Artigo E-book IV CINTEDI

E-books

ISBN: 978-65-86901-17-7

O/A PROFISSIONAL INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS: FORMAÇÃO, DISCURSOS E PRÁTICAS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS SURDAS BILÍNGUES

Palavra-chaves: INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS, FORMAÇÃO, DISCURSOS, PRÁTICAS, INCLUSÃO ESCOLAR E-book E-book
0 of 0
"2020-12-17 10:07:14" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73883 "edicao_id" => 151 "trabalho_id" => 439 "inscrito_id" => 1200 "titulo" => "O/A PROFISSIONAL INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS: FORMAÇÃO, DISCURSOS E PRÁTICAS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS SURDAS BILÍNGUES" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS IMPLICAÇÕES DOS DISCURSOS RELACIONADOS AO/À INTÉRPRETE DE LIBRAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS ENVOLVENDO O/A ESTUDANTE SURDO/A BILÍNGUE. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DAS PESQUISAS DO TIPO QUALITATIVA, SENDO PRIORIZADO COMO MÉTODO A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE JACOBINA/BA, TENDO COMO PARTICIPANTES DOIS ESTUDANTES SURDOS (UMA MATRICULADA E UM EGRESSO), TRÊS DOCENTES, TRÊS INTÉRPRETES DE LIBRAS E UM REPRESENTANTE DA EQUIPE GESTORA. PARA ESTE ARTIGO UTILIZAMOS DADOS PRODUZIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS APLICADAS. OS DADOS CONSTRUÍDOS FORAM ANALISADOS TENDO COMO INSPIRAÇÃO AS TEORIAS DOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DA EDUCAÇÃO DE SURDOS/AS E DA ANÁLISE DO DISCURSO. ESSA PESQUISA REVELOU QUE OS/AS INTÉRPRETES DE LIBRAS FREQUENTEMENTE SÃO CONSTITUÍDOS DISCURSIVAMENTE COMO OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELA INCLUSÃO DAS PESSOAS SURDAS BILÍNGUES, COM UMA CONSEQUENTE DESRESPONSABILIZAÇÃO DOS/AS DOCENTES QUANTO À AÇÃO PEDAGÓGICA ENVOLVENDO OS ESTUDANTES SURDOS. TAMBÉM FICOU EVIDENTE NO ESTUDO A FORMAÇÃO INADEQUADA DESTES/AS PROFISSIONAIS PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, SENDO ESTA CONSTITUÍDA PRINCIPALMENTE A PARTIR DA BUSCA PELA AUTOFORMAÇÃO, PELA REALIZAÇÃO DE CURSOS LIVRES NA ÁREA DE LIBRAS E PELO CONTATO COM PESSOAS SURDAS BILÍNGUES NO AMBIENTE DOMÉSTICO E NO CAMPO RELIGIOSO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA ENCAMINHARAM PARA A ORGANIZAÇÃO COLABORATIVA DE UM GRUPO DE ESTUDOS QUE SE CONFIGUROU COMO AÇÃO INTERVENTIVA DESTA INVESTIGAÇÃO.ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS IMPLICAÇÕES DOS DISCURSOS RELACIONADOS AO/À INTÉRPRETE DE LIBRAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS ENVOLVENDO O/A ESTUDAN" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS, FORMAÇÃO, DISCURSOS, PRÁTICAS, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID1200_13112020145215.pdf" "created_at" => "2020-12-17 16:09:13" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL NEVES DOS SANTOS NETO" "autor_nome_curto" => "DANIEL NETO" "autor_email" => "danielnetto.ifba@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iv-cintedi" "edicao_nome" => "E-book IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-17 10:07:14" "publicacao_id" => 75 "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 73883 "edicao_id" => 151 "trabalho_id" => 439 "inscrito_id" => 1200 "titulo" => "O/A PROFISSIONAL INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS: FORMAÇÃO, DISCURSOS E PRÁTICAS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS SURDAS BILÍNGUES" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS IMPLICAÇÕES DOS DISCURSOS RELACIONADOS AO/À INTÉRPRETE DE LIBRAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS ENVOLVENDO O/A ESTUDANTE SURDO/A BILÍNGUE. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DAS PESQUISAS DO TIPO QUALITATIVA, SENDO PRIORIZADO COMO MÉTODO A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE JACOBINA/BA, TENDO COMO PARTICIPANTES DOIS ESTUDANTES SURDOS (UMA MATRICULADA E UM EGRESSO), TRÊS DOCENTES, TRÊS INTÉRPRETES DE LIBRAS E UM REPRESENTANTE DA EQUIPE GESTORA. PARA ESTE ARTIGO UTILIZAMOS DADOS PRODUZIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS APLICADAS. OS DADOS CONSTRUÍDOS FORAM ANALISADOS TENDO COMO INSPIRAÇÃO AS TEORIAS DOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DA EDUCAÇÃO DE SURDOS/AS E DA ANÁLISE DO DISCURSO. ESSA PESQUISA REVELOU QUE OS/AS INTÉRPRETES DE LIBRAS FREQUENTEMENTE SÃO CONSTITUÍDOS DISCURSIVAMENTE COMO OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELA INCLUSÃO DAS PESSOAS SURDAS BILÍNGUES, COM UMA CONSEQUENTE DESRESPONSABILIZAÇÃO DOS/AS DOCENTES QUANTO À AÇÃO PEDAGÓGICA ENVOLVENDO OS ESTUDANTES SURDOS. TAMBÉM FICOU EVIDENTE NO ESTUDO A FORMAÇÃO INADEQUADA DESTES/AS PROFISSIONAIS PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, SENDO ESTA CONSTITUÍDA PRINCIPALMENTE A PARTIR DA BUSCA PELA AUTOFORMAÇÃO, PELA REALIZAÇÃO DE CURSOS LIVRES NA ÁREA DE LIBRAS E PELO CONTATO COM PESSOAS SURDAS BILÍNGUES NO AMBIENTE DOMÉSTICO E NO CAMPO RELIGIOSO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA ENCAMINHARAM PARA A ORGANIZAÇÃO COLABORATIVA DE UM GRUPO DE ESTUDOS QUE SE CONFIGUROU COMO AÇÃO INTERVENTIVA DESTA INVESTIGAÇÃO.ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS IMPLICAÇÕES DOS DISCURSOS RELACIONADOS AO/À INTÉRPRETE DE LIBRAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS ENVOLVENDO O/A ESTUDAN" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS, FORMAÇÃO, DISCURSOS, PRÁTICAS, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID1200_13112020145215.pdf" "created_at" => "2020-12-17 16:09:13" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL NEVES DOS SANTOS NETO" "autor_nome_curto" => "DANIEL NETO" "autor_email" => "danielnetto.ifba@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iv-cintedi" "edicao_nome" => "E-book IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-17 10:07:14" "publicacao_id" => 75 "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 151 "publicacao_id" => 75 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iv-cintedi" "nome" => "E-book IV CINTEDI" "nome_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "descricao" => "O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Para&iacute;ba com universidades latino-americanas e europeias realizando o IV Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e a V Jornada Chilena Brasileira sobre Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e Direitos Humanos, com o tema: Construindo di&aacute;logos na educa&ccedil;&atilde;o inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos. Convidamos pesquisadores (as), professores (as), estudantes e profissionais que discutem a educa&ccedil;&atilde;o inclusiva e &aacute;reas afins &agrave; participarem do referido evento no ano de 2021.O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Para&iacute;ba com universidades latino-americanas e europeias re" "pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "logo" => null "capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => null "final_evento" => null "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 151 "publicacao_id" => 75 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iv-cintedi" "nome" => "E-book IV CINTEDI" "nome_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "descricao" => "O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Para&iacute;ba com universidades latino-americanas e europeias realizando o IV Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e a V Jornada Chilena Brasileira sobre Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e Direitos Humanos, com o tema: Construindo di&aacute;logos na educa&ccedil;&atilde;o inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos. Convidamos pesquisadores (as), professores (as), estudantes e profissionais que discutem a educa&ccedil;&atilde;o inclusiva e &aacute;reas afins &agrave; participarem do referido evento no ano de 2021.O evento estava previsto para Agosto de 2020, por meio da parceria da Universidade Estadual da Para&iacute;ba com universidades latino-americanas e europeias re" "pasta" => "ebooks/cintedi/2020" "logo" => null "capa" => "5ffdde1393d4d_12012021143619.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => null "final_evento" => null "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 67 "edicao_id" => 151 "codigo" => "978-65-86901-17-7" "capa" => "600abc62c8f78_22012021085202.jpg" "titulo" => "E-book IV CINTEDI" "prefacio" => """ Apresentar este livro, intitulado &ldquo;Construindo di&aacute;logos na educa&ccedil;&atilde;o inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos&quot; &eacute; uma miss&atilde;o honrosa: &eacute; comentar das 86 fecundas discuss&otilde;es que ele nos proporciona. Discuss&otilde;es realizadas por educadores e discentes de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, ou seja, pesquisadores inquietos com as quest&otilde;es educacionais e socioculturais, tecidas ao logo do tempo, que ainda permeiam no imagin&aacute;rio das sociedades p&oacute;s-modernas. Essas quest&otilde;es alicer&ccedil;am barreiras que dificultam a fluidez do processo de inclus&atilde;o escolar e, consequentemente social dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, dos afrodescendentes, dos povos origin&aacute;rios, imigrantes, refugiados e do g&ecirc;nero feminino, mas, n&atilde;o estorvam o seu florescer em alguns pontos que desenham as sociedades p&oacute;s-modernas. A exemplo dos artigos aqui presentes que procuram romper barreiras arquitet&ocirc;nicas e atitudinais, discutir pr&aacute;xis inclusiva, abordar habilidades presentes em sujeitos com ou sem defici&ecirc;ncia. Esses artigos nos propiciam compreender os desafios ainda presente do processo de inclus&atilde;o, mas, tamb&eacute;m, traz para a mesa de discuss&atilde;o, as possibilidades de desenvolver tal processo. Falamos em compreens&atilde;o, porque no instante que compreendemos o mundo e os outros, podemos tecer possibilidades que construam sociedades mais igualit&aacute;ria. Como diz Watier (2002) se os homens n&atilde;o se compreendessem e n&atilde;o compreendessem as institui&ccedil;&otilde;es em que vivem, a sociedade n&atilde;o seria poss&iacute;vel. &nbsp;&nbsp;<br />\r\nApresentar este livro, intitulado &ldquo;Construindo di&aacute;logos na educa&ccedil;&atilde;o inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos&quot; & <br />\r\n Constru&iacute;mos tecnologias que romperam fronteiras geogr&aacute;ficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o preconceito em rela&ccedil;&atilde;o ao outro que ainda se faz, fortemente, presente no seio das sociedades p&oacute;s-modernas, produz barbarias, materializa o mal, alimentando, assim, os instantes turbulentos que est&atilde;o sempre sendo vividos ou revividos. Precisamos retornar ao nosso relic&aacute;rio e refletir sobre nossos sentimentos. Como ilustra o romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos franc&ecirc;s, Victor Hugo (2020) &ldquo;nunca devemos ter medo de ladr&otilde;es ou assassinos. S&atilde;o perigos externos e os menores que existem. Temamos a n&oacute;s mesmos. Os preconceitos &eacute; que s&atilde;o os ladr&otilde;es; os v&iacute;cios &eacute; que s&atilde;o os assassinos&rdquo; (p.179).