SANTANA, Thaís Santos et al.. . E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/74606>. Acesso em: 24/11/2024 17:05
O PRESENTE TRABALHO ANALISOU OS DISCURSOS SOBRE SEXUALIDADE CONSTRUÍDOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA QUE MINISTRA A DISCIPLINA EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE EM UMA ESCOLA NO CAMPO DA REDE MUNICIPAL EM JEQUIÉ-BA. NESTA PESQUISA NOS AVENTURAMOS PELA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA E TRABALHAMOS COM A ETNOGRAFIA PARA A PRODUÇÃO DAS INFORMAÇÕES. ESTA PROFESSORA LECIONA A DISCIPLINA PARA UMA TURMA DE 8° E OUTRA DE 9° ANO NESTA ESCOLA E FOI ESCOLHIDA PARA ESSA DISCIPLINA, POIS É DESPOJADA, NÃO TENDO RECEIO DE FALAR SOBRE SEXUALIDADE, PORÉM ISSO GERA DESDOBRAMENTOS NAS AULAS, JÁ QUE, OCORREM SITUAÇÕES DE EXPOSIÇÕES DE ALGUNS/ALGUMAS ESTUDANTES, SEM CONTAR QUE ELA TRAZ SITUAÇÕES VIVENCIADAS POR SEUS FAMILIARES PARA DISCUTIR ALGUMAS TEMÁTICAS. EMBORA TENHA AFINIDADE COM A DISCIPLINA, ELA NÃO PARTICIPOU DE NENHUMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA SOBRE SEXUALIDADE E UTILIZA DE MATERIAIS FOTOCOPIADOS DE UMA COLEGA DE OUTRA ESCOLA, POIS NÃO TEVE ACESSO A OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS.