NETO, Antonio Do Couto Reis et al.. . E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/74488>. Acesso em: 26/12/2024 20:30
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE TEM FUNÇÕES REPARADORA E EQUALIZADORA, OPORTUNIZANDO O RETORNO DE JOVENS E ADULTOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR. DIANTE DO EXPOSTO, O TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR O PERFIL DO ALUNO DA 1ª ETAPA DA EJA DO ENSINO MÉDIO, A FIM DE COMPREENDER AS SUAS MOTIVAÇÕES, EXPECTATIVAS E LIMITAÇÕES. NESTA PESQUISA, FOI UTILIZADA UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 20 QUESTÕES APLICADOS AOS ALUNOS DA TURMA DE ESTÁGIO DO PIBID. A TURMA ERA COMPOSTA POR JOVENS (17-27 ANOS DE IDADE), 71 % DOS ENTREVISTADOS ESTAVAM DESEMPREGADOS, E EM ALGUM MOMENTO TIVERAM QUE PARAR OS ESTUDOS PELOS VARIADOS MOTIVOS: GRAVIDEZ, NECESSIDADE DE TRABALHAR, ETC. CONTUDO, ESTES ALUNOS VEEM NA EJA A OPORTUNIDADE DE GARANTIR A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. PORTANTO, A PESQUISA CONTRIBUI PARA A COMPREENSÃO DAS ESPECIFICIDADES DA EJA E DE SEUS SUJEITOS, DE MODO QUE INSIRA O ESTUDANTE COMO SUJEITO DO PROCESSO.