ENSINAR QUÍMICA É UMA TAREFA CONSIDERADA MUITO DIFÍCIL, POIS A MAIORIA DOS ALUNOS CONSIDERAM-LA UMA DISCIPLINA COMPLICADA. O ENEM É O GRANDE AVALIADOR DO ENSINO MÉDIO E ATRAVÉS DELE MILHARES DE ALUNOS EM TODO O BRASIL TEM A POSSIBILIDADE DE INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR GRATUITAMENTE. A PROVA É DIVIDIDA EM DOIS DIAS. LIGAÇÕES QUÍMICAS É UM DOS ASSUNTOS COBRADO NESSE VESTIBULAR E QUE NORMALMENTE É COBRADO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NELE ABORDAM-SE CONTEÚDOS DE POLÍMEROS, REGRA DO OCTETO E SUAS EXCEÇÕES, DIFERENÇAS ENTRE LIGAÇÃO IÔNICA, COVALENTE E METÁLICA E FORÇA INTERMOLECULARES. FOI USADO A METODOLOGIA DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DAS ÚLTIMAS SEIS PROVAS, ESSA QUANTIDADE FOI ESCOLHIDA POR SER OS MAIS RECENTES. ESSA PESQUISA TEM CARACTERÍSTICA QUALITATIVA. ESSE TRABALHO TEM OBJETIVO PRINCIPAL É DISCUTIR E IDENTIFICAR A FREQUÊNCIA E A FORMA QUE O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS, VEM SENDO ABORDADO NOS ÚLTIMOS ANOS DO ENEM CHEGANDO DESSA FORMA A UMA CONCLUSÃO ACERCA DE SUA REAL RELEVÂNCIA PARA O ENSINO MÉDIO E UMA MELHOR MANEIRA DE ABORDÁ-LO EM SALA DE AULA.