AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTE NA SOCIEDADE E O SISTEMA EDUCACIONAL NÃO PODE CAMINHAR ALHEIO ÀS EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS. OS ATUAIS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JÁ SÃO NATIVOS DIGITAIS, INTERAGINDO DESDE CEDO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. A ESCOLA DEVE ATENTAR-SE PARA QUAIS APARATOS TECNOLÓGICOS OS ESTUDANTES ESTÃO MAIS FAMILIARIZADOS E UTILIZÁ-LOS PARA FINS EDUCACIONAIS. SENDO ASSIM, OS PODCASTS, PROGRAMAS DE ÁUDIO TRANSMITIDOS PELA INTERNET, PODE SER UMA FERRAMENTA QUE VENHA A CORROBORAR COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. POSTO ISSO, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO ELENCAR AS POTENCIALIDADES DO USO DOS PODCASTS EM ÂMBITO EDUCACIONAL. PERCEBEU-SE QUE OS PODCASTS TÊM ESTIMULADO O PROCESSO DE CRIATIVIDADE DOS DISCENTES, PODENDO SER TRABALHADO DE FORMA TRANSDISCIPLINAR, ALÉM DE ESTIMULAR A LEITURA E O RACIOCÍNIO LÓGICO. O USO DESTE RECURSO DIGITAL TAMBÉM SE MOSTROU IMPORTANTE PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO, SENDO UTILIZADO POR MUITOS EDUCADORES COM ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL, OBTENDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS. DESTA FORMA, OS PODCASTS PODEM SER UMA FERRAMENTA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, CONTUDO, SEU USO NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO AINDA É INCIPIENTE.