ATUALMENTE DIVERSOS S?O OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCA??O NA BUSCA PELA METODOLOGIA MAIS ADEQUADA PARA O ENSINO. AS CI?NCIAS NAS S?RIES INICIAIS ESTIMULAM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS, CONSIDERANDO UMA SITUA??O PROBLEMATIZADORA COMO CAMINHO PARA A ELABORA??O DE SUAS HIP?TESES (CONCEP??ES PR?VIAS). A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU REALIZAR UMA SEQU?NCIA DID?TICA PARA O ENSINO DE BOT?NICA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A POLINIZA??O. O P?BLICO ALVO FORAM 29 ALUNOS DO 4? ANO DO COL?GIO MUNICIPAL AMARAL PEIXOTO REDE P?BLICA DE ENSINO DE S?O GON?ALO - RJ QUE DESENVOLVERAM ATIVIDADES COM O TEMA REPRODU??O DAS ANGIOSPERMAS E POLINIZA??O DAS ABELHAS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM ATRAV?S DAS ATIVIDADES DIFERENCIAR OS CONCEITOS DE POLINIZA??O, FOTOSS?NTESE E RECONHECER A IMPORT?NCIA DA PARTICIPA??O DAS ABELHAS NO PROCESSO DE REPRODU??O DAS PLANTAS. A PARTIR DA AVALIA??O DOS CONHECIMENTOS PR?VIOS OS ALUNOS VERIFICOU-SE QUE A REALIZA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS COLABOROU CONCRETAMENTE NA APRENDIZAGEM.