ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERI?NCIAS REALIZADAS NO EST?GIO SUPERVISIONADO, COM ENFOQUE NOS PROCESSOS FORMATIVOS DO PROFESSOR DE BIOLOGIA. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERI?NCIA, SENDO DIVIDIDA EM: OBSERVA??O, PLANEJAMENTO E REG?NCIA. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAV?S DA OBSERVA??O PROPORCIONARAM REFLEX?ES SOBRE AS METODOLOGIAS E ESTRAT?GIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELO SUPERVISOR. EM SEGUIDA, REFLEX?ES SOBRE O PLANEJAMENTO DAS AULAS BASEADO NO LIVRO DID?TICO INDICADO PELO SUPERVISOR E, LOGO AP?S, A REG?NCIA. NESSA ?LTIMA ETAPA, FOI VIVENCIADA A APLICA??O DE DIVERSAS ESTRAT?GIAS DE ENSINO, PODENDO SER CITADO A EXPERIMENTA??O, APESAR DAS DIFICULDADES QUE FORAM ENCONTRADAS NA ESCOLA. TENDO EM VISTA OS ASPECTOS VIVENCIADOS, ENTENDE-SE QUE SER PROFESSOR DE BIOLOGIA N?O ? F?CIL, MAS ESSAS EXPERI?NCIAS, SOMADA ?S REFLEX?ES, PODEM AUXILIAR O LICENCIANDO A SER UM BOM PROFESSOR.