A ABORDAGEM DO CONTEÚDO TEOREMA DE PITÁGORAS, PARTE INTEGRANTE DA GEOMETRIA, É RICA EM DETALHES E EM FORMAS DE APRESENTAÇÃO. NESTE ARTIGO BUSCOU-SE COMPARAR O ENSINO DESTE TEOREMA UTILIZANDO-SE DE DUAS METODOLOGIAS, UMA ATIVA E OUTRA TRADICIONAL. ESTE EXPERIMENTO FOI APLICADO EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DA CIDADE DE CARUARU COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SENDO OBSERVADA, AO FINAL, A DIFERENÇA PERCENTUAL DOS ACERTOS EM UM QUESTIONÁRIO NO INTUITO DE COMPARAR O RESULTADO DA APRENDIZAGEM NESTES DOIS MÉTODOS. A METODOLOGIA ATIVA UTILIZADA NESTE CASO FOI A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA, NUMA PERSPECTIVA APRESENTADA POR PONTE, BROCARDO E OLIVEIRA. ESTA TENDÊNCIA FOI ESCOLHIDA PELA NECESSIDADE DE SE MINISTRAR O CONTEÚDO DE FORMA MAIS DINÂMICA E PARTICIPATIVA CONFRONTANDO-A COM A METODOLOGIA MAIS TRADICIONAL, ONDE O PROFESSOR ABORDA O TEMA ATRAVÉS DE EXPLICAÇÃO TEÓRICA E REPETIDAS RESOLUÇÕES DE QUESTÕES, SEM CONSIDERAR NESTE CASO A HISTORICIDADE E A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER O DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO. COMO METODOLOGIA FOI APLICADA, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS INICIAL E FINAL, UMA INTERVENÇÃO COM INTUITO DE QUANTIFICAR A APRENDIZAGEM NESSES DOIS GRUPOS OBSERVADOS E TENDO POR OBJETIVO MENSURAR O PERCENTUAL DE QUESTÕES CORRETAS RESPONDIDAS ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO. COMO RESULTADO TIVEMOS O DESTOANTE PERCENTUAL DE APRENDIZADO ENTRE OS GRANDES GRUPOS ANALISADOS, CONCLUIU-SE QUE OS ESTUDANTES QUE UTILIZARAM DE METODOLOGIA ATIVA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA OBTIVERAM DESEMPENHO MUITO SUPERIOR AOS ESTUDANTES QUE FORAM EXPOSTOS À METODOLOGIA TRADICIONAL.