&nbsp;<br />\r\nConstru&iacute;mos tecnologias que romperam fronteiras geogr&aacute;ficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o pre <br />\r\n Discutir os escritos que comp&otilde;em a presente colet&acirc;nea &eacute; tamb&eacute;m perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade inclusiva. Para Vieille-Grosjean (2017, p.01):\r\nDiscutir os escritos que comp&otilde;em a presente colet&acirc;nea &eacute; tamb&eacute;m perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade in <div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita &quot;inclusiva&quot; &eacute; uma sociedade viva e aberta que se adapta &agrave;s diferen&ccedil;as presentes no seu solo, ou &agrave;s diferentes presen&ccedil;as que ocupam um territ&oacute;rio a partilhar, e permite a cada pessoa viver segundo as suas refer&ecirc;ncias, seus marcos e suas necessidades. &Eacute; tamb&eacute;m uma sociedade que vai ao encontro das expectativas as mais fundamentais das pessoas que a escolheram e que a comp&otilde;em, para lhes dar todas as possibilidades de sucesso na vida. &nbsp;&nbsp;</div>\r\n<div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita &quot;inclusiva&quot; &eacute; uma sociedade viva e aberta que se adapta &agrave;s diferen&ccedil;as presentes <br />\r\n &Eacute; neste sentido de propiciar reflex&otilde;es sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclus&atilde;o escolar e social que a presente obra aborda resultados frut&iacute;feros e desafiadores no processo de inclus&atilde;o dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, Transtorno do Espectro Autista &ndash; TEA ou altas habilidades, assim como, na educa&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica e no ensino de ci&ecirc;ncias, na literatura, nas Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; TICs, na educa&ccedil;&atilde;o formal e informal, na educa&ccedil;&atilde;o do campo e nas quest&otilde;es &eacute;tnicos-raciais e de g&ecirc;nero. Essas quest&otilde;es s&atilde;o discutidas perpassando pelos dois n&iacute;veis do sistema de ensino, do b&aacute;sica ao n&iacute;vel superior.<br />\r\n&Eacute; neste sentido de propiciar reflex&otilde;es sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclus&atilde;o escolar e socia <br />\r\n Enfim, este livro &eacute; parte do percurso hist&oacute;rico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; I CINTEDI, realizado nas instala&ccedil;&otilde;es do Centro Integrado Acad&ecirc;mico, da Universidade Estadual da Para&iacute;ba, campus I, Campina Grande, Para&iacute;ba, Brasil.<br />\r\nEnfim, este livro &eacute; parte do percurso hist&oacute;rico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &n <br />\r\n Boa Leitura !<br />\r\n <br />\r\n Refer&ecirc;ncias<br />\r\n HUGO, Victor. Os Miser&aacute;veis. Texto adaptado. Traduzido por Francisco F. S. Vieira. S&atilde;o Paulo: Principis, 2020.&nbsp;<br />\r\n VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d&rsquo;air et enfermements ?. In: revista educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, Campina Grande, PB, v.01, n.01, julho/dezembro-2017, pp.1-9.<br />\r\nVIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d&rsquo;air et enfermements ?. In: revista educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, Campina Grande, PB, v.01 WATIER, Patrick. Une introduction &agrave; la sociologie compr&eacute;hensive. Paris: Circ&eacute;, 2002.&nbsp;<br />\r\n XIBERRAS, Martine. Les th&eacute;ories de l&rsquo;exclusion : pour une construction de l&rsquo;imaginaire de la d&eacute;viance. Paris: Armand Colin, 1998. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Margareth Maria de Melo<br />\r\n Sandra Meza Fernandez """ "conselho_editorial" => """ <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias Alex - UFCG<br />\r\n Alexandre Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n Alexandre de Oliveira Ferreira - UFPB<br />\r\n Artur Torres de Ara&uacute;jo - UFTM<br />\r\n Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n Bruna Tayane da Silva Lima - UEPB<br />\r\n Carlos Ryan Silva de Araujo - UCAM<br />\r\n Christiano Cordeiro Soares - UEPB / UFPB<br />\r\n Cristiane Sousa de Assis - UFPB<br />\r\n Diana Sampaio Braga - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Eliana Ver&oacute;nica Romo L&oacute;pez - Universidad Central De Chile<br />\r\n Elisabete Carlos do Vale - UEPB<br />\r\n F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Gilberto Rodrigues Carneiro - UEPB<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Gl&oacute;ria Maria Leit&atilde;o de Souza Melo - UEPB<br />\r\n Janiele Fran&ccedil;a Nery - INSA<br />\r\n J&eacute;ssica Natacha Silva Barros - UEPB<br />\r\n Johniere Alves Ribeiro - UEPB<br />\r\n Jos&eacute; Jorge Casimiro Dos Santos - UEPB<br />\r\n Jos&eacute; Jorge de Sousa - UEPB&nbsp;<br />\r\n Jucilene Braz da Costa - Seec/PE<br />\r\n J&uacute;lio Pereira da Silva - Seec/RN<br />\r\n Juscelino Francisco do Nascimento - UFPI/UEPB/UFPR<br />\r\n Karla Karina Abrantes R&ecirc;go - UEPB<br />\r\n Katia Fabiana Pereira de Ata&iacute;de - UEPB&nbsp;<br />\r\n Katia Farias Antero - Uninassau<br />\r\n Klaus Schl&uuml;nzen Junior - Unesp<br />\r\n Larissa Cavalcanti de Albuquerque - UFPB<br />\r\n Lenilda Cordeiro de Mac&ecirc;do - UEPB<br />\r\n Leonardo Lira de Brito - UFCG<br />\r\n Ligiane Gomes Marinho Salvino - IFPB<br />\r\n Lijecson Souza dos Santos - UEPB<br />\r\n Liliana Fuentes Monsalves - Universidad De Chile<br />\r\n Livania Beltr&atilde;o Tavares - UEPB<br />\r\n Luciana Maria de Souza Mac&ecirc;do - URCA<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Maria Aparecida Marcelino Patr&iacute;cio - UEPB<br />\r\n Maria Cezilene Araujo de Morais - Ufsc<br />\r\n Maria Das Gra&ccedil;as de Lima - UFPB<br />\r\n Maria Das Neves de Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB&nbsp;<br />\r\n Maria Do Ros&aacute;rio Gomes Germano - Uefpb<br />\r\n Maria Do Socorro Moura Montengro - UEPB&nbsp;<br />\r\n Maria Dolores Fortes Alves - UFAL<br />\r\n Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n Maria Lucia Serafim - UEPB<br />\r\n Mariv&acirc;nia Cavalcanti Ferreira - EE Rio Branco<br />\r\n Marlene Barbosa de Freitas Reis - UEG<br />\r\n Marta L&uacute;cia de Souza Celino - UEPB<br />\r\n Mary Delane Gomes de Santana - UFPB<br />\r\n M&ocirc;nica de F&aacute;tima Silva Cavalcante Pereira - UFPB<br />\r\n N&iacute;via Maria Rodrigues dos Santos - UEPB&nbsp;<br />\r\n Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Rejane Maria da Silva Farias - UEPB<br />\r\n Rodolfo B&auml;chler Silva - Universidad Mayor<br />\r\n R&ocirc;mulo Tonyathy da Silva Mangueira &ndash; CEFET/RJ<br />\r\n Rosely de Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB&nbsp;<br />\r\n Rosemary Alves de Melo - UEPB<br />\r\n Ruth Barbosa de Ara&uacute;jo Ribeiro - UEPB<br />\r\n Sawana Ara&uacute;jo Lopes de Souza - UFPB&nbsp;<br />\r\n Senyra Martins Cavalcanti - UEPB<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Simone Nobrega Catao - UEPB<br />\r\n Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UEPB<br />\r\n Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Vagda Gutemberg Gon&ccedil;alves Rocha - UEPB<br />\r\n Valdecy Margarida da Silva - UEPB<br />\r\n Virg&iacute;nia Eug&ecirc;nia da Silva - UEPB<br />\r\n Wanderl&eacute;ia Farias Santos - UFPB """ "ficha_catalografica" => "601bfd92be5af_04022021105842.pdf" "arquivo" => "040220211132_E-BOOK--CONSTRUINDO-DIALOGOS-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA--ACESSIBILIDADE--DIVERSIDADE-E-DIREITOS-HUMANOS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 67 "edicao_id" => 151 "codigo" => "978-65-86901-17-7" "capa" => "600abc62c8f78_22012021085202.jpg" "titulo" => "E-book IV CINTEDI" "prefacio" => """ Apresentar este livro, intitulado &ldquo;Construindo di&aacute;logos na educa&ccedil;&atilde;o inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos&quot; &eacute; uma miss&atilde;o honrosa: &eacute; comentar das 86 fecundas discuss&otilde;es que ele nos proporciona. Discuss&otilde;es realizadas por educadores e discentes de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, ou seja, pesquisadores inquietos com as quest&otilde;es educacionais e socioculturais, tecidas ao logo do tempo, que ainda permeiam no imagin&aacute;rio das sociedades p&oacute;s-modernas. Essas quest&otilde;es alicer&ccedil;am barreiras que dificultam a fluidez do processo de inclus&atilde;o escolar e, consequentemente social dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, dos afrodescendentes, dos povos origin&aacute;rios, imigrantes, refugiados e do g&ecirc;nero feminino, mas, n&atilde;o estorvam o seu florescer em alguns pontos que desenham as sociedades p&oacute;s-modernas. A exemplo dos artigos aqui presentes que procuram romper barreiras arquitet&ocirc;nicas e atitudinais, discutir pr&aacute;xis inclusiva, abordar habilidades presentes em sujeitos com ou sem defici&ecirc;ncia. Esses artigos nos propiciam compreender os desafios ainda presente do processo de inclus&atilde;o, mas, tamb&eacute;m, traz para a mesa de discuss&atilde;o, as possibilidades de desenvolver tal processo. Falamos em compreens&atilde;o, porque no instante que compreendemos o mundo e os outros, podemos tecer possibilidades que construam sociedades mais igualit&aacute;ria. Como diz Watier (2002) se os homens n&atilde;o se compreendessem e n&atilde;o compreendessem as institui&ccedil;&otilde;es em que vivem, a sociedade n&atilde;o seria poss&iacute;vel. &nbsp;&nbsp;<br />\r\nApresentar este livro, intitulado &ldquo;Construindo di&aacute;logos na educa&ccedil;&atilde;o inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos&quot; & <br />\r\n Constru&iacute;mos tecnologias que romperam fronteiras geogr&aacute;ficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o preconceito em rela&ccedil;&atilde;o ao outro que ainda se faz, fortemente, presente no seio das sociedades p&oacute;s-modernas, produz barbarias, materializa o mal, alimentando, assim, os instantes turbulentos que est&atilde;o sempre sendo vividos ou revividos. Precisamos retornar ao nosso relic&aacute;rio e refletir sobre nossos sentimentos. Como ilustra o romancista, poeta e ativista pelos direitos humanos franc&ecirc;s, Victor Hugo (2020) &ldquo;nunca devemos ter medo de ladr&otilde;es ou assassinos. S&atilde;o perigos externos e os menores que existem. Temamos a n&oacute;s mesmos. Os preconceitos &eacute; que s&atilde;o os ladr&otilde;es; os v&iacute;cios &eacute; que s&atilde;o os assassinos&rdquo; (p.179).&nbsp;<br />\r\nConstru&iacute;mos tecnologias que romperam fronteiras geogr&aacute;ficas e imaginarias. O mundo virtual aproximou comunidades com culturas distintas, mas o pre <br />\r\n Discutir os escritos que comp&otilde;em a presente colet&acirc;nea &eacute; tamb&eacute;m perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade inclusiva. Para Vieille-Grosjean (2017, p.01):\r\nDiscutir os escritos que comp&otilde;em a presente colet&acirc;nea &eacute; tamb&eacute;m perceber a possibilidade que podemos ter de construir uma sociedade in <div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita &quot;inclusiva&quot; &eacute; uma sociedade viva e aberta que se adapta &agrave;s diferen&ccedil;as presentes no seu solo, ou &agrave;s diferentes presen&ccedil;as que ocupam um territ&oacute;rio a partilhar, e permite a cada pessoa viver segundo as suas refer&ecirc;ncias, seus marcos e suas necessidades. &Eacute; tamb&eacute;m uma sociedade que vai ao encontro das expectativas as mais fundamentais das pessoas que a escolheram e que a comp&otilde;em, para lhes dar todas as possibilidades de sucesso na vida. &nbsp;&nbsp;</div>\r\n<div style="margin-left:160px">Uma sociedade dita &quot;inclusiva&quot; &eacute; uma sociedade viva e aberta que se adapta &agrave;s diferen&ccedil;as presentes <br />\r\n &Eacute; neste sentido de propiciar reflex&otilde;es sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclus&atilde;o escolar e social que a presente obra aborda resultados frut&iacute;feros e desafiadores no processo de inclus&atilde;o dos sujeitos com defici&ecirc;ncia, Transtorno do Espectro Autista &ndash; TEA ou altas habilidades, assim como, na educa&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica e no ensino de ci&ecirc;ncias, na literatura, nas Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; TICs, na educa&ccedil;&atilde;o formal e informal, na educa&ccedil;&atilde;o do campo e nas quest&otilde;es &eacute;tnicos-raciais e de g&ecirc;nero. Essas quest&otilde;es s&atilde;o discutidas perpassando pelos dois n&iacute;veis do sistema de ensino, do b&aacute;sica ao n&iacute;vel superior.<br />\r\n&Eacute; neste sentido de propiciar reflex&otilde;es sobre as possibilidades de construir lugares sociais que possam favorecer a inclus&atilde;o escolar e socia <br />\r\n Enfim, este livro &eacute; parte do percurso hist&oacute;rico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; I CINTEDI, realizado nas instala&ccedil;&otilde;es do Centro Integrado Acad&ecirc;mico, da Universidade Estadual da Para&iacute;ba, campus I, Campina Grande, Para&iacute;ba, Brasil.<br />\r\nEnfim, este livro &eacute; parte do percurso hist&oacute;rico de uma ideia que surgiu em 2014 dando origem ao I Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &n <br />\r\n Boa Leitura !<br />\r\n <br />\r\n Refer&ecirc;ncias<br />\r\n HUGO, Victor. Os Miser&aacute;veis. Texto adaptado. Traduzido por Francisco F. S. Vieira. S&atilde;o Paulo: Principis, 2020.&nbsp;<br />\r\n VIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d&rsquo;air et enfermements ?. In: revista educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, Campina Grande, PB, v.01, n.01, julho/dezembro-2017, pp.1-9.<br />\r\nVIEILLE-GROSJEAN, Henri. Inclusion sociale, entre courants d&rsquo;air et enfermements ?. In: revista educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, Campina Grande, PB, v.01 WATIER, Patrick. Une introduction &agrave; la sociologie compr&eacute;hensive. Paris: Circ&eacute;, 2002.&nbsp;<br />\r\n XIBERRAS, Martine. Les th&eacute;ories de l&rsquo;exclusion : pour une construction de l&rsquo;imaginaire de la d&eacute;viance. Paris: Armand Colin, 1998. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Margareth Maria de Melo<br />\r\n Sandra Meza Fernandez """ "conselho_editorial" => """ <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias Alex - UFCG<br />\r\n Alexandre Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n Alexandre de Oliveira Ferreira - UFPB<br />\r\n Artur Torres de Ara&uacute;jo - UFTM<br />\r\n Bruna Monielly Carvalho de Araujo - UFPB<br />\r\n Bruna Tayane da Silva Lima - UEPB<br />\r\n Carlos Ryan Silva de Araujo - UCAM<br />\r\n Christiano Cordeiro Soares - UEPB / UFPB<br />\r\n Cristiane Sousa de Assis - UFPB<br />\r\n Diana Sampaio Braga - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Eliana Ver&oacute;nica Romo L&oacute;pez - Universidad Central De Chile<br />\r\n Elisabete Carlos do Vale - UEPB<br />\r\n F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Gilberto Rodrigues Carneiro - UEPB<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Gl&oacute;ria Maria Leit&atilde;o de Souza Melo - UEPB<br />\r\n Janiele Fran&ccedil;a Nery - INSA<br />\r\n J&eacute;ssica Natacha Silva Barros - UEPB<br />\r\n Johniere Alves Ribeiro - UEPB<br />\r\n Jos&eacute; Jorge Casimiro Dos Santos - UEPB<br />\r\n Jos&eacute; Jorge de Sousa - UEPB&nbsp;<br />\r\n Jucilene Braz da Costa - Seec/PE<br />\r\n J&uacute;lio Pereira da Silva - Seec/RN<br />\r\n Juscelino Francisco do Nascimento - UFPI/UEPB/UFPR<br />\r\n Karla Karina Abrantes R&ecirc;go - UEPB<br />\r\n Katia Fabiana Pereira de Ata&iacute;de - UEPB&nbsp;<br />\r\n Katia Farias Antero - Uninassau<br />\r\n Klaus Schl&uuml;nzen Junior - Unesp<br />\r\n Larissa Cavalcanti de Albuquerque - UFPB<br />\r\n Lenilda Cordeiro de Mac&ecirc;do - UEPB<br />\r\n Leonardo Lira de Brito - UFCG<br />\r\n Ligiane Gomes Marinho Salvino - IFPB<br />\r\n Lijecson Souza dos Santos - UEPB<br />\r\n Liliana Fuentes Monsalves - Universidad De Chile<br />\r\n Livania Beltr&atilde;o Tavares - UEPB<br />\r\n Luciana Maria de Souza Mac&ecirc;do - URCA<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Maria Aparecida Marcelino Patr&iacute;cio - UEPB<br />\r\n Maria Cezilene Araujo de Morais - Ufsc<br />\r\n Maria Das Gra&ccedil;as de Lima - UFPB<br />\r\n Maria Das Neves de Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB&nbsp;<br />\r\n Maria Do Ros&aacute;rio Gomes Germano - Uefpb<br />\r\n Maria Do Socorro Moura Montengro - UEPB&nbsp;<br />\r\n Maria Dolores Fortes Alves - UFAL<br />\r\n Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n Maria Lucia Serafim - UEPB<br />\r\n Mariv&acirc;nia Cavalcanti Ferreira - EE Rio Branco<br />\r\n Marlene Barbosa de Freitas Reis - UEG<br />\r\n Marta L&uacute;cia de Souza Celino - UEPB<br />\r\n Mary Delane Gomes de Santana - UFPB<br />\r\n M&ocirc;nica de F&aacute;tima Silva Cavalcante Pereira - UFPB<br />\r\n N&iacute;via Maria Rodrigues dos Santos - UEPB&nbsp;<br />\r\n Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Rejane Maria da Silva Farias - UEPB<br />\r\n Rodolfo B&auml;chler Silva - Universidad Mayor<br />\r\n R&ocirc;mulo Tonyathy da Silva Mangueira &ndash; CEFET/RJ<br />\r\n Rosely de Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB&nbsp;<br />\r\n Rosemary Alves de Melo - UEPB<br />\r\n Ruth Barbosa de Ara&uacute;jo Ribeiro - UEPB<br />\r\n Sawana Ara&uacute;jo Lopes de Souza - UFPB&nbsp;<br />\r\n Senyra Martins Cavalcanti - UEPB<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Simone Nobrega Catao - UEPB<br />\r\n Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UEPB<br />\r\n Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Vagda Gutemberg Gon&ccedil;alves Rocha - UEPB<br />\r\n Valdecy Margarida da Silva - UEPB<br />\r\n Virg&iacute;nia Eug&ecirc;nia da Silva - UEPB<br />\r\n Wanderl&eacute;ia Farias Santos - UFPB """ "ficha_catalografica" => "601bfd92be5af_04022021105842.pdf" "arquivo" => "040220211132_E-BOOK--CONSTRUINDO-DIALOGOS-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA--ACESSIBILIDADE--DIVERSIDADE-E-DIREITOS-HUMANOS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-12-17 10:07:14" "updated_at" => "2022-02-23 10:57:23" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de dezembro de 2020

Resumo

ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS IMPLICAÇÕES DOS DISCURSOS RELACIONADOS AO/À INTÉRPRETE DE LIBRAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS ENVOLVENDO O/A ESTUDANTE SURDO/A BILÍNGUE. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DAS PESQUISAS DO TIPO QUALITATIVA, SENDO PRIORIZADO COMO MÉTODO A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE JACOBINA/BA, TENDO COMO PARTICIPANTES DOIS ESTUDANTES SURDOS (UMA MATRICULADA E UM EGRESSO), TRÊS DOCENTES, TRÊS INTÉRPRETES DE LIBRAS E UM REPRESENTANTE DA EQUIPE GESTORA. PARA ESTE ARTIGO UTILIZAMOS DADOS PRODUZIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS APLICADAS. OS DADOS CONSTRUÍDOS FORAM ANALISADOS TENDO COMO INSPIRAÇÃO AS TEORIAS DOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DA EDUCAÇÃO DE SURDOS/AS E DA ANÁLISE DO DISCURSO. ESSA PESQUISA REVELOU QUE OS/AS INTÉRPRETES DE LIBRAS FREQUENTEMENTE SÃO CONSTITUÍDOS DISCURSIVAMENTE COMO OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELA INCLUSÃO DAS PESSOAS SURDAS BILÍNGUES, COM UMA CONSEQUENTE DESRESPONSABILIZAÇÃO DOS/AS DOCENTES QUANTO À AÇÃO PEDAGÓGICA ENVOLVENDO OS ESTUDANTES SURDOS. TAMBÉM FICOU EVIDENTE NO ESTUDO A FORMAÇÃO INADEQUADA DESTES/AS PROFISSIONAIS PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, SENDO ESTA CONSTITUÍDA PRINCIPALMENTE A PARTIR DA BUSCA PELA AUTOFORMAÇÃO, PELA REALIZAÇÃO DE CURSOS LIVRES NA ÁREA DE LIBRAS E PELO CONTATO COM PESSOAS SURDAS BILÍNGUES NO AMBIENTE DOMÉSTICO E NO CAMPO RELIGIOSO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA ENCAMINHARAM PARA A ORGANIZAÇÃO COLABORATIVA DE UM GRUPO DE ESTUDOS QUE SE CONFIGUROU COMO AÇÃO INTERVENTIVA DESTA INVESTIGAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.