METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73167 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 600 "inscrito_id" => 1431 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO. ENTRETANTO, O SEU ENSINO É AMPLAMENTE ABSTRATO, PROPORCIONANDO DESAFIOS AO DOCENTE PARA ELENCAR MEIOS QUE FACILITEM A ASSIMILAÇÃO PELA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. ASSIM, O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS TEM SE MOSTRADO EFICAZ, POIS PERMITE AOS ALUNOS EXPERIMENTAREM DINAMICAMENTE OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA COMO PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE ENZINO-APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA VERSA SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS/PARES/PROBLEMAS. OS DOCENTES SUGERIRAM QUE OS ALUNOS IDENTIFICASSEM UM PROBLEMA NA ESCOLA OU COMUNIDADE, EM SEGUIDA, USANDO CONTEÚDO DA DISCIPLINA JÁ MINISTRADO, PROPOR UMA SOLUÇÃO. PARA ISSO, DEVERIAM CONCEBER E EXECUTAR UM PROJETO DE PESQUISA EM UM CONTEXTO PROBLEMATIZADO, PARA ATINGIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. AOS DOCENTES COUBE A ORIENTAÇÃO PARA AJUDAR OS ALUNOS A QUESTIONAREM E INTERPRETAREM OS DADOS COLETADOS POR MEIO DO PENSAMENTO CRÍTICO E LINGUAGEM CIENTÍFICA, CONDUZINDO A ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E OS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA. OS ALUNOS INCOMODADOS COM PROBLEMAS ALIMENTARES, USANDO O CONTEÚDO DE NUTRIENTES E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, LEVANTARAM HIPÓTESES, DESENVOLVERAM PROCEDIMENTOS, REGISTRARAM OS RESULTADOS, ASSOCIANDO-OS AOS PROCEDIMENTOS E FENÔMENOS COM OS OBJETIVOS DOS RESPECTIVOS PROJETOS, O QUE ESTIMULOU O INTERESSE DISCENTE PELA CIÊNCIA. AO FINAL, SUGERIRAM, BASEADO EM SEUS RESULTADOS, O EMPREGO DE UMA PIPOCA COMO ELEMENTO SAUDÁVEL E DE BAIXO CUSTO NA MERENDA ESCOLAR, CONSTRUÍRAM MATERIAL PARA INTERPRETAÇÃO DE RÓTULOS E DIETA EQUILIBRADA. QUANTO AOS DOCENTES, FOI NOTADO O AMADURECIMENTO NOS SEUS NÍVEIS DE REFLEXÃO SOBRE OS CONTEÚDOS MINISTRADOS E NO ASPECTO COGNITIVO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)" "area_tematica" => "AT 05: Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ENSINO DE CIÊNCIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA22_ID1431_23112020221520.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEYANE MORAIS" "autor_nome_curto" => "VERAS" "autor_email" => "kleyaneveras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73167 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 600 "inscrito_id" => 1431 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO. ENTRETANTO, O SEU ENSINO É AMPLAMENTE ABSTRATO, PROPORCIONANDO DESAFIOS AO DOCENTE PARA ELENCAR MEIOS QUE FACILITEM A ASSIMILAÇÃO PELA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. ASSIM, O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS TEM SE MOSTRADO EFICAZ, POIS PERMITE AOS ALUNOS EXPERIMENTAREM DINAMICAMENTE OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA COMO PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE ENZINO-APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA VERSA SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS/PARES/PROBLEMAS. OS DOCENTES SUGERIRAM QUE OS ALUNOS IDENTIFICASSEM UM PROBLEMA NA ESCOLA OU COMUNIDADE, EM SEGUIDA, USANDO CONTEÚDO DA DISCIPLINA JÁ MINISTRADO, PROPOR UMA SOLUÇÃO. PARA ISSO, DEVERIAM CONCEBER E EXECUTAR UM PROJETO DE PESQUISA EM UM CONTEXTO PROBLEMATIZADO, PARA ATINGIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. AOS DOCENTES COUBE A ORIENTAÇÃO PARA AJUDAR OS ALUNOS A QUESTIONAREM E INTERPRETAREM OS DADOS COLETADOS POR MEIO DO PENSAMENTO CRÍTICO E LINGUAGEM CIENTÍFICA, CONDUZINDO A ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E OS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA. OS ALUNOS INCOMODADOS COM PROBLEMAS ALIMENTARES, USANDO O CONTEÚDO DE NUTRIENTES E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, LEVANTARAM HIPÓTESES, DESENVOLVERAM PROCEDIMENTOS, REGISTRARAM OS RESULTADOS, ASSOCIANDO-OS AOS PROCEDIMENTOS E FENÔMENOS COM OS OBJETIVOS DOS RESPECTIVOS PROJETOS, O QUE ESTIMULOU O INTERESSE DISCENTE PELA CIÊNCIA. AO FINAL, SUGERIRAM, BASEADO EM SEUS RESULTADOS, O EMPREGO DE UMA PIPOCA COMO ELEMENTO SAUDÁVEL E DE BAIXO CUSTO NA MERENDA ESCOLAR, CONSTRUÍRAM MATERIAL PARA INTERPRETAÇÃO DE RÓTULOS E DIETA EQUILIBRADA. QUANTO AOS DOCENTES, FOI NOTADO O AMADURECIMENTO NOS SEUS NÍVEIS DE REFLEXÃO SOBRE OS CONTEÚDOS MINISTRADOS E NO ASPECTO COGNITIVO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)" "area_tematica" => "AT 05: Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ENSINO DE CIÊNCIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA22_ID1431_23112020221520.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEYANE MORAIS" "autor_nome_curto" => "VERAS" "autor_email" => "kleyaneveras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }