A PALEONTOLOGIA É A CIÊNCIA QUE INVESTIGA O PASSADO TERRESTRE A PARTIR DE REGISTROS FÓSSEIS, SENDO ASSIM IMPORTANTE PARA COMPREENSÃO DA EVOLUÇÃO DA VIDA. SUA IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO BÁSICO ENFRENTA DIFICULDADES COMO A DEFICITÁRIA FORMAÇÃO DOCENTE, FRAGMENTAÇÃO DO CONTEÚDO E SUBEXPLORAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS E CURRÍCULOS ESCOLARES. DESSE MODO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA ANALISAR A PERCEPÇÃO DE 56 ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO QUANTO A UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONSTRUÇÃO DE RÉPLICAS DE FÓSSEIS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO E ECOLOGIA. APESAR DE UMA SIGNIFICATIVA PARCELA DOS DISCENTES CONSIDERAREM O ESTUDO DOS FÓSSEIS DESINTERESSANTE, POR NÃO FAZER PARTE DO QUE ALMEJAM PROFISSIONALMENTE, A MAIORIA CONSIDEROU AS DINÂMICAS BEM-SUCEDIDAS EM PROMOVER UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONCEITOS. AINDA QUE A BAIXA DISPONIBILIDADE DE RECURSOS FINANCEIROS SEJA LIMITANTE, FOI POSSÍVEL UTILIZAR FERRAMENTAS DIDÁTICAS QUE AUXILIARAM NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS FRAGMENTADOS, DESPERTANDO O INTERESSE E PROMOVENDO UMA COMUNICAÇÃO ENTRE PALEONTOLOGIA, ECOLOGIA E EVOLUÇÃO.