RESULTADOS
MOSTRAM, DE FORMA GERAL, QUE A PRIMEIRA CATEGORIA CONTEMPLA CONHECIMENTOS QUE PODEM SER
DESENVOLVIDOS EM ANOS DISTINTOS DO EFII, ENQUANTO A SEGUNDA CATEGORIA APRESENTA
CONHECIMENTOS DESTINADOS A APENAS UM OU DOIS ANOS ESPECÍFICOS DO EFII.