O PRESENTE RELATO ABORDA A TEMÁTICA DA AVALIAÇÃO EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA, SENDO PARTICIPANTES DO PROJETO ALGUNS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SANTA CATARINA. AO LONGO DA FORMAÇÃO, OS PROFESSORES EVIDENCIARAM INICIALMENTE CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO VOLTADAS PARA A NOÇÃO DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO (PROVA, TRABALHO, RELATÓRIO, SEMINÁRIO ETC), ENQUANTO NOÇÕES MAIS AMPLAS DO PROCESSO FORAM MANIFESTADAS AO FINAL DO ENCONTRO. TOMANDO COMO BASE AS PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO DE TEÓRICOS COMO LUCKESI E PERRENOUD, TRABALHOU-SE TAMBÉM COM O REFERENCIAL METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, ANALISANDO AS RESPOSTAS DOS PROFESSORES A UMA TEMPESTADE DE IDEIAS REFERENTE À TEMÁTICA AVALIAÇÃO, ONDE O PARTICIPANTE DEVERIA EXPRESSAR SUA CONCEPÇÃO SOBRE O TERMO EM UMA PALAVRA. POR FIM, ACREDITA-SE QUE ALGUMAS CONCEPÇÕES INICIAIS FORAM QUEBRADAS OU MODIFICADAS, POIS OS PROFESSORES MANIFESTARAM IDEIAS DIFERENTES APÓS UMA DISCUSSÃO CONDUZIDA PELO PROFESSOR-FORMADOR, VISANDO AMPLIAR O CONCEITO DE AVALIAÇÃO.