O TRABALHO PROCURA EVIDENCIAR COMO AS TEMÁTICAS GÊNERO E SEXUALIDADE SÃO ABORDADAS NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ, TENDO EM VISTA A AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES SOCIAIS QUE OCORREM DE FORMA DIRETA OU INDIRETA NOS MAIS VARIADOS AMBIENTES E INSTITUIÇÕES. FAZ-SE NECESSÁRIO DESTACAR QUAIS OS RESPALDOS CIENTÍFICOS, NORMATIVOS E EDUCACIONAIS QUE FUNDAMENTAM O TRABALHO DOCENTE COM TAIS TEMÁTICAS, POIS CRESCEM A CADA DIA QUESTIONAMENTOS SOBRE A QUEM CABE DISCUTIR TAIS QUESTÕES NAS ÁREAS EDUCACIONAIS. PARA TAL, REALIZAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA DE 5 DOCUMENTOS ESTADUAIS QUE DIRECIONAM O TRABALHO DOCENTE. VERIFICAMOS QUE AS TEMÁTICAS NÃO FORAM EVIDENCIADAS, INICIALMENTE POR UMA CAUTELA COM O ESVAZIAMENTO DE CONTEÚDO ESPECÍFICO DAS DISCIPLINAS E, POSTERIORMENTE, POR SE INFLAMAR DISCUSSÕES EQUIVOCADAS EM ESPECIAL SOBRE A TEMÁTICA GÊNERO. PERCEBEMOS QUE TEM SE REDUZIDO A QUANTIDADE DE DISCUSSÕES SOBRE OS TEMAS, E ACREDITAMOS QUE TAL REDUÇÃO SE DEU POR VERTENTES POLÍTICAS E IDEOLOGIAS CONSERVADORAS.