A CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS POR JOVENS E ADULTOS AO LONGO DA VIDA CONSTITUI-SE UMA PRÁTICA REALIZADA EM CARÁTER NACIONAL, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, POR MEIO DO EXAME NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS – O ENCCEJA. CRIADO EM 2002, O EXAME CERTIFICA JOVENS E ADULTOS EM NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO. NESTE TEXTO ABORDAMOS, ESPECIFICAMENTE, A FORMA QUE OS CONHECIMENTOS CAROS À DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS ASSUMEM NESTE EXAME. DESTACA-SE A MANEIRA PELA QUAL OS CONHECIMENTOS SE ARTICULAM COM DETERMINADOS ENUNCIADOS ADVINDOS DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DE AVALIAÇÃO, CONFIGURANDO AQUILO QUE PASSA A CONTAR COMO CONHECIMENTO A SER AVALIADO. EM UM CONTEXTO DE CIRCULAÇÃO DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), INTERESSA-NOS ESPECIALMENTE APONTAR O PODER EXERCIDO POR DOCUMENTOS DESSA ENVERGADURA NOS INCITANDO A QUESTIONAR O LUGAR DA ESPECIFICIDADE DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA COMPOSIÇÃO DAQUILO QUE DEVE CONTAR COMO CONHECIMENTO