O SABER DIFUNDIDO NA ESCOLA NÃO É O MESMO DIFUNDIDO PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA. OS SABERES CONTIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS TAMBÉM SE DIFEREM DOS PROPAGADOS NOS CENTROS DE PESQUISA. AO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DOS SABERES ATRIBUI-SE O NOME DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA (TD), SEGUNDO CHEVALLARD (2005). NESTE TRABALHO, FORAM ANALISADAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O PROCESSO DE TD AO COMPARAREM OS SABERES DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO SUPERIOR COM OS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA É QUALITATIVA E OS DADOS FORAM OBTIDOS POR UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO PELOS ALUNOS. COMO RESULTADOS, OS ALUNOS IDENTIFICARAM DIFERENÇAS NA COMPLEXIDADE DOS SABERES CIENTÍFICOS ENTRE OS LIVROS ANALISADOS, DIFERENÇA NA LINGUAGEM, DA QUALIDADE E DETALHE DAS IMAGENS. A COMPREENSÃO SOBRE A TD É ESSENCIAL PARA OS FUTUROS PROFESSORES REFLETIREM SOBRE O SEU PAPEL NA SELEÇÃO DOS SABERES