INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS FRENTE À METODOLOGIA TRADICIONAL
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72997 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 1142 "titulo" => "INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS FRENTE À METODOLOGIA TRADICIONAL" "resumo" => "A ABORDAGEM DO CONTEÚDO TEOREMA DE PITÁGORAS, PARTE INTEGRANTE DA GEOMETRIA, É RICA EM DETALHES E EM FORMAS DE APRESENTAÇÃO. NESTE ARTIGO BUSCOU-SE COMPARAR O ENSINO DESTE TEOREMA UTILIZANDO-SE DE DUAS METODOLOGIAS, UMA ATIVA E OUTRA TRADICIONAL. ESTE EXPERIMENTO FOI APLICADO EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DA CIDADE DE CARUARU COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SENDO OBSERVADA, AO FINAL, A DIFERENÇA PERCENTUAL DOS ACERTOS EM UM QUESTIONÁRIO NO INTUITO DE COMPARAR O RESULTADO DA APRENDIZAGEM NESTES DOIS MÉTODOS. A METODOLOGIA ATIVA UTILIZADA NESTE CASO FOI A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA, NUMA PERSPECTIVA APRESENTADA POR PONTE, BROCARDO E OLIVEIRA. ESTA TENDÊNCIA FOI ESCOLHIDA PELA NECESSIDADE DE SE MINISTRAR O CONTEÚDO DE FORMA MAIS DINÂMICA E PARTICIPATIVA CONFRONTANDO-A COM A METODOLOGIA MAIS TRADICIONAL, ONDE O PROFESSOR ABORDA O TEMA ATRAVÉS DE EXPLICAÇÃO TEÓRICA E REPETIDAS RESOLUÇÕES DE QUESTÕES, SEM CONSIDERAR NESTE CASO A HISTORICIDADE E A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER O DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO. COMO METODOLOGIA FOI APLICADA, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS INICIAL E FINAL, UMA INTERVENÇÃO COM INTUITO DE QUANTIFICAR A APRENDIZAGEM NESSES DOIS GRUPOS OBSERVADOS E TENDO POR OBJETIVO MENSURAR O PERCENTUAL DE QUESTÕES CORRETAS RESPONDIDAS ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO. COMO RESULTADO TIVEMOS O DESTOANTE PERCENTUAL DE APRENDIZADO ENTRE OS GRANDES GRUPOS ANALISADOS, CONCLUIU-SE QUE OS ESTUDANTES QUE UTILIZARAM DE METODOLOGIA ATIVA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA OBTIVERAM DESEMPENHO MUITO SUPERIOR AOS ESTUDANTES QUE FORAM EXPOSTOS À METODOLOGIA TRADICIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, METODOLOGIA ATIVA, TEOREMA DE PITÁGORAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1142_11112020105123.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL ARTHUR BARBOSA CORREIA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR CORREIA" "autor_email" => "arthurbc89@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72997 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 1142 "titulo" => "INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS FRENTE À METODOLOGIA TRADICIONAL" "resumo" => "A ABORDAGEM DO CONTEÚDO TEOREMA DE PITÁGORAS, PARTE INTEGRANTE DA GEOMETRIA, É RICA EM DETALHES E EM FORMAS DE APRESENTAÇÃO. NESTE ARTIGO BUSCOU-SE COMPARAR O ENSINO DESTE TEOREMA UTILIZANDO-SE DE DUAS METODOLOGIAS, UMA ATIVA E OUTRA TRADICIONAL. ESTE EXPERIMENTO FOI APLICADO EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DA CIDADE DE CARUARU COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SENDO OBSERVADA, AO FINAL, A DIFERENÇA PERCENTUAL DOS ACERTOS EM UM QUESTIONÁRIO NO INTUITO DE COMPARAR O RESULTADO DA APRENDIZAGEM NESTES DOIS MÉTODOS. A METODOLOGIA ATIVA UTILIZADA NESTE CASO FOI A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA, NUMA PERSPECTIVA APRESENTADA POR PONTE, BROCARDO E OLIVEIRA. ESTA TENDÊNCIA FOI ESCOLHIDA PELA NECESSIDADE DE SE MINISTRAR O CONTEÚDO DE FORMA MAIS DINÂMICA E PARTICIPATIVA CONFRONTANDO-A COM A METODOLOGIA MAIS TRADICIONAL, ONDE O PROFESSOR ABORDA O TEMA ATRAVÉS DE EXPLICAÇÃO TEÓRICA E REPETIDAS RESOLUÇÕES DE QUESTÕES, SEM CONSIDERAR NESTE CASO A HISTORICIDADE E A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER O DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO. COMO METODOLOGIA FOI APLICADA, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS INICIAL E FINAL, UMA INTERVENÇÃO COM INTUITO DE QUANTIFICAR A APRENDIZAGEM NESSES DOIS GRUPOS OBSERVADOS E TENDO POR OBJETIVO MENSURAR O PERCENTUAL DE QUESTÕES CORRETAS RESPONDIDAS ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO. COMO RESULTADO TIVEMOS O DESTOANTE PERCENTUAL DE APRENDIZADO ENTRE OS GRANDES GRUPOS ANALISADOS, CONCLUIU-SE QUE OS ESTUDANTES QUE UTILIZARAM DE METODOLOGIA ATIVA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA OBTIVERAM DESEMPENHO MUITO SUPERIOR AOS ESTUDANTES QUE FORAM EXPOSTOS À METODOLOGIA TRADICIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, METODOLOGIA ATIVA, TEOREMA DE PITÁGORAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1142_11112020105123.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL ARTHUR BARBOSA CORREIA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR CORREIA" "autor_email" => "arthurbc89@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }