O PROPÓSITO DO ARTIGO É EXPLICAR A JUSTIÇA RESTAURATIVA EM SENTIDO DE FORTALECIMENTO DA REINTEGRAÇÃO DOS ADOLESCENTES EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO. BUSCANDO TAMBÉM, APORTES TEÓRICOS QUE ENDOSSEM UM DIREITO MAIS PROGRESSISTA EM DEFESA DOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS E NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA PACIFICAÇÃO SOCIAL. EM ÂMBITO SOCIAL E JURÍDICO O ESTUDO EM JUSTIÇA RESTAURATIVA NA PERSPECTIVA DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO FECHADO, PODEMOS DIZER QUE É ESTRATÉGICO, POIS A GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS CADA VEZ MAIS MOBILIZA ÓRGÃOS DO DIREITO, ALÉM DISSO COMBINA BASTANTE COM OS PRINCÍPIOS APRESENTADOS NAS NORMATIVAS DA PROTEÇÃO E REINTEGRAÇÃO DO ADOLESCENTE EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA. COMO METODOLOGIA ELENCAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL NO SENTIDO DE PROCURAR OS PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA ENDOSSAR O OBJETIVO DO TRABALHO, ALÉM DISSO FOI UTILIZADO O MÉTODO-HIPOTÉTICO DEDUTIVO, QUE PERSISTE NO RECONHECIMENTO DOS FATOS E NA INVESTIGAÇÃO DOS FENÔMENOS. O ARTIGO TENTOU BUSCAR AS REFLEXÕES POSITIVAS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA EM DETRIMENTO DOS JÁ ULTRAPASSADOS MEIOS DE RESOLUÇÃO DA JUSTIÇA TRADICIONAL. AINDA ASSIM, MOSTRAMOS ALGUMAS TEORIZAÇÕES QUE PODERÃO SER AMPLIADAS EM OUTRAS RESPOSTAS PARA A MESMA TEMÁTICA, O QUE SÓ REFORÇA QUE A JUSTIÇA RESTAURATIVA É A ESFERA QUE COMPORTA A INTERDISCIPLINARIDADE, SOBRE A QUAL OS ENTES ENVOLVIDOS PRECISAM SE REPORTAR